Tribunal de Contas do Estado orienta gestores para a construção de um marco referencial na área da saúde pública.


Um total de 340 representantes das secretarias estadual e municipais de saúde, além de integrantes dos conselhos da área, participaram do encontro "Governança e Gestão em Saúde", realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), nesta segunda-feira (21), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE). Na pauta, a discussão de estratégias com objetivo de melhorar a saúde pública, com ênfase na governabilidade.

Resultado de uma parceria firmada entre o TCU e os 27 tribunais de contas dos estados e municípios, o encontro visa o debate de temas relacionados ao Sistema Único de Saúde – SUS, assim como a capacitação destes gestores para o preenchimento do questionário eletrônico no site do TCU, por meio do link www.tcu.gov.br/perfilgovsaude

A partir dos dados coletados, será produzido o primeiro referencial sobre saúde em estados e municípios, informações que subsidiarão a formatação de políticas públicas mais eficientes e eficazes no setor.

Na abertura do encontro, o presidente do TCE, Carlos Thompson, enfatizou a importância do levantamento, destacando que "sem a colaboração destas categorias não atingiremos nossos objetivos", pedindo o engajamento de todos no preenchimento das questões, tornando a "radiografia da área de saúde a mais real possível". 

Logo após a cerimônia de abertura, foi ministrada a palestrada "Governança em Saúde", a cargo do professor doutor Mauricio Campelo de Macedo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, seguindo pela palestra "Governança e Gestão da Saúde no Setor Público", por Gustavo Adrioli, finalizando a manhã com uma mesa redonda entre os palestrantes e equipe do TCE. 

O período da tarde foi reservado para orientações sobre o preenchimento do questionário, a cargo da diretora de Administração Direta do TCE, Anne Emília Costa Carvalho e do coordenador de Administração Municipal do TCE, Aleson Amaral de Araújo Silva.