Prefeitura de Encanto formula planejamento estratégico para setor de saneamento.

Nesta semana, o município de Encanto está trabalhando na elaboração do projeto do Plano Municipal de Saneamento Básico, conforme adesão ao Termo de Execução Descentralizada (TED), formalizado entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).

O instrumento, que tem sido pensado a partir de pesquisa de perfil e diagnóstico socioeconômico e sanitário municipal, vai contemplar o abastecimento de água, o esgotamento, a drenagem urbana e o manejo de resíduos sólidos, garantindo ao governo, ao ser finalizado, pleitear recursos na área junto à esfera Federal. 


"Adianto que será um longo trabalho do Poder Executivo. Ele seguirá com o apoio de técnicos, assistente social, engenheiros, Poder Legislativo, associações, secretarias como Obras, Saúde, Educação e Assistência Social, comunidade em geral e demais instituições locais", declarou a secretária Patrícia Nogueira.

Comprometida nesse sentido, a titular da pasta do Meio Ambiente participou, no último dia 23, de uma conferência regional na cidade de Caraúbas, promovida pela UFRN, Funasa e pelo Ministério Público, reafirmando o empenho da prefeitura em satisfazer as exigências assumidas com vistas à confecção do plano.

Para Patrícia, serviços básicos de saneamento significam economias expressivas nos gastos com saúde pública. "Além de contribuir [plano municipal] para o cumprimento da legislação nacional, proporcionará uma gestão participativa dos recursos públicos com foco na melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos", avaliou.

*Informações da Assessoria de Comunicação