Covid-19: Em Pau dos Ferros existem 212 pessoas isoladas e 7 internadas no Hospital Regional; lentidão da vacinação também preocupa profissionais de Saúde.

Há pouco mais de um mês, de forma dolorosa, nas instalações do Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade (HCCA), de Pau dos Ferros, perdi o meu querido pai, Clodomiro Fernandes de Queiroz (meu verdadeiro herói), para essa doença maligna denominada de coronavírus, mas que alguns crentes em Deus também poderiam taxá-la de um "instrumento do diabo" para ceifar vidas da pior forma possível.

A verdade é que vivemos num luto em escala global e, às vezes, parece que a dor do outro que também perdeu um ente querido em virtude da pandemia, de certa forma, nos ajuda a superar a dor de, pelo menos, termos a consciência de que a fatalidade não é algo peculiar apenas para algumas famílias; no mundo todo há um clamor pelo avanço da medicina em conseguir produzir imunizantes com 100% de eficácia para barrar esta terrível mortandade.

Trazendo o assunto novamente mais para perto, analisei o último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Pau dos Ferros, na última segunda-feira (21), e fiquei espantado com os números que revelam um quadro de 212 pessoas isoladas em tratamento domiciliar (orando para o quadro não evoluir para internação) e 7 pessoas em tratamento no Hospital Regional.

Segundo informações, os corajosos, todavia exaustos profissionais da saúde temem uma piora neste quadro, caso as pessoas não se previnam com máscaras, álcool e, principalmente, respeitando o distanciamento social que, de forma nítida, virou algo quase impossível em Pau dos Ferros, já que inúmeros fatores até prudentes (preservação da economia, garantia de alimentação para as pessoas e outros serviços básicos) tendem a nos empurrar para uma realidade implacável de proliferação da Covid-19.

Para piorar, o ritmo da vacinação em Pau dos Ferros é uma das mais lentas do Rio Grande do Norte, algo que virou até repercussão negativa na InterTV Cabugi, quando o jornalista Murilo Meireles chegou a cobrar da equipe da Secretaria de Saúde um repasse de informações mais verídico.

Nesta quinta-feira (24), dizem que alguns representantes dos partidos de esquerda (PCdoB) e (PT) e uma extensa agenda presidencial institucional camuflada, mas que terá todo um clima de campanha eleitoral extemporâneo, inevitavelmente, contribuirão para a promoção de mais aglomerações na principal cidade do Alto Oeste Potiguar. 

No entanto, para qualquer um dos lados, tocar neste assunto é como "colocar fogo em um barril de pólvora".

O que podemos esperar pela divulgação dos próximos boletins relacionados a Pau dos Ferros, sobretudo nos dias subsequentes a estas aglomerações? 

Por ser crente em Deus, faço minhas orações para que uma força sobrenatural e inalcançável pela ciência ou razão lógica imobilize o vírus que "anda feito um demônio procurando a quem devorar".

Deus, nos livre do mal. Amém.

Deputado Getúlio Rêgo solicita ao Governo do Estado reabertura das unidades do Detran nos municípios de São Miguel, Alexandria, Apodi, Umarizal e Pau dos Ferros.

Na sessão desta terça-feira (22), na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM), fez um pronunciamento solicitando ao Governo do Estado a reabertura das unidades do Detran dos municípios de São Miguel, Alexandria, Apodi, Umarizal e Pau dos Ferros.


Getúlio Rêgo justificou que o único atendimento está acontecendo em Mossoró, gerando aglomerações. "Conflitante com os protocolos da pandemia", disse o parlamentar.

O deputado do DEM voltou a criticar a Saúde pública estadual, desta vez citando caso de paciente do município de Tangará, que espera na fila para uma cirurgia considerada prioritária no Hospital da Polícia Militar. "Será que para a Secretaria de Saúde, prioridade é sinônimo de sofrimento, de agonia, de dor?", questionou o parlamentar.

Getúlio ainda fez um apelo para que o Governo do Estado encaminhe à Assembleia um projeto destinando recursos suplementares para casos como estes na área da Saúde.

Como presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, Getúlio Rêgo vai levar o assunto para a próxima reunião e solicitar à Regulação do Estado a lista de pessoas que aguardam em filas para cirurgias.

Blogueiro do Seridó se "espanta" com contratos firmados pela Prefeitura de Pau dos Ferros com empresas de informática; R$ 1,5 milhão serão "torrados"?

O polêmico blogueiro seridoense, Robson Pires (O Xerife) parece que andou pesquisando o Diário Oficial do Município de Pau dos Ferros.

A julgar pelo título de sua postagem e argumentações, os contratos firmados pela prefeitura de Pau dos Ferros com várias empresas de informática chamaram a atenção do "Xerife", que já algum tempo havia "esquecido" de divulgar notícias da principal cidade do Alto Oeste Potiguar.

Voltando à postagem de Robson Pires, de acordo com o que foi escrito por ele, as empresas Windstar – EPP- Pau dos Ferros (RN), CI-Tech Informática – ME – Pau dos Ferros (RN), Fornat Informátca – ME – Parnamirim (RN), Luanda Comercio de Informática Ltda – São Paulo (SP) e Rumo Cultural – ME – Martins (RN) prestarão serviços de informática à Prefeitura de Pau dos Ferros pelo valor aproximado de R$ 1,5 milhão de reais.

Só faltou o "Xerife" finalizar dizendo:

Prefeitura rica é outra história! 

Jornalista da InterTV Cabugi critica lentidão de vacinação contra Covid-19 em Pau dos Ferros e coloca em dúvida informações repassadas pela Prefeitura à emissora da Capital.

O jornalista Murilo Meireles que apresenta o RN1, da InterTV Cabugi, por duas semanas consecutivas vem criticando abertamente a lentidão da vacinação contra a Covid-19 em Pau dos Ferros, e até colocando em dúvida as informações repassadas pela Prefeitura à emissora da Capital do nosso estado.

Na semana passada, o jornalista da InterTV Cabugi estranhou o fato de Pau dos Ferros, apesar de ser uma cidade polo, apresentar números de vacinados bem abaixo do esperado, já que a distribuição das doses pelo Governo do Estado é feita de forma proporcional. "Até aqui Pau dos Ferros está lá atrás", disse Murilo.

Já em um novo vídeo que está circulando nas redes sociais, mais uma vez, o programa jornalístico RN1, apresentado pelo jornalista Murilo Meireles, voltou a criticar a inércia da vacinação no município.

