Ação pela vida, promovida por ONG de Rafael Fernandes, realizou a coleta de 50 bolsas de sangue.


O município de Rafael Fernandes recebeu no último sábado (28) uma campanha pela vida. Promovido pela ONG Mãos Amigas de Organizações Sociais (MÃOS), em parceria com a Associação Beneficente Mãe Gusta, o Dia D pela doação de sangue conseguiu a coleta de 50 bolsas de sangue em apenas três horas de evento. O ônibus do Hemonorte de Mossoró e a equipe do Hemocentro de Pau dos Ferros estiveram presentes por trás do Centro Cultural da cidade durante toda a manhã para a realização do trabalho.

"Foi gratificante ver a população rafaelense e até pessoas de cidades vizinhas abraçando a causa da doação de sangue. Conseguimos atingir a nossa meta de desmistificar o tabu do medo de doar sangue em algumas pessoas que até então nem cogitavam essa hipótese em suas vidas. Cada bolsa coletada pode ajudar até quatro pessoas necessitadas", disse Marcus Vinícius de Oliveira, presidente do MÃOS.

Além da estrutura do ônibus do Hemonorte, também estiveram presentes parceiros da área da saúde oferecendo outros serviços à população presente. "Contamos com o stand da Associação Beneficente Mãe Gusta, verificando a pressão arterial e glicemia capilar das pessoas, e um espaço montado pela Secretaria de Saúde do nosso município para a realização de testes de HIV. A nossa ideia era mostrar a todos que podemos ajudar o próximo, mas também nos ajudar através da prevenção", relatou a enfermeira e também integrante do MÃOS, Mayara Mirna. 


Os curiosos que passavam na BR 405, ao lado do evento, também foram impactados por uma ação de conscientização. Os integrantes da ONG fizeram a distribuição de sacos de lixo ecológicos para carro com a mensagem "Doe Sangue, Salve Vidas". "Esperamos que esta lembrança fique por muito tempo fazendo parte do cotidiano de dezenas de motoristas impactados pela nossa iniciativa. É importante criar esse hábito nas pessoas e, para isso, buscarmos todas as alternativas possíveis para mandar esse recado", comentou a voluntária Gildeciana Lima.

O Dia D da ONG Mãos Amigas de Organizações Sociais (MÃOS) contou com a parceria do Hemonorte de Mossoró, Hemocentro de Pau dos Ferros, Laura Propaganda, FADIRE, Avante Comunicação, Bolo no Pote da Aline, Franskin Leite Fotografia, Fuxico Propaganda, Clínica de Hemodiálise de Pau dos Ferros, Posto Frei Galvão, TV Metropolitano, Associação Beneficente Mãe Gusta e Secretaria de Saúde de Rafael Fernandes.