Pau dos Ferros terá abastecimento d'água em sistema de rodízio a partir da próxima segunda-feira (23).


Com a ausência de chuvas e consequente redução da disponibilidade hídrica no Alto Oeste, o abastecimento de água da cidade de Pau dos Ferros passará a ser feita em sistema de rodízio. 

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informa que a partir da próxima segunda-feira (23), a cidade terá a água de forma setorizada. O motivo para a adoção do rodízio no abastecimento é o fim da disponibilidade de água na Barragem de Pau dos Ferros.

A adutora de engate rápido abastece Pau dos Ferros com água vinda da Barragem deSanta Cruz, em Apodi. Mas o volume é insuficiente para atender toda a cidade por tempo ininterrupto. Quando o sistema opera normalmente, com o abastecimento feito também com a produção da Barragem de Pau dos Ferros, a oferta é de aproximadamente 450 m³/h,com fornecimento contínuo. Na atual situação, só é possível ofertar 150 m³/h, o que torna necessário o racionamento.

No sistema de rodízio, a cidade está dividida em 03 (três) setores, que serão abastecidos durante 48 horas, a cada cinco dias. A divisão dos setores será a seguinte:

Setor 01: Riacho do Meio, Carvão, São Vicente, São Judas Tadeu, Frei Damião, Paraíso, ASSEMA, Alto do Açude, Alagoinha, Olívio de Souza - fornecimento de água no domingo, segunda-feira e terça-feira.

Setor 02: Princesinha do Oeste, Chico Cajá, Nações Unidas, João Catingueira, Arizona, Zeca Pedro, Manoel Deodato e Aluízio Diógenes - fornecimento de água na quarta-feira e quinta-feira.

Setor 03: Centro, Beira Rio, São Geraldo, João XXIII, Manoel Domingos, Bela Vista, São Benedito, COHAB e Nova Pau dos Ferros - fornecimento de água na sexta-feira e sábado.

Serviços essenciais, como hospitais e escolas, podem solicitar ao escritório regional em Pau dos Ferros o fornecimento de água através de carros-pipa. Como forma de minimizar qualquer desperdício oriundo de problemas operacionais, tais como, vazamentos, a Caern está colocando na cidade equipes de plantão 24h.

O uso racional da água, principalmente, neste cenário de estiagem é fundamental. Todos podem e devem contribuir para que não haja desperdícios. Atitudes simples, como não lavar calçada e carro, fechar a torneira ao lavar a louça ou ao escovar os dentes, ajudam a economizar. Além disso, a população pode informar à Caern vazamentos na rede, através dos telefones (84) 3351-9658 | (84) 3351-9069 | (84) 3351-9375.