Deputado Gustavo Fernandes e equipe da Unale começam a organizar Conferência em Natal.


O deputado estadual, Gustavo Fernandes (PMDB), se reuniu nesta segunda-feira (27), com a comitiva da União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale), para a primeira reunião da comissão organizadora da 16ª Conferência Anual da instituição. 

A programação preliminar para o evento, que deve reunir cerca de 1500 pessoas, sendo mais de 400 deputados e convidados internacionais, foi apresentada no plenarinho da Assembleia Legislativa do RN. Gustavo Fernandes preside a comissão organizadora do evento, representando o presidente da AL-RN, Ricardo Motta. 

A conferência, que acontece pela primeira vez em Natal, em maio de 2012, terá como tema central “matriz energética e as alternativas para o futuro”. “O tema é muito oportuno, porque 2012 foi estabelecido pela ONU como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos”, observa Fernandes. 

No entanto, o evento também irá discutir a Copa do Mundo de 2014. São nomes confirmados para a Conferência, os deputados Roberto Dinamite e Romário, que participarão de uma mesa redonda. O prefeito da cidade Joanesburgo, na África do Sul, é outro convidado para o evento. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também deverá comparecer ao evento, além do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e do economista Ricardo Amorim. 

Nesta segunda, Gustavo Fernandes e os membros da Unale discutirão assuntos como a programação da conferência e o cronograma de ações da organização e também visitarão o Centro de Convenções – local do evento. 

Gustavo foi indicado pelo presidente da Assembleia, Ricardo Motta (PMN), para ser o presidente da comissão organizadora, no ano passado. Motta e o presidente Unale, deputado José Luís Tchê assinaram, em novembro de 2011, um convênio para a realização da conferência no RN. 

Em julho de 2010, a cidade de Florianópolis foi sede da 15ª edição do evento, que reuniu mais de mil participantes.