Pau dos Ferros: Qual terá sido a pauta do encontro de Fabrício Torquato com Nilton Figueiredo no último fim de semana?


A informação é segura e o assunto já é do conhecimento de muitos em Pau dos Ferros. No último sábado (07), pela manhã, o Prefeito Fabrício Torquato abriu as portas de sua residência para receber a visita do Ex-prefeito Nilton Figueiredo, que prontamente atendeu ao convite informal do gestor para um bate-papo demorado, porém, despretensioso. Pelo menos é o que estão propagando os acólitos de ambos.

Todavia, digo que seria uma tremenda ingenuidade por parte de alguém pensar que o encontro ocorrido entre Fabrício Torquato e Nilton Figueiredo não tenha tido como mote principal análises e conjecturas sobre possíveis entendimentos dos grupos políticos que comandam com vistas ao pleito de 2016. 

Além disso, tais entendimentos já teriam um efeito concreto agora, tendo em vista que para garantir a sua governabilidade o Prefeito Fabrício necessita de uma bancada forte no Poder Legislativo, algo perfeitamente possível com a influência de Nilton Figueiredo junto aos vereadores que recebem as suas orientações.

Mas, apesar de nossa insistência, não conseguimos obter maiores detalhes do que foi tratado especificamente no encontro. Contudo, tanto Fabrício como Nilton confidenciaram a amigos próximos que a conversa teria sido bastante positiva e promissora, principalmente, no que se refere ao engajamento de ambos  na defesa dos legítimos interesses da sociedade pau-ferrense.

Sinceramente falando, a minha experiência de convivência na seara política permite-me deduzir que, até pelas desavenças comuns com o Ex-prefeito Leonardo Rêgo, aparentemente, Fabrício Torquato e Nilton Figueiredo resolveram abrir um diálogo visando somar forças para a próxima batalha eleitoral municipal, entretanto, o desfecho só conheceremos após os dois consultarem os seus respectivos aliados, algo muito natural dentro do processo democrático.

Ademais, sendo verdadeira a tese levantada por alguns de que em Pau dos Ferros existem três grupos políticos dominantes (Niltistas, Leonardistas e Fabrícistas) e a junção de dois destes, possivelmente, garantiria o êxito eleitoral no próximo ano...

Vejo como pragmático esse iminente entendimento entre Fabrício e Nilton, pois em política se faz necessário encarar os fatos com racionalidade para conquistar ou se manter no poder, deixando de lado todo e qualquer tipo de sentimento egocêntrico ou vingativo. Geralmente, os que optam pelo radicalismo emotivo são fadados ao isolamento e, consequentemente, à ruína.

No entanto, ao invés de enxergarmos como certa essa união, pondero que é preferível aguardarmos pelo desenrolar dos acontecimentos, antes de incorrermos em dar crédito excessivo a prognósticos meramente especulativos ou apressados. 

No fim das contas, o Tempo sempre será o "Senhor da Razão". 

Esperemos por Ele...