Gustavo Fernandes solicita criação do “Caminho dos Mártires do Brasil” no Rio Grande do Norte


O deputado estadual, Gustavo Fernandes (PMDB), entrou com um requerimento, nesta quarta-feira (28), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, solicitando a criação do “Caminho dos Mártires do Brasil” à governadora Rosalba Ciarlini e ao secretário de Estado de Turismo e Presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Ramzi Elali.

A idéia, elaborada em parceria com a Arquidiocese de Natal, é instituir, no Estado, um caminho de peregrinação a exemplo do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, com o objetivo de, não somente de favorecer a atividade turística, mas de resgatar a história religiosa do povo do RN, instituindo uma peregrinação religiosa cultural, que percorrerá o mesmo caminho que fizeram os mártires de Cunhaú e Uruaçu.

Para isso, são sugeridos dois trajetos: o primeiro sai do Forte dos Reis Magos, em Natal, até o Eremetério do Santo Lenho, em Macaíba; e o segundo vai do Eremetério até a capela Nossa Senhora das Candeias, onde foi martirizado o Pe. André de Soveal e demais mártires, em Canguaretama.

“O turismo religioso é uma área muito interessante para nosso Estado, que pode trazer muitas oportunidades para os potiguares. Esta idéia certamente vai fomentar a atividade turística no RN, envolvendo vários municípios”, avalia o deputado Gustavo Fernandes.

O requerimento do parlamentar tem como objetivo atender aos pedidos das entidades relacionadas ao turismo potiguar, que, no último dia 17 de maio, estiveram presentes na Assembleia Legislativa do RN, em uma audiência pública, proposta por Gustavo, para debater a atual situação da divulgação, promoção e marketing do turismo potiguar.

Além da governadora e do secretário estadual de Turismo, as prefeituras das cidades incluídas no caminho - Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Goianinha, Canguaretama, São José do Mipibu - também receberão cópia do requerimento para colaborarem, viabilizando o que for necessário ao projeto em seus municípios.