São Francisco do Oeste: Prefeito Lusimar Porfírio diz que assumiu prefeitura com "caixa zerado" e parte dos servidores com salários atrasados.

Na manhã desta terça-feira (03), recebemos a visita do novo prefeito de São Francisco do Oeste, Lusimar Porfírio (PSD), que foi empossado no último domingo (1º), mas já assumiu o comando administrativo do município disposto a colocar a máquina pública para funcionar a "todo vapor".

Todavia, passada a euforia da posse, Lusimar Porfírio nos relatou que no seu primeiro dia de trabalho teve a frustração de encontrar a Prefeitura com o "caixa zerado" e vários débitos do município pendentes, além de ter constatado que parte dos servidores públicos não receberam os vencimentos referentes ao mês de dezembro, apesar da gestão anterior ter abocanhado os recursos referentes à repatriação.

"É natural que ao encontrarmos a prefeitura numa situação de calamidade financeira haja uma certa frustração inicial, até porque, somente agora estamos constatando que existe uma grande disparidade entre o discurso fantasioso do passado com a realidade implacável atual. Fomos procurados por inúmeros servidores que não receberam o pagamento de dezembro, além de algumas pessoas com débitos pendentes por parte da municipalidade. Mas, uma outra grande dificuldade inicial tem ocorrido pelo fato de muitos computadores da prefeitura estarem em péssimas condições de funcionamento, sem falar naqueles que foram formatados e, automaticamente, tiveram sistemas operacionais deletados juntamente com dados importantes sobre diversos programas federais. No entanto, não vamos baixar a cabeça, pelo contrário, a nossa equipe já está agindo para sanar esses problemas o mais rápido possível", comentou o gestor.

Apesar do diagnóstico inicial bastante desalentador sobre as condições em que encontrou o Executivo oestense, o prefeito Lusimar Porfírio assegurou que não pretende administrar a cidade "olhando pelo retrovisor", e que apenas fará um relatório de como encontrou a municipalidade para mostrar à população que se faz necessária uma maior transparência na administração pública e zelo no tocante à conservação do patrimônio do povo.

"Não faz o meu estilo murmurar diante das dificuldades. Eu venci na vida trabalhando com determinação e sem temer os desafios, fossem eles grandes ou pequenos. Também não quero crescer em cima da irresponsabilidade dos outros, pois, a justiça está aí para punir quem agir de má-fé. Porém, o povo precisa saber qual será a nossa condição de trabalho nesses primeiros dias, até para que possamos ter tempo para oferecer à sociedade as respostas que tanto desejam visualizar através da nossa gestão", considerou.

Por fim, Lusimar demonstrou otimismo quanto às perspectivas a médio prazo e garantiu que, no que depender de sua força de vontade e desejo de fazer as coisas do modo certo, sua gestão não tardará em tornar mais eficiente os serviços públicos no município, assim como, também, melhorar a qualidade de vida da população.

"As coisas não acontecerão como num passe de mágica, precisamos ser realistas. Mas, a população conhece a minha determinação, sabe que sou correto com as minhas coisas e serei ainda mais na administração pública. Ao lado de nossos parceiros administrativos, tornaremos São Francisco do Oeste numa cidade melhor para se viver e com mais oportunidades para o cidadão", finalizou Porfírio.