São Miguel: Sandra Flor impede retorno de "Chiquinho de Manoelzinho" ao Legislativo e poderá responder por crime de prevaricação.

Presidente do Legislativo Micaelense, Sandra Flor (PSC).

Conforme presumimos, a sessão ordinária, desta sexta-feira (24), ocorrida na Câmara Municipal de São Miguel foi realmente bastante tumultuada, só não imaginávamos que seria em demasia.

Na referida, o Vereador, Francisco Manoel de Queiroz (Chiquinho de Manoelzinho), deveria retornar aos trabalhos da Casa, porém, pasmem, acabou sendo obstado arbitrariamente pela Presidente do Legislativo, Sandra Flor (PSC), sob o argumento de que ele não foi desligado (mediante portaria) do cargo de Secretário de Assistência Social do Município.

Diante disso, uma verdadeira discussão foi travada entre o Vereador, "Chiquinho de Manoelzinho" (DEM), e a Presidente, Sandra Flor (PSC). 

O parlamentar democrata se irritou com a estranha decisão da colega e salientou a ilegalidade e imoralidade da mesma, já que dispunha do pedido de renúncia em mãos. Já Sandra Flor permaneceu firme na decisão, ocasião em que o Vereador, José Passos Coelho (Passarinho), pediu a palavra e deflagrou um novo embate no plenário.

"Passarinho" argumentou que deveria ocorrer deliberações do plenário, uma vez que a Casa contava com a presença dos Vereadores "Chiquinho" e "Zé de Nozin", respectivamente titular e suplente, totalizando 10 vereadores, o que é legalmente inadmissível.

Contudo, a presidente não cedeu aos apelos dos pares, tampouco às vaias dos populares que lotaram a Sessão e se indignaram com a postura da Presidente.

O clima seguiu eufórico e outro assunto foi levantado na reunião: a reeleição da Presidente Sandra Flor, duramente criticada pelos vereadores "Célio de Elizeu" e o Tenente Rogério, ambos do PSB.

Tenente Rogério disse: "A senhora (Sandra Flor) manda na sua Casa e faz lá o que bem quiser, mas na Casa do povo é diferente, pois quem manda é o povo, a lei e o plenário". E desta forma, seguiu a sessão mais tumultuada dos últimos anos na história da Câmara Municipal de São Miguel que terminou suspensa.

O plenário estava lotado, inclusive com a participação do Prefeito, Dario Vieira (PP), que, conforme informamos em postagem anterior, retornou às pressas de Natal/RN.

Segundo informantes do blog que estavam no local, o Prefeito Dario apresentava sinais de preocupação e, cabisbaixo, não proferiu uma palavra ou conselho, afinal de contas, estava assistindo um duelo entre os integrantes da sua própria base política, a qual vem diminuindo constantemente e até agora não conseguiu se entender.

Salientamos também que no decurso da fala de Sandra Flor ocorreram muitas vaias oriundas dos populares presentes, um clima tenso. Aliás, a Terra de São Miguel não está acostumada com esse tipo de situação.

Sem dar posse a "Chiquinho de Manoelzinho" e sem comentar sobre sua reeleição, Sandra suspendeu os trabalhos da Casa e reaprazou o próximo capitulo da novela para a próxima terça-feira (28).

Para alguns analistas da política micaelense, a atitude de Sandra Flor foi uma ação deliberada para tirar do foco sua reeleição, supostamente, ilegal e que se encontra sub judice. Para outros, foi uma espécie de vingança e retaliação do grupo situacionista (ala ligada ao Prefeito Dario) à atitude de "Chiquinho".

Vereador, Francisco Manoel de Queiroz (Chiquinho de Manoelzinho).

DESDOBRAMENTOS FUTUROS

Inconformados com o ocorrido, alguns vereadores estudam a possibilidade de representar contra Sandra Flor no plenário e destituí-la da presidência, pois, supostamente, se prevaleceu do cargo para fins ilícitos e faltou com o decoro parlamentar, conforme orienta o art. 24 do regimento interno da referida Casa Legislativa.

Ademais, pretendem denunciar a Presidente pela prática do crime de prevaricação disposto no código penal, a seguir:

Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

Noutro passo, a oposição tenta se articular com o agora independente "Chiquinho de Manoelzinho" no intuito de convocar os Secretários Municipais para prestarem esclarecimentos sobre a paralisia dos serviços municipais.

Vale salientar que nunca na história de São Miguel a política esteve tão emocionante, para não dizer deplorável.

A presidente da Câmara e o Prefeito que se cuidem, pois ambos têm muito poder, mas não têm todo o poder. O poder pequeno é passageiro. Já o poder grande e verdadeiro é eterno!

Esse blog continuará acompanhando os acontecimentos políticos em São Miguel e detalhando toda a crise vivenciada entre o Legislativo e Executivo, doa em quem doer, até o fim.

Fiquem atentos! Nós estamos...