De acordo com a reportagem, uma funcionária da InterTV Cabugi ligou para algumas Unidades Básicas de Saúde de Pau dos Ferros para checar os fatos e, pelo que foi dito, houve repasse contraditório de informações para a emissora da capital potiguar, que repercutiu negativamente o trabalho da atual gestão na área da Saúde, especificamente no combate a pandemia.

"Pau dos Ferros é uma novela, tá gente. Que não tava vacinando, aí disse assim: a gente tá vacinando ali na faixa de 50. Só que a gente tomou o cuidado de ligar lá para o pessoal, para as Unidades de Saúde e descobrimos que não está em 50 não, tá? As Unidades de Saúde que a Iara Nóbrega ligou lá para saber estão vacinando entre 56 e 59. Na conta aí está em 59. Alô Prefeituras! Informação corretinha por favor, pra ficar bonitinho na corrida. A informação tem que tá verdadeira, tem que tá show de bola", alfinetou o jornalista Murilo Meireles.

Enquanto isso, apesar dos argumentos fantasiosos, a população sofre com a letargia no repasse dos imunizantes que, notadamente, em Pau dos Ferros está uma vergonha!

Simplesmente, lamentável!!! 

Ex-ministro do PT será convocado para depor na 'CPI da Covid' na Assembleia Legislativa; Mesa Diretora vai definir número de deputados que vão participar ativamente das investigações.

O ex-ministro dos governos do PT e ex-secretário-executivo do Consórcio Nordeste Carlos Gabas será convocado para depor na CPI da Covid no RN. 

A informação foi confirmada pelo deputado estadual Kelps Lima em entrevista à 97 FM nesta segunda-feira (21).

"Tem algumas pessoas que serão obviamente convocadas: Carlos Gabas, dirigente do Consórcio Nordeste, o secretário de saúde, vários servidores da saúde, todos os empresários desse contrato", disse Kelps.

Uma reunião da mesa diretora da Assembleia Legislativa vai definir, na manhã de hoje, o número de deputados que vai compor a CPI criada para investigar R$ 72,23 milhões em contratos, firmados durante a pandemia de coronavírus no Rio Grande do Norte.

GABAS

A convocação de Carlos Eduardo Gabas também foi solicitada pela CPI da Covid no Senado, mas foi rejeitada por seis votos a quatro. O requerimento para convocar Gabas foi apresentado pelos senadores governistas Eduardo Girão (Podemos-CE), Marcos Rogério (DEM-RO) e Ciro Nogueira (PP-PI).

Os parlamentares queriam investigar a compra de 300 ventiladores clínicos de UTI pelo Consórcio Nordeste junto à empresa Hempcare. 

O Rio Grande do Norte participou dessa compra, inclusive pagando de forma adiantada R$ 4,9 milhões ao consórcio. Os equipamentos, no entanto, nunca chegaram ao Rio Grande do Norte.

Mais de 2 mil inscritos participam de curso sobre nova Lei de Licitações promovido pelo Tribunal de Contas do RN.

Com um número recorde de 2.022 inscrições, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), por meio da Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira, em parceria com o Ministério Público de Contas, deu início nesta segunda-feira (22/06) ao curso "Licitações e Contratos Administrativos - Teoria e Aspectos Práticos Relevantes da Nova Lei", realizado em formato virtual. O vídeo do primeiro dia (Módulo 1) já contabiliza mais de 6,6 mil visualizações. O segundo dia do Módulo 1 será nesta quarta-feira, 23, ficando para os dias 28 e 30 de junho as aulas do Módulo 2.


Logo na abertura do curso, o diretor da Escola de Contas, conselheiro Carlos Thompson, destacou a relevância do tema, tendo em vista que a Lei 14.133 no seu escopo trouxe mudanças significativas nos procedimentos de compras e aquisições de bens que precisam ser assimilados no âmbito do setor público. Isso também foi ressaltado pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas, Thiago Guterres, que também é instrutor do curso ao lado do analista de Controle Externo do TCE, professor Fernando Leão. "Este curso marca uma série de capacitações que queremos realizar. Nossa meta é colaborar na melhoria do processo de compras na administração pública ", disse.

O presidente do TCE, conselheiro Paulo Roberto Alves, ressaltou a importância do papel pedagógico do Tribunal de Contas com a realização de diversos cursos em formato virtual. "Estamos firmes e consistentes na atuação preventiva do TCE, contribuindo na formação de bons gestores e profissionais", afirmou.

Pela relevância do tema, o presidente informou que solicitou da Secretaria de Controle Externo do TCE a constituição de um grupo de trabalho para discutir o tema e disseminar conhecimentos, o que pode ser efetuado inclusive através de Notas Técnicas. "O que se pretende é qualificar a gestão pública, orientando para o adequado planejamento de compras e aquisições públicas", relatou, lembrando que neste sentido o Tribunal é parceiro do SEBRAE no projeto "Licita Fácil", que busca estimular o pequeno negócio para a participação em processos de licitação pública, contribuindo assim para o desenvolvimento regional local.

Além dos aspectos teóricos e práticos da Lei 14.133/2021 o curso pretende orientar os jurisdicionados e demais interessados da necessidade de um planejamento eficaz e eficiente das aquisições, demonstrando a relevância da adequada execução e fiscalização dos contratos administrativos como cumprimento dos fins determinados pela Administração Pública.

Os participantes receberão certificado ao final do curso. Além de servidores públicos que trabalham com contratos de todos os municípios do Rio Grande do Norte, foram registrados participantes de órgãos públicos do Estado, estudantes e interessados de diversos outros estados do país.

Tribunal Regional Trabalho implanta Sistema de Gestão Eletrônica de Precatórios para otimizar atividades e garantir transparência no RN.

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) disponibilizou em seu site o Sistema de Gestão Eletrônica de Precatórios (GPREC) para expedição e controle dos pagamentos de requisições de pequeno valor (RPVs) e de precatórios.


Desenvolvido pelo TRT da 8ª Região (TRT PA/AP), o GPREC funciona de forma integrada com o Processo Judicial Eletrônico permitindo a troca de informações entre os sistemas, enquanto toda a parte documental é mantida nos próprios autos do PJe.

Com o novo sistema, os precatórios e RPVs federais, antes processados em autos físicos, passarão a utilizar o formato eletrônico. Dessa forma, haverá otimização de rotinas de trabalho, economia de papel e de suprimentos de impressão, além de espaço para armazenamento dos processos. Como resultado o TRT-RN também poderá contribuir com a Agenda 2030 da ONU, a qual assumiu compromisso de atender aos seus 17 objetivos com ações de preservação, bem estar e sustentabilidade.

