Deputado Felipe Maia critica cortes realizado pelo Governo Federal em programas sociais.


O deputado federal Felipe Maia (RN) criticou, nesta quinta-feira (22), os cortes realizados pelo governo federal nos programas sociais. 

Segundo o parlamentar, os cortes representam um retrocesso para o país. "A tesoura do governo federal não poupou os programas sociais. Apesar de ter repetido à exaustão na campanha presidencial que não cortaria recursos desses programas, o governo do PT vem fazendo sistematicamente o contrário do que disse", apontou.

De acordo com o deputado, programas como Pronatec, Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Ciência sem Fronteiras tiveram seus recursos reduzidos em virtude do ajuste fiscal. "O Pronatec, uma das principais vitrines eleitorais de Dilma, teve mais da metade de seu orçamento encurtado. Com o Fies não foi diferente. A oferta de vagas do primeiro para o segundo semestre de 2015 caiu 75% e os juros cobrados praticamente dobraram, subindo de 3,5% para 6,5% ao ano. Além disso, o Ciência sem Fronteiras também teve cortes drásticos no número de bolsas oferecidas. Ou seja, o governo da Pátria Educadora fez da educação sua principal vítima de cortes", afirmou.

O deputado ainda destacou que o Programa Minha Casa Melhor, que financia móveis e eletrodomésticos, teve suas contratações suspensas desde fevereiro. "Até o Programa de Aquisição de Alimentos, que deveria incentivar a agricultura familiar e repassar os alimentos adquiridos para famílias carentes, foi reduzido praticamente pela metade", denunciou.