Pau dos Ferros: Início do ano letivo nas escolas municipais é adiado para o dia 9 de março.


Prevista para ocorrer neste segunda-feira (2), a volta às aulas na rede municipal de ensino foi adiada. A prefeitura, através da Secretaria de Educação (SEDUC), decidiu iniciar o ano letivo do município uma semana depois do programado, mais precisamente no dia 9 de março.

A mudança no calendário escolar aconteceu em virtude de reformas estruturais, recomposição de mobiliário e demais reparos em algumas escolas e creches, melhorias que terão implicações diretas na funcionalidade das unidades e na aprendizagem dos alunos.

Segundo a Secretária Aldaceia Oliveira, a medida foi tomada de forma responsável e planejada, estando assegurada a quantidade de dias letivos a que os estudantes têm direito. "Se o ano letivo se inicia com cinco dias de diferença em relação às escolas da rede estadual, obviamente, o ano letivo 2015 para a rede pública municipal terá um acréscimo de cinco dias de aula", explicou.

Desse modo, haverá o cumprimento de uma carga horária mínima anual de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar.

Para Aldaceia Oliveira, "todo o esforço e o compromisso estão se desenvolvendo para a garantia do direito à aprendizagem. E, de forma progressiva, alcançar maior atendimento à demanda social por educação no município, com qualidade."

Conforme a Seduc, logo no início das aulas, todos os alunos deverão receber fardamento e kit escolares, estejam matriculados na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental, incluída a Educação de Jovens e Adultos (EJA).