A partir do GPREC, será possível apresentar maior transparência no controle da execução de precatórios com a atualização, em tempo real, das listas de ordem cronológica disponíveis no site do Tribunal para consulta dos interessados. O registro e controle dos pagamentos de precatórios e RPVs serão automatizados.

Seguindo um cronograma de implantação, o TRT-RN contemplou em uma primeira fase do sistema GPREC, finalizada no mês de maio, as requisições de pequeno valor (RPVs). A previsão é que os precatórios sejam migrados para o novo sistema, até o final do mês de agosto, e seu funcionamento se dará no GPREC, a partir de setembro.

A página do Sistema de Gestão Eletrônica de Precatórios no site do TRT-RN já possibilita ao usuário consultar uma lista dos RPVs que estão disponíveis para pagamento. Confira a página da GPREC do TRT-RN no seguinte endereço eletrônico: https://bit.ly/2TylAB8

Visando preservar economia local e evitar venda clandestina de bebidas durante a pandemia, Prefeitura de Rafael Fernandes pagará auxílio emergencial aos donos de bares do município.

A prefeitura de Rafael Fernandes protocolou, na última sexta-feira (18), na Câmara do Vereadores o Projeto de Lei N° 005/2021, que visa criar um Auxílio Emergencial para donos de Bares do município.

O projeto de autoria do prefeito Bruno Anastácio (DEM) foi aprovado por unanimidade pelo poder legislativo e deverá beneficiar todos os comerciantes de bares que tiveram suas vendas prejudicadas pelos decretos estaduais ao longo da pandemia, além de evitar a venda clandestina de bebidas.

O auxílio corresponde ao valor de R$ 600 reais que serão pagos em três parcelas fixas nos meses subsequentes à todos que forem beneficiados. Os critérios para participar do projeto, bem como as datas das inscrições e trâmites, serão publicados ainda essa semana por meio de um decreto municipal.

Porém, apesar de não ter sido publicado o decreto que oficializa os critérios, o prefeito Bruno Anastácio já divulgou nas suas redes sociais na última semana que o Auxílio Emergencial de Rafael Fernandes tem um diferencial. "Um dos critérios que vai ser estabelecido é que pode ser acumulativo com o Auxílio pago pelo Governo Federal. Isso já é um ponto positivo, tendo em vista que outros municípios que pagam um auxílio igual ao nosso, não aceita essa condição. Nossa ideia é de complementar a renda e melhorar," destacou.

Na oportunidade, o prefeito ainda destacou que embora seja inicialmente de três meses, o valor do auxílio poderá ser estendido mediante a necessidade e a situação sanitária do município.

Os donos de bares de Rafael Fernandes deverão ficar atentos a publicação dos próximos decretos e se informar sobre os critérios para o recebimento do auxílio.

Assembleia Legislativa aceita pedido para abrir CPI para investigar gastos de R$ 72,23 milhões do Governo Fátima Bezerra em 12 contratos durante a pandemia.

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), decidiu acatar o pedido de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, que investigará a aplicação, pelo Governo do Rio Grande do Norte, de recursos federais destinados para o enfrentamento da pandemia no estado. 

A decisão do presidente da Assembleia Legislativa do RN foi tomada na tarde da última sexta-feira (18/06).

Ezequiel acatou o requerimento assinado por 10 deputados estaduais da bancada de oposição à gestão Fátima Bezerra (PT). A CPI vai se debruçar sobre 12 contratos que somam R$ 72,23 milhões. No despacho assinado pelo presidente da Assembleia, fica convocada reunião da Mesa Diretora da Casa para a próxima terça-feira, 22, para a definição da quantidade de membros da CPI, em cumprimento ao art. 71 do Regimento Interno da ALRN.

Assinaram o requerimento pedindo a abertura da CPI os deputados oposicionistas Gustavo Carvalho (PSDB), José Dias (PSDB), Kelps Lima (SDD), Cristiane Dantas (SDD), Getúlio Rêgo (DEM), Tomba Farias (PSDB), Coronel Azevedo (PSC), Subtenente Eliabe (SDD), Nelter Queiroz (MDB) e Galeno Torquato (PSD).

Os integrantes da CPI serão nomeados por resolução, ouvidos os líderes e suas indicações. O presidente da CPI deverá ser eleito, a quem caberá a indicação do relator. Se o presidente for da maioria, deverá indicar o relator pela minoria, e vice-versa.

A instalação da Comissão acontece no momento em que o Rio Grande do Norte sequer consta na relação da Controladoria Geral da União (CGU) que aponta possíveis irregularidades na utilização de recursos para o combate ao novo coronavírus em 20 estados e no Distrito Federal.

Um dos argumentos apresentados pelos deputados que querem investigar a gestão Fátima é a chamada pública feita pelo Governo, em abril de 2020, para contratar empresas para gerenciar um hospital de campanha contra o novo coronavírus na Arena das Dunas. A gestão acabou desistindo da unidade.

Prioridades: Justiça do RN já depositou R$ 83 milhões nas contas de credores de precatórios.

Duas semanas de trabalho e resultados positivos a mostrar. Este é o saldo parcial do pagamento de prioridades de precatórios, iniciado pela Divisão responsável pelo segmento, no Tribunal de Justiça (TJRN). De um total de 1.800 créditos prioritários, com valores financeiros individualizados em conta específica, o Poder Judiciário potiguar alcançou a marca de 1.003, em 15 dias de atuação.


O total de recursos para a garantia desses pagamentos a credores destas dívidas transitadas em julgado chegou a R$ 83 milhões. O balanço parcial foi divulgado pela unidade, nesta segunda-feira (21).

Neste ritmo, a conclusão desta tarefa da Divisão de Precatórios, iniciada em 7 de junho, deve terminar em breve. "Em mais duas semanas, esperamos concluir toda a lista das prioridades", antevê o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça, Bruno Lacerda, à frente da unidade. O procedimento realizado pelo órgão leva em consideração a quantia correspondente ao crédito. Esta é atualizada e então é deduzido o valor da prioridade.

Isto é feito para saber a quanto corresponde o percentual daquela prioridade paga. Neste cálculo de atualização, é observada a quantia a qual o credor tem a receber, líquida, e o valor das deduções. Depois desta etapa, a unidade do Tribunal encaminha o respectivo ofício, com base no qual o banco cria uma conta vinculada ao precatório com o valor total da prioridade, que se for devida pelo Estado do Rio Grande do Norte tem como limite o valor de R$ 110 mil.

