Prefeitura de Luís Gomes decreta situação de emergência na saúde do município em virtude do surto de doenças causado pelo Aedes Aegipty.

A Prefeitura de Luís Gomes, administrada por Mariana Fernandes (PMDB), decretou situação de emergência na saúde do município em virtude do surto de doenças causado pelo mosquito Aedes Aegipty. A determinação irá amparar a Secretaria Municipal de Saúde no tocante à utilização de recursos emergenciais e contratação de mão de obra para atender a demanda ampliada pelo surto epidêmico que assola o município.

De acordo com a assessoria de comunicação da municipalidade, o decreto foi publicado nesta terça-feira (05), no Diário Oficial do Município. Também foi instituído o Comitê Interinstitucional para combate ao inseto.

Já na manhã desta quarta-feira (06), a prefeita Mariana Fernandes esteve reunida com os integrantes do Comitê. Na ocasião, foi elaborado um cronograma de atividades serem desenvolvidas em parceria pelos profissionais da atenção básica e vigilância epidemiológica, no intuito de combater o mosquito transmissor e orientar a população sobre a prática de atos preventivos. Foi estipulado ainda um plano de metas a serem atingidas quanto à visitação, aplicação de larvicida e eliminação de focos. Além disso, três novos agentes de endemias foram contratados para ampliar o atendimento à população.


Mariana Fernandes também recebeu a coordenadora e o supervisor regional de endemias da VI URSAP, Maria de Fátima Leite e o senhor Dantas, respectivamente, que se disponibilizaram para oferecer suporte técnico para a implementação de ações contra o Aedes. Através dos representantes da Regional de Saúde, a chefe do executivo contatou o coordenador de controle vetorial do estado do RN, Walter Luis dos Santos, a fim de viabilizar "carros fumacê" para a aplicação inseticida no município.

Em resposta, o coordenador agendou para a próxima semana uma visita à cidade de Luís Gomes, quando informará sobre a disponibilidade do inseticida, já que há uma grande procura em todo o Brasil, fato que tem causado dificuldades ao Ministério da Saúde em suprir a grande demanda, comprometendo o atendimento no nosso estado.

No caso da indisponibilidade do produto, a administração luís-gomense já se dispôs para adquirir a substância que será pulverizada pelos veículos a serem cedidos pelo governo estadual.