O deputado estadual, Gustavo Fernandes (PMDB), promove na próxima quarta-feira (07), às 14h30, uma audiência pública, na Assembleia Legislativa do RN, para discutir o risco de se baixar o status da febre aftosa no Rio Grande do Norte, que pode sair de “risco médio” e retornar para o status de “risco desconhecido”.
“A pecuária de leite e de corte tem papel fundamental na economia potiguar. Uma eventual queda deste status comprometeria muito a atividade, desencadeando prejuízos enormes para o setor. Por isso, é importante convocar todos os envolvidos no processo da defesa sanitária animal e a classe produtora para discutirmos medidas urgentes de como evitar esta situação”, observa o deputado Gustavo Fernandes.
Em 2008, o RN passou de “risco desconhecido” para “risco médio” no status da febre aftosa, segundo o Ministério da Agricultura. Desde então, os pecuaristas potiguares aguardam a reclassificação do Estado para a área livre de aftosa com vacinação.
Uma melhora no status favorecerá as atividades da pecuária potiguar e, caso seja, comprometido um importante nicho econômico passará a ficar em uma situação extremamente preocupante, prejudicando, de maneira incisiva, o desenvolvimento do RN.