"Com esta atuação, agora em junho, a lista de prioridades será zerada. Pelo menos, até que cheguem novos processos de pagamentos nesta modalidade”, explica Bruno Lacerda. E a Divisão tem uma nova meta para começar assim que esta etapa for concluída. “Terminada a fase das prioridades, vamos pagar a ordem cronológica". Grande parte do total de prioridades pagas está relacionada à quitações de débitos contraídos pelo Estado, principal devedor desses precatórios prioritários entre os entes públicos norte-rio-grandenses.

Nada vem de graça e na realidade da Divisão de Precatórios esta máxima é fato. O resultado provém de muito trabalho. Um dos fatores que explicam o êxito é o aprimoramento do Sistema de Pagamento de Precatórios (Sigpre). Esta ferramenta permite a realização dos cálculos de atualização de maneira muito rápida e com enorme precisão.

"Estamos tentando avançar ainda mais na agilidade, com a integração do Sigpre ao sistema disponibilizado pelo Banco do Brasil que permite a individualização das contas através de procedimento eletrônico, eliminando o trabalho humano nessa fase", aponta o magistrado.

Com material humano qualificado e tecnologia à disposição, as metas de desempenho do setor para este ano são ousadas. "Nossa pretensão é fazer de 2021 o ano com maior volume de pagamento de precatórios na história do TJRN", vislumbra Bruno Lacerda.

Atenção Gestores: Municípios que não enviarem dados do Siope terão transferências de recursos suspensas.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores municipais sobre a obrigatoriedade do registro bimestral das informações dos gastos em educação no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope). A entidade reforça que os Municípios que não fizerem o envio dos dados terão as transferências voluntárias e a contratação de operações de crédito suspensas.


De acordo com dados retirados do site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), 3.464 Municípios (62%) ainda não enviaram ao Siope as informações sobre os investimentos em educação referentes a janeiro e fevereiro de 2021. Esses Municípios já estão negativados pelo não atendimento aos requisitos mínimos obrigatórios para receber transferências voluntárias e contratar operações de crédito, os quais constam espelhados no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc).

Os Municípios têm o prazo de até 30 dias após o encerramento de cada bimestre para transmitir os dados relativos a despesas e receitas em educação. A obrigação é determinada pela Lei 14.113/2020 (artigo 38, parágrafo 1º), que regulamentou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A CNM frisa a importância de os Municípios estarem atentos aos prazos para evitar que fiquem impedidos de receber repasses de transferências voluntárias. Portanto, os gestores precisam encaminhar o quanto antes as informações e observar a necessidade de validação dos dados transmitidos ao Siope pelo Secretário de Educação e pelo Presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS).

Para acessar as orientações sobre o Siope, clique AQUI.

Vereadora da base aliada da Prefeita Marianna Almeida que trata equipe de Jair Bolsonaro como "genocidas" não deverá prestigiar evento com o Presidente da República.

Estão dizendo que a prefeita Marianna Almeida (PSD) fará um anúncio oficial confirmando sua presença, ao lado de seus vereadores "mais fiéis", na solenidade administrativa marcada para acontecer na próxima quinta-feira (24), com a presença do presidente da república, Jair Messias Bolsonaro, em Pau dos Ferros.

Entre as especulações sobre quem estaria na lista dos vereadores da bancada situacionista que poderão não acompanhar a chefe do executivo municipal estão, claro, os que são filiados aos partidos de esquerda.

No entanto, dentre as inúmeras especulações, uma ausência é quase certa: a da vereadora Aldaceia Oliveira (PT), que inclusive participou de uma manifestação recente contra o presidente Jair Bolsonaro no município que, por sinal, teve fraquíssima repercussão.

No mesmo dia, a vereadora Aldaceia Oliveira taxou nas redes sociais a equipe do presidente da república como "genocidas", termo radical que está sendo utilizado, sobretudo pelos petistas, para tentar responsabilizar o presidente Bolsonaro pelas mortes em virtude da pandemia causada pelo coronavírus.

Com tanto radicalismo público assim, seria uma surpresa ou algo inimaginável, portanto, alguém supor que a prefeita Marianna contará com a companhia de toda sua bancada na solenidade institucional.

Mesmo assim, aguardemos...

Quem sabe palavras não são "engolidas" e "discursos rasgados", hein?

Eita!

Partidos de esquerda de Pau dos Ferros não querem presença da Prefeita Marianna Almeida ao lado do Presidente Jair Bolsonaro em solenidade da próxima quinta-feira (24).

Pressão, pressão, pressão?

Em Pau dos Ferros, "corre à boca miúda" que os principais representantes dos partidos de esquerda do município, especialmente o Partido dos Trabalhadores (PT), não querem ver, de forma alguma, a prefeita Marianna Almeida (PSD) se abraçando com o presidente Jair Bolsonaro na solenidade administrativa marcada para a próxima quinta-feira (24), apesar da ocasião representar ser de extrema importância para o início da decretação do fim dos problemas hídricos no Alto Oeste.

O "pano de fundo" desse "muído" seria o fato da governadora Fátima Bezerra (PT) contar quase como um apoio certo da atual gestora de Pau dos Ferros aos projetos de reeleição da Chefe do Executivo estadual, assim como, também, ao retorno do ex-presidente Lula nas eleições do próximo ano.

Só que no meio da jornada até o pleito do próximo ano, a prefeita Marianna terá o seu principal aliado, deputado estadual Galeno Torquato (PSD), "fungando no seu cangote" para boicotar esse possível posicionamento da gestora, até porque o parlamentar de São Miguel sempre fez questão de dizer em conversas de bastidores que não suporta o PT.

Como Prefeita de Pau dos Ferros, verdade seja dita, Marianna Almeida, naturalmente, seria a anfitriã do Presidente da República, Jair Bolsonaro, e é exatamente por isso que, supostamente, os representantes dos partidos de esquerda querem que a gestora esnobe o evento, como uma forma de demonstração pública de fidelidade.

Resta-nos aguardar para visualizarmos o "pulo" da prefeita Marianna do "muro da indefinição", ou seja, se "acende vela para Deus ou o diabo".

Desça do "muro", prefeita!

Semana começa sob forte expectativa para a visita histórica do Presidente da República, Jair Bolsonaro, à cidade de Pau dos Ferros.


