Moradores da zona rural de Marcelino Vieira comemoram transbordamento de barragem.

O Portal do Governo do Estado informa que o inverno deste ano trouxe uma grande alegria para os moradores e integrantes da Associação Comunitária São Francisco de Assis, na zona rural de Marcelino Vieira. Nas últimas semanas eles viram a barragem do local transbordar, algo que vai não só garantir água potável na casa de cada um, como melhorar ainda mais a vida dos que sobrevivem da agricultura e pecuária.

Enquanto a barragem de alvenaria transborda, eles também comemoram que a barragem submersa construída pelo Governo do Estado vai armazenar água por um bom tempo. Desde que a barragem submersa foi construída com recursos do Banco Mundial, por meio do projeto Governo Cidadão e Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), a vida das 27 famílias da comunidade mudou completamente.

Com o projeto, eles puderam ampliar a produção de hortifrutigranjeiros e de forragem para alimentação dos rebanhos bovino e ovino. Foram investidos R$ 228,7 mil na comunidade, que incluíram não só a barragem, mas também perfuração de um poço artesiano e aquisição de uma caixa d’água com capacidade para 5 mil litros. O objetivo principal do projeto é garantir a captação e armazenamento de água para consumo humano, produção, uso doméstico e dessedentação animal.

Os investimentos na associação ainda contemplam mais 60 beneficiários que moram nas comunidades vizinhas de Panati e Panati da Vila. Com a barragem transbordando, fica garantida a segurança hídrica dos moradores e condições ainda mais favoráveis para a produção de culturas de subsistência, gerando ocupação e renda para as famílias e evitando o êxodo rural.