Secretaria Judiciária do TJRN conclui emissão de certidões para fins eleitorais, emitindo mais de 13 mil documentos.

A Secretaria Judiciária do Tribunal de Justiça (TJRN) concluiu, na última sexta-feira (25), a expedição de certidões de antecedentes para fins eleitorais. O total de documentos expedidos chegou a 13.674 certidões. Destas, foram 3.484 físicas, ou seja, de forma presencial e 10.190 feitas por meio de formulário eletrônico.


A média chegou a quase mil certidões por dia, considerando 14 dias úteis de trabalho da equipe de servidores, envolvida neste trabalho, coordenado pela secretária judiciária Walteíze Barbosa.

O TJ potiguar tinha até a última sexta-feira (25) para concluir a emissão das certidões solicitadas, mas foi além, atendendo quase em tempo real, as certidões solicitadas no mesmo dia, atendendo a partidos e pré-candidatos de todos os municípios do Estado.

Em relação aos pré-candidatos para os cargos de prefeito e vereador nas eleições municipais de 2020, estes tinha até o sábado passado (26) para entregar sua documentação ao Tribunal Regional Eleitoral.

Vale lembrar que a emissão do documento envolve diversas etapas: a conferência do formulário no e-mail; as consultas em dois sistemas judiciais (o SAJ e o PJe 2º Grau); a elaboração da certidão de nada consta (quando os sistemas não mostram processos judiciais em nome do candidato) ou certidão positiva (quando relaciona processos judiciais e há a obrigação de recolhimento da taxa do Fundo de Desenvolvimento da Justiça (FDJ); e, até a devolução da certidão para o e-mail solicitante.