Na próxima quinta-feira (24/06), pela segunda vez (em seus 164 anos de emancipação política) Pau dos Ferros receberá a visita de um Presidente da República; a primeira aconteceu em 28 de Outubro de 1987 quando o então presidente José Sarney pisou em solo pau-ferrense, especificamente na comunidade rural Perímetro Irrigado.

Agora, será a vez do atual presidente Jair Bolsonaro vir à "Capital do Alto Oeste Potiguar" para participar de uma solenidade administrativa onde assinará a ordem de serviços do ramal Apodi-Mossoró da transposição do rio São Francisco.

Orçada em R$ 1 bilhão de reais obra do canal começa em Cajazeiras, Paraíba, entra no RN pelo município de Major Sales, beneficiando 36 municípios do Alto e do Médio Oeste, até chegar a Apodi e, consequentemente, se integrando ao sistema hídrico potiguar, na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves.

Na ocasião, também será viabilizada para o município de São Miguel a tão aguardada autorização para o início da construção da Barragem de Poço de Varas, que é parte do sistema.

A expectativa é de uma forte participação popular durante a visita do presidente Jair Bolsonaro a principal cidade do Alto Oeste do RN, algo que também preocupa em virtude de estarmos em plena pandemia e, obviamente, há uma grande possibilidade no aumento nos casos de coronavírus no município.

Mas, nossa torcida é para que tudo transcorra da forma mais positiva possível e, que de fato, Pau dos Ferros seja beneficiada tanto com a repercussão nacional em torno da visita do chefe da nação como de forma concreta pela chegada das águas do Rio São Francisco brevemente.

Aguardemos, a semana vai ser "quente"!

Quatro municípios do RN recebem refrigeradores para vacinas; recursos foram disponibilizados pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde.

Os municípios de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Mossoró receberam, nesta quinta-feira (17), câmaras refrigeradas para imunobiológicos. Os recursos foram repassados pelo Ministério da Saúde, através da Portaria Nº 3.248, de 2 de dezembro de 2020.

O objetivo é fortalecer o Programa Nacional de Imunizações, promovendo resposta qualificada e efetiva ao serviço de imunização nacional para o enfrentamento da Covid-19; além de proporcionar condições para o aprimoramento da detecção, análise e avaliação das síndromes respiratórias agudas, visando à prevenção e controle da influenza e outros vírus respiratórios, incluindo o vírus SARS-CoV-2.

Para o RN foi destinado um incentivo financeiro no valor de R$ 1.195.500,00 para Rede de Frio, além de R$ 28.000,00 destinados a vigilância sentinela da Síndrome Gripal. Os recursos foram repassados na modalidade fundo a fundo, em parcela única, pelo Fundo Nacional de Saúde ao Fundo de Saúde do Estado. 

De acordo com a portaria, a aquisição dos equipamentos ocorre diretamente pelos Estados. Desta forma, o Rio Grande do Norte conseguiu negociar com os fornecedores e comprou o dobro de equipamentos que foram sugeridos pela portaria do MS para os municípios.

Sesap emite nota de alerta sobre as hepatites virais no RN; 176 pessoas estão realizando tratamento para hepatites no Estado.

Diante da redução das testagens virais devido à sobrecarga no sistema de saúde com a Covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual IST/AIDS e Hepatites Virais da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige), alerta a população sobre os casos de infecções por hepatites virais no Rio Grande do Norte e orienta sobre a realização de testes rápidos para detecção das doenças.


As hepatites virais são doenças causadas por diferentes vírus que provocam alterações no fígado. No Brasil, as mais comuns são causadas pelo vírus A, B e C. Na maioria das vezes, as pessoas não apresentam sintomas ou desconhecem ter a infecção, tornando-se portadoras do vírus B ou C, aumentando os riscos da infecção evoluir e virar crônica, causando danos graves ao fígado, como cirrose e câncer.

De acordo com a nota emitida pela secretaria, atualmente, no Rio Grande do Norte, há 144 pessoas realizado tratamento para hepatite B e 32 para hepatite C. Em 2020, foram confirmados 155 casos de hepatites virais no RN, sendo 01 caso de hepatite A, 43 casos de hepatite B, e 111 casos de hepatite C, apresentando uma redução de 33,5% nos casos confirmados em relação ao ano anterior.

Além desses dados, o monitoramento realizado através do Sistema de Controle Logístico de Insumos Laboratoriais (SISLOGLAB) mostra uma redução de 18% e 25%, nos anos de 2019 e 2020, respectivamente, no número de testes rápidos para hepatite B e C realizados no estado.

Teste Rápido

Considerando esse cenário, a Sesap informa a população que os testes rápidos são disponibilizados pelos SUS e podem ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos municípios e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA’s).

É importante destacar que o diagnóstico das hepatites virais ocorre, geralmente, após a testagem rápida de rotina ou doação de sangue. Assim, se faz necessário a ampliação da realização de testes rápidos de hepatite B e C para o diagnóstico precoce das doenças.

Operação do Ministério Público do RN apura fraudes em contratos da Prefeitura de Porto do Mangue; Prefeito Hipoliton Sael Holanda Melo é afastado do cargo.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou, nesta sexta-feira (18), a operação Terceiro Mandamento. O objetivo é apurar fraudes em contratos da Prefeitura de Porto do Mangue.


O prefeito Hipoliton Sael Holanda Melo e o gerente contábil do Município, Elizeu Dantas de Melo Neto, foram afastados de seus cargos. A operação cumpriu nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto do Mangue, Mossoró, Parnamirim e Macaíba. Ao todo, 9 promotores de Justiça, 20 servidores do MPRN e 56 policiais militares participaram da ação.

As investigações sobre o suposto esquema fraudulento foram iniciadas em 2020. A suspeita é que uma empresa do ramo de comércio de materiais de construção, de nome fantasia "Deus é Amor", estaria sendo utilizada pelo prefeito, pelo gerente contábil e por outras pessoas cometimento de fraudes. Desde 2018, essa empresa de material de construção foi contratada por pelo menos 8 ocasiões pela Prefeitura, recebendo a quantia de R$ 2.342.005,67 a título de remuneração decorrente dos contratos públicos firmados.

As suspeitas de fraudes ganham força quando se observa o local se situa o estabelecimento da empresa: uma casa simples com um improvisado letreiro "Material de Construção Deus é amor". As investigações do MPRN apontam para a suspeita da existência de um grupo criminoso, gerido pela alta cúpula da Administração Municipal, voltado à utilização de empresa de fachada para o firmamento de vultosos contratos com o Município de Porto do Mangue.

