Assembleia Legislativa e Interlegis vão capacitar servidores da 14 Câmaras Municipais do RN.

Quatorze Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte serão beneficiadas com o treinamento oferecido pelo Programa Interlegis, vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal, para modernizar seus processos internos, numa parceria com a Assembleia Legislativa, via Escola da Assembleia. 

Pelo menos 30 servidores de 14 Câmaras participam da Oficina Interlegis de SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo – e da Oficina de Portal Modelo – Sistema de Gerenciamento de Conteúdos na Internet, que serão realizadas na Escola da Assembleia, de 8 a 11 de agosto, das 9h às 18h.

Na sexta-feira (12) haverá o Encontro Regional Interlegis com abertura às 9h, com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), do senador Garibaldi Filho (PMDB) e do diretor executivo do Instituto Legislativo Brasileiro, Antônio Helder Medeiros Rebouças. Neste dia serão proferidas duas palestras: O Interlegis e a modernização legislativa e o papel do legislativo no estado democrático de direito – desafios atuais. O evento será no auditório Cortez Pereira.

Estarão tomando parte do treinamento representantes das Câmaras de Barcelona, Cerro Corá, Coronel João Pessoa, Equador, Florânia, Januário Cicco, Jucurutu, Lagoa Nova, Passa e Fica, São Bento do Trairí, São Vicente, Serra Caiada, Tenente Ananias, Venha Ver e servidores da Assembleia Legislativa. As câmaras puderam inscrever um servidor para cada uma das oficinas pelo link:www.interlegis.leg.br/eventos/inscricoes .

Um dos temas a ser explorado é o Portal Modelo sistema de gerenciamento de conteúdos na internet desenvolvido pelos técnicos do Programa Interlegis. A ideia é capacitar os servidores para operar a ferramenta. No treinamento, os servidores aprenderão a hospedagem do site no Interlegis e a adoção do domínio ".leg.br", além alterar modo de visualização de pasta, alterar menu de navegação, inserir links, criar enquetes e eventos no portal, por exemplo.

Outro tema da capacitação é SAPL, que é uma ferramenta desenvolvida pelos técnicos do Programa Interlegis que informatiza todo o processo legislativo, desde a inserção de dados de um projeto, passando pela composição da Mesa Diretora ou das comissões, até as sessões plenárias. Assim como a oficina, adotar o sistema é gratuito para as Câmaras que, com ele, ficam de acordo com as exigências das leis de Transparência e Acesso à Informação.