Parlamentares debatem na Assembleia desafios do legislativo em Encontro Regional Interlegis.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte sedia nesta sexta-feira (12), às 9h30min, o Encontro Regional Interlegis, que vai discutir em Natal temas relacionados ao papel do Legislativo. 

O presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) participa da mesa que irá coordenar os trabalhos, ao lado do senador Garibaldi Alves (PMDB) e Helder Rebouças, diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), órgão do Senado Federal ao qual está vinculado o Programa Interlegis, de modernização e integração do Legislativo. Outros parlamentares também participarão do encontro.

A programação do evento prevê duas palestras. A primeira delas será ministrada pelo coordenador de formação e atendimento à comunidade do legislativo do Interlegis, Francisco Etelvino Biondo, que vai falar sobre o Programa Interlegis e a modernização legislativa. A segunda palestra vai abordar “O papel do Legislativo no estado democrático de direito – desafios atuais”, que vai ser proferida pelo professor-doutor do departamento de história da Universidade de Brasilia, Antônio José Barbosa.

Criado há 18 anos, o Programa Interlegis dedica-se a desenvolver ações, produtos e sistemas voltados à modernização e integração do Poder Legislativo em suas três esferas. Sem custos para as casas parceiras, o Programa disponibiliza cursos a distância (Saberes), treinamentos presenciais e ferramentas tecnológicas, sempre privilegiando o uso de sistemas não proprietários, ou seja, que possam ser gratuitamente customizados e aprimorados pela Comunidade Legislativa.

Durante toda essa semana a Escola do Legislativo, em parceria com o ILB, vem desenvolvendo um treinamento junto à quatorze Câmaras Municipais do RN, buscando modernizar seus processos internos. As atividades fazem parte do Programa Interlegis e seguem até amanhã (11) com oficinas de Apoio ao Processo Legislativo e Gerenciamento de Conteúdo na Internet.

Participam do treinamento representantes das Câmaras dos municípios de Barcelona, Cerro Corá, Coronel João Pessoa, Equador, Florânia, Januário Cicco, Jucurutu, Lagoa Nova, Passa e Fica, São Bento do Trairí, São Vicente, Serra Caiada, Tenente Ananias, Venha Ver e servidores da Assembleia Legislativa.