Além disso, o prefeito e gerente contábil do Município de Porto do Mangue têm conseguido prejudicar/retardar as investigações. Isso porque reiteradamente se recusam a fornecer os documentos requisitados, relativos aos contratos sob suspeita – fatos que, em si mesmos, podem inclusive configurar crime.

Além do afastamento de seus cargos, Hipoliton Sael Holanda Melo e Elizeu Dantas de Melo Neto foram proibidos pelo Tribunal de Justiça de entrar ou permanecer, ainda que para visitação, nas dependências da sede do Poder Executivo Municipal de Porto do Mangue, bem como quaisquer órgãos ou secretarias municipais situadas em prédios diversos. Também foi determinada a suspensão das atividades da empresa de material de construção Deus é Amor e de todos os contratos firmados pela empresa com o Município de Porto do Mangue. Da mesma forma, o Município está proibido de fazer qualquer pagamento à essa empresa.

O vice-prefeito deverá ser intimado para tomar posse no cargo de prefeito em até 48 horas ou comunicar, no mesmo prazo, sua renúncia ou outra causa de impedimento legalmente prevista.

Em audiência pública. Deputados do RN apontam riscos em reforma administrativa do Governo Federal.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte discutiu, na tarde desta quinta-feira (17), os riscos que a reforma administrativa proposta pelo Governo Federal traz para o serviço público. 

A audiência pública, que foi realizada por iniciativa do deputado Francisco do PT, debateu pontos da PEC 32/2020, que está em tramitação no Congresso Nacional e, na opinião dos presentes, pode precarizar os serviços oferecidos pelo Poder Público à sociedade.

A Proposta de Emenda à Constituição, do Poder Executivo, altera dispositivos sobre servidores e empregados públicos e modifica a organização da administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. A ideia defendida pelo Governo Federal é dar início à ampla reforma administrativa com efeitos no futuro.

A proposta altera trechos da Constituição e introduz novos artigos inteiros, que tratam da contratação, da remuneração e do desligamento de pessoal, válidas somente para quem ingressar no setor público após a aprovação das mudanças. 

A PEC traz regras transitórias e prevê a eventual atuação dos entes federativos na regulamentação, já que alguns dispositivos (como exigência da criação de novos regimes jurídicos específicos para servidores), se aprovados, dependerão de regulamentação posterior à promulgação das mudanças pelo Congresso Nacional.

Em uma das mudanças, a estabilidade no serviço público ficará restrita a carreiras típicas de Estado, que deverão ser definidas através de lei complementar futura. Os profissionais das demais carreiras serão contratados por tempo indeterminado ou determinado, mas também por concurso público ou processo seletivo simplificado.

Governo Federal, através do Ministério da Saúde, sinalizou que 36.270 doses da Pfizer e 24.200 doses de Coronavac chegarão ao RN nesta sexta-feira (18).

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), confirmou nesta quinta-feira 17 a chegada de mais 60. 470 mil doses de duas vacinas diferentes contra a Covid-19.


De acordo com a chefe do Executivo estadual, o Ministério da Saúde sinalizou que 36.270 doses da Pfizer e 24.200 doses de Coronavac chegam ao Estado nesta sexta-feira 18.

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou na última terça-feira 15 o calendário de vacinação que inclui pessoas a partir dos 18 anos sem nenhum tipo de comorbidade.

O plano de vacinação começa em junho e segue até setembro. Segundo o plano, em junho serão vacinados pessoas da faixa etária de 59 a 50 anos; em julho, de 49 a 39 anos. Já em agosto 38 a 29 anos e no mês de setembro, 18 a 28 anos.

Ministro das Comunicações, Fábio Faria, realiza visita institucional ao presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira.

Dando continuidade à agenda que cumpre no Rio Grande do Norte, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, visitou o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira (PSDB), nesta quinta-feira (17).


Na pauta da reunião assuntos como a visita do presidente da República, Jair Bolsonaro ao Estado, no próximo dia 24, o aumento de envio de doses da vacina contra COVID-19, investimentos do Governo Federal no Estado, implantação da tecnologia 5G no Brasil, entre outros assuntos de interesse do povo potiguar.

"Alegria em receber o ministro Fábio Faria que traz boas notícias e ações para o Rio Grande do Norte, como o aumento, para os próximos dias, da campanha de vacinação contra a COVID-19 e a chegada da tecnologia 5G, que o ministro garante chegar ao nosso Estado até junho de 2022", comentou Ezequiel.

O ministro potiguar destacou as ações e investimentos do Governo Federal no Rio Grande do Norte. "Essa foi uma visita institucional do Ministério das Comunicações, do Governo Federal, a Casa do Povo Potiguar, onde tratamos de muitos assuntos, como a vacinação que chegaremos a dois milhões de doses entregues, 100% adquiridas e pagas pelo Governo Federal", disse.

Acompanharam a reunião, o presidente da Frente Parlamentar Evangélica, Cezinha de Madureira (PSD) e o secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, a diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa, Marília Rocha, o diretor da TV Assembleia, Bruno Giovanni e o diretor geral da Presidência da Assembleia Legislativa, Fernando Rezende.

Governo do RN pretende vacinar contra covid-19 todos os profissionais das forças de segurança; em Pau dos Ferros a vacinação terá como ponto sede o 7º BPM.

O Governo do Rio Grande do Norte pretende vacinar contra covid-19 todos os profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas até a próxima sexta-feira (18).


Para isso, estão sendo destinadas 14.500 doses da AstraZeneca/ Oxford. Em Natal, o "Dia D" foi realizado nesta quarta-feira (16), das 8h às 13h, na Escola de Governo, localizado no Centro Administrativo.

O secretário da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed/RN), coronel Francisco Araújo, destacou a atuação da governadora para inclusão dos trabalhadores da segurança pública no Plano Nacional de Imunização (PNI).

Podem se vacinar profissionais da Polícia Militar; Polícia Civil; Corpo de Bombeiros; Instituto Técnico Científico de Perícia - Itep; Polícia Penal; Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Penal Federal; Guardas Municipais; Defesa Civil; forças armadas; agentes de trânsito e agentes socioeducativos.

Aqueles que não puderam comparecer ao Centro Administrativo, terão a oportunidade de se imunizar na quinta-feira e sexta-feira, na quadra de esportes do Comando Geral da Polícia Militar, acesso pela rua Ceará-Mirim, sendo das 08h às 11h exclusivamente para policiais militares, e das 13h às 15h para as demais forças de segurança.

Para que seja vacinado, o servidor deve apresentar a identidade funcional (original e cópia) e/ou contracheque e mais o cartão de vacinação.

A vacinação é feita independentemente de faixa etária ou outros critérios. Contudo, é imprescindível que os servidores estejam previamente cadastrados na plataforma digital RN + Vacina (https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br/cidadao/).

Em Tempo

Em Pau dos Ferros, o ponto é a sede do 7° BPM, apenas na sexta-feira (18), das 8h às 16h (horário corrido), para todos os trabalhadores do grupo. 

Projetos de Lei do Deputado Getúlio Rêgo para inclusão das crianças e adolescentes autistas e proteção para os idosos tramitam na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa.

Dois projetos de autoria do deputado Getúlio Rêgo (DEM) foram admitidos na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa. Os processos vão tramitar em outras comissões e, posteriormente, serão sancionados pela governadora do estado.


O Projeto de Lei nº 127/2021trata da terapia ABA (Applied Behavior Analysis, na sigla em inglês) ou análise de comportamento aplicada envolve o ensino intensivo e individualizado das habilidades necessárias para que a criança e adolescente autista possa adquirir independência e a melhor qualidade de vida possível.

"É um instrumento eficaz para possibilitar o enfrentamento dos desafios, acolher essas pessoas e incluí-las no convívio social, permitindo o acesso à educação de forma plena e eficaz", justifica o parlamentar.

Já o Projeto de Lei nº 117/2021 visa assegurar a saúde e bem estar de nossos idosos, pensando no futuro das nossas gerações.

As Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) tem como objetivo garantir a atenção integral ao idoso, assegurando condições de bem-estar físico, emocional e social. Sendo assim, para melhor adequação das instalações, é salutar que o profissional a figurar como responsável técnico detenha conhecimentos especializados em matéria de saúde.

"A finalidade do projeto é aprimorar a legislação protetiva dos idosos, demanda que se tornou ainda mais evidente no contexto da pandemia da COVID-19, diante da especial vulnerabilidade dos idosos residentes em ILPIs", explica Getúlio Rêgo.

Presidente do Tribunal de Contas do RN recebe representantes da Federação das Câmaras Municipais e do Sinduscon.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), conselheiro Paulo Roberto Alves, recebeu nesta quarta-feira (16/06), na sala de reuniões da Presidência, obedecendo todos os protocolos de segurança sanitária, representantes da Federação das Câmaras Municipais do RN (Fecam) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado (Sinduscon). As entidades foram levar ao TCE questões relacionadas aos impactos negativos negativos da pandemia de Covid-19 em suas respectivas áreas de atuação.


Na primeira reunião, o presidente da Fecam e da Câmara Municipal de Natal, Paulo Freire, acompanhado de assessores, falou da preocupação das câmaras municipais acerca da queda de arrecadação e do consequente prejuízo no duodécimo, repasse mensal que as casas legislativas recebem dos cofres públicos para manutenção. Ele pediu auxílio do Tribunal em relação a um novo entendimento do Supremo Tribunal Federal que inclui recursos do Fundeb na base de cálculo para composição do duodécimo.

A Fecam aproveitou o momento para manifestar o interesse de renovar a parceria com a Escola de Contas do TCE para a capacitação técnica, por meio de cursos e seminários, de vereadores, servidores e assessores das câmaras. "É muito importante para qualificar o trabalho do legislativo", afirmou Paulo Freire.

No caso do Sinduscon, em seguida, o presidente Silvio Bezerra levou preocupação semelhante em relação aos prejuízos relacionados às mudanças causada pela pandemia, notadamente no aumento dos valores dos insumos utilizados pelas empresas e as dificuldade dos entes públicos em cumprir o pagamento das obras contratadas. "Nossa intenção é evitar problemas e encontrar soluções", disse.

O conselheiro Paulo Roberto se colocou à disposição das entidades, ressaltando que pode contribuir dentro dos limites e prerrogativas institucionais do Tribunal de Contas. "Vamos auxiliar no que for possível, sempre no intuito de equilibrar as contas pública, mas respeitando estritamente o que impõe a legislação e o que está dentro das atribuições constitucionais do Tribunal", afirmou.

Avança na Assembleia Legislativa Projeto de Lei que proíbe apreensão de moto com IPVA em atraso no RN.

A Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou em reunião realizada nesta quarta-feira (16) o projeto de Lei 001/2021, de autoria do deputado estadual Dr. Bernardo (MDB).


A proposta proíbe a apreensão de motocicletas, motonetas ou ciclomotores de até 155 cilindradas, por autoridade de trânsito, em função da não comprovação de pagamento do imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, ou por sua Carga, a Pessoas Transportadas ou Não (DPVAT) e Licenciamento.

O projeto foi aprovado por unanimidade no colegiado. O relator da matéria, deputado estadual Gustavo Carvalho (PSDB), informou que a Comissão de Constituição e Justiça entendeu que a proposta não representa gastos ao Executivo, autorizando o seu trâmite no Legislativo. "Dá aos proprietários de motocicletas a oportunidade de no momento de tanta crise, que eles possam ter seus débitos pacificados em relação a apreensão de motos", disse.

Na mesma reunião, a Comissão de Finanças e Fiscalização da Casa aprovou projeto que determina o uso dos valores arrecadados com multas aplicadas aos estabelecimentos comerciais que exerçam atividades essenciais e não essenciais, para aquisição de insumos e equipamentos hospitalares destinados ao combate e proliferação da pandemia de COVID-19 no Rio Grande do Norte. A matéria, de autoria do deputado estadual Galeno Torquato (PSD), contou com parecer favorável do relator, o deputado Hermano Morais (PSB), e também foi aprovada por unanimidade.

A reunião contou com a presença do deputado estadual Gustavo Carvalho, presidente da Comissão, e dos deputados Hermano Morais, Getúlio Rego (DEM) e George Soares (PL).

Conselho Estadual de Saúde do RN realiza Live para conselheiros e gestores do SUS.

O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte (CES/RN) vai promover uma Live, nesta sexta-feira,18, para reunir conselheiros estaduais, municipais e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Rio Grande do Norte.


A Live será transmitida através do Youtube da Escola de Saúde Pública do RN, das 14 às 16 horas.O tema será: "Sistema de Acompanhamento dos Conselhos de Saúde (SIACS): ferramenta de comunicação e informação para a efetividade do Controle Social".

Os expositores Ana Carolina Dantas Souza e Willian de Lima Barreto, integrantes da Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Saúde (CNS), irão falar da importância de realizar o cadastro no SIACS para mostrar a composição dos colegiados e o cumprimento de normas legais relacionadas ao SUS.

A presidente do CES/RN, Aldenisia Albuquerque, será a moderadora do debate, e o coordenador estadual de plenária do CES/RN, Valdo Teodósio, atuará como debatedor.

Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Deputado Getúlio Rêgo agiliza andamento de deliberação de Projeto de Lei sobre prevenção ao suicídio.

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte se reuniu nesta quarta-feira (16) e deliberou sobre o Projeto de Lei nº 310/2020, de iniciativa do deputado estadual Vivaldo Costa (PSD), que dispõe sobre o Programa a Vida Fala Mais Alto, de prevenção e de combate ao suicídio, a ser implementado pelo Estado do Rio Grande do Norte, em cooperação com os municípios potiguares.

Apreciaram a matéria e aprovaram à unanimidade, no âmbito da Comissão de Saúde, os parlamentares Dr. Bernardo (MDB), Cristiane Dantas (SDD), Getúlio Rêgo (DEM) e Vivaldo Costa (PSD).

De acordo com o deputado Vivaldo Costa, propositor do PL, a iniciativa se inspira na Lei Federal nº 13.819, de 26 de abril de 2019, que instituiu a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, assim como no projeto A Vida Fala Mais Alto, implementado no município de São José do Seridó-RN, idealizado pela psicóloga Edna Fidelis.

O texto do Projeto prevê que o Rio Grande do Norte, por meio da sua Secretaria de Saúde, deve implantar o programa de prevenção e de combate ao suicídio, junto aos municípios, com a realização, por psicólogos e psiquiatras, de palestras e debates; além da realização de capacitação dos profissionais do Programa Saúde da Família - PSF.

"De 2012 para cá, praticamente ninguém tirou a vida em São José de Seridó. Antes aconteciam uma média de 6 a 10 casos de suicídio por ano. Essa é uma ideia simples e barata, porque já existe o Programa Saúde da Família. Nós sabemos que o suicídio é um problema que mais preocupa a saúde no Brasil", contou o deputado Vivaldo Costa.

"É certo que o melhor tratamento deve ser feito com auxílio profissional, notadamente por psicólogos e médicos especialistas, através de acompanhamento terapêutico e/ou medicamentoso, a depender do caso. O apoio da comunidade, porém, também é fundamental", completou.

Em Pau dos Ferros, sepultamento de vítima de Covid-19 quase não acontece porque portão do cemitério estava trancado; familiares ficaram estarrecidos com descaso da Prefeitura.

Tente imaginar a dor da partida de um ente querido; agora duplique esse sentimento de perca pela morte ter sido ocasionada pelo coronavírus (Covid-19) e, em seguida, triplique na sua imaginação o sofrimento de vários familiares chegarem para sepultar o falecido e, pasmem, o portão do cemitério estar trancado com um grande cadeado.

Isso aconteceu em Pau dos Ferros, na noite desta terça-feira (15), por ocasião do falecimento do jovem José Irapuan Cavalcanti, mais conhecido como "Metal", que após ter o corpo liberado para o enterro, o cortejo fúnebre esbarrou no portão do Cemitério Parque da Saudade em virtude de um enorme cadeado estar impedindo a passagem de todos.

A revolta foi geral; a família ficou estarrecida e, até o fechamento desta matéria, não visualizei um pedido de desculpas da atual gestão pelo incidente que só aumentou a dor dos parentes de Irapuã, que era servidor do município, mas por negligência da atual gestão teve os seus últimos momentos lembrados de forma lamentável, sobretudo pelo seus parentes, amigos mais próximos e a sociedade em geral.

Só para se ter uma ideia do descaso, na hora da tentativa de entrar no cemitério, foi necessário o arrombamento do cadeado, tudo isso porque a Prefeitura de Pau dos Ferros não deixou um coveiro sequer de plantão para efetuar o serviço fúnebre.

Quem não respeita seus mortos não respeita nada; nem sequer a si mesmo.

Simplesmente, lamentável...


Deputado José Dias reforça papel fiscalizador da 'CPI da COVID-19' no âmbito estadual.

O deputado José Dias (PSDB) reforçou, nesta terça-feira (15), durante sessão plenária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o posicionamento favorável para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que busca investigar a aplicação dos recursos recebidos pelo Governo do Estado para enfrentamento da pandemia, oriundos do Governo Federal.


De acordo com o deputado, os dez parlamentares da bancada de oposição ao governo se reuniram ontem, segunda-feira (14), com a finalidade de discutir ajustes ao requerimento original de abertura da comissão.

"Nunca houve antes na história do Rio Grande do Norte uma transferência de recursos tão massiva quanto a feita ano passado pelo Governo Federal para o RN e outros estados, e isso obriga uma celeridade na criação dessa CPI, pois enquanto o povo passava dificuldades por aqui, o Governo Estadual saldou débitos que julgou prioritários em detrimento das necessidades da pandemia", alega José Dias.

De acordo com ele, cabe à Assembleia Legislativa apurar a aplicação desses recursos em favor da sociedade. "Não posso afirmar que houve irregularidades, mas cabe a nós deputados fiscalizar essas ações e mostrarmos o grau de civilidade que é obrigatório. Portanto, espero que seja rapidamente resolvido esse impasse para que a CPI seja instalada e para que o povo saiba que não estamos nos omitindo", declarou.

Presidente da Femurn, Babá Pereira, se reúne com o Presidente Jair Bolsonaro e o Ministro Rogério Marinho.

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Babá Pereira (Republicanos), se reuniu, nesta terça-feira (15), com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. 

Na pauta, ações a favor dos municípios potiguares, como os projetos de saneamento básico e de segurança hídrica.

"O presidente Jair Bolsonaro se comprometeu a transformar em realidade esse sonho do povo potiguar que é a conclusão da Transposição do Rio São Francisco, garantindo água para o nosso povo. É um projeto que vai revolucionar nossa realidade, tão dura nos últimos anos devido a seca. Além disso, também discutimos projetos importantes destinados ao saneamento básico das cidades. Agradeço em nome dos prefeitos potiguares pela sensibilidade do presidente Bolsonaro em atender nossas reivindicações", disse Babá.

O presidente da Femurn está em Brasília desde a segunda-feira (14), onde cumpre uma série de atividades em nome da instituição.