Vitória do empresário César Móveis interrompe domínio de oligarquia política que comandava o município de Martins há vários anos.


Uma das vitórias mais comentadas na região do Alto Oeste, sem dúvidas, aconteceu na cidade de Martins, neste domingo (06), com a eleição do empresário César Móveis (PSB) para ocupar o cargo de prefeito daquela belíssima cidade serrana.


Com a força do voto livre da população, o oposicionista César Móveis conseguiu impedir a reeleição da prefeita Mazé Gurgel (UNIÃO), desta forma, interrompendo a soberania de uma oligarquia política que comandava o município de Martins há vários anos.

A vitória foi confirmada após uma disputa acirrada durante o período eleitoral, com César Móveis superando a atual prefeita por uma diferença de 524 votos. Ele obteve 54,01% dos votos válidos, totalizando 3.529 votos, enquanto sua adversária, Mazé Gurgel, ficou em segundo lugar com 45,99% (3.005 votos).

A campanha em Martins foi marcada por intensas mobilizações de ambos os lados, refletindo a importância da disputa para o município.

"Essa vitória é de cada um de vocês que acreditou na mudança, que sonhou com uma Martins diferente e livre. Agora, a prefeitura será do povo, e nossa missão é trabalhar incansavelmente para honrar cada voto de confiança depositado em nós", declarou César em discurso emocionado após a apuração dos votos.
 
A Banda Grafith animará a festa da vitória em Martins na próxima quarta-feira (09), no Bairro Lagoa Nova.

Prefeitos de Encanto, Itaú, Umarizal e Severiano Melo não foram apenas reeleitos; "esmagaram" opositores nas urnas com grandes maiorias.

Em pelo menos quatro cidades do Alto Oeste alguns prefeitos não só conseguiram renovar o mandato; foram além, simbolicamente, esmagando os adversários nas urnas com largas vantagens de diferença.

Começando pela cidade de Encanto, Alberone Néri (PL) foi reeleito com 2.881 votos (65,09%), contra 1.545 (34,91%) de Marcio Pereira (MDB), portanto, maioria de 1.336 sufrágios.

Na cidade de Itaú, Dr. André Júnior (PP) se reelegeu de forma tranquila, obtendo 3.031 votos (68,47%), 1.635 a mais que o candidato derrotado Ciro Bezerra (PODEMOS), que obteve 1.396 (31,53%).

Em Umarizal, Raimundo Pezão (PP) renovou o mandato obtendo 5.763 votos (79,33%) enquanto que a segunda colocada Elijane (UNIÃO) empalmou 1.502 (20,67%) - diferença estrondosa de 4.261.

Por fim, no município de Severiano Melo, Jacinto Carvalho (UNIÃO) suplantou o segundo colocado, Dr. Dagoberto Bessa (PSD), impondo-lhe uma maioria de 609 votos. Jacinto ficou com 3.420 (54,89%) e Dagoberto chegou aos 2.811 votos (45,11%).

Ao contribuir para eleição de sucessor, Prefeito Bruno Anastácio se consagra politicamente em Rafael Fernandes como um dos melhores gestores da cidade nos últimos anos.


É claro que a expressiva vitória de Benilton Anastácio (UNIÃO) deflagrada nas urnas neste domingo (06) representa que o candidato do grupo situacionista demonstrou ter sido a melhor escolha feita pelo atual prefeito Bruno Anastácio para sucedê-lo a partir de janeiro de 2025.


No entanto, vale relembrar que as duas excelentes gestões de Bruno Anastácio à frente da Prefeitura de Rafael Fernandes com altíssima aprovação popular contribuiu de forma decisiva para a continuidade da hegemonia política da família Anastácio no município.

Ao longo dos anos, a população de Rafael Fernandes assistiu a uma verdadeira revolução administrativa na cidade, tanto com ações inovadoras de Bruno Anastácio para o desenvolvimento da cidade quanto outras que garantiram a estabilidade financeira da gestão, o cumprimento fiel dos deveres com servidores, fornecedores e parceiros administrativos.

Há quem diga que o prefeito Bruno, logo após um merecido descanso, após deixar o comando do Poder Executivo, já está no foco das lideranças políticas da capital do Estado como um grande líder regional com potencial para apoiar ou, quem sabe, enveredar por caminhos mais audaciosos.

Agora, devemos frisar que se a união do grupo situacionista de Rafael Fernandes perdurar, a cidade continuará inserindo nomes no cenário político do RN na condição de protagonistas, como no caso, do prefeito Bruno Anastácio.

Com 72,70% dos votos válidos, Benilton Anastácio é eleito para comandar Prefeitura de Rafael Fernandes pelos próximos quatro anos.


Os candidatos Benilton Anastácio (União), e Marlla Carneiro (PL), foram eleitos prefeito e vice-prefeito, respectivamente, neste domingo (06), no município de Rafael Fernandes.

Com 3.119 votos o que corresponde à 72,70% contra 27,30% (1.171) do candidato da oposição Luizinho (PSD), Benilton e Marlla foram eleitos com a maioria histórica de 1.948 votos, a maior já registrada no município. 

A chapa situacionista também obteve êxito no legislativo, já que das nove vagas o novo prefeito eleito terá em sua base aliada, seis representantes na Câmara Municipal, sendo eles: Clodoaldo Anastácio, Ariklene Torres, Charles Rêgo, Marcel Alexandre, Pastor Cícero e Hélida Costa. 

Após o resultado das urnas, a "nação bacurau" saiu às ruas de Rafael Fernandes para comemorar a vitória, conduzindo nos braços o filho caçula do saudoso ex-prefeito Nicodemos Anastácio (in memoriam), detalhe: o mais jovem eleito para o cargo do Poder Executivo dos próximos 04 anos. 

Durante toda a campanha, o favoritismo dos candidatos Benilton e Marlla, deixava nítido o resultado expressado nas urnas neste último domingo. Já a oposição mostrou-se enfraquecida desde o início, quando teve dificuldades até mesmo para a escolha de chapa, sendo esta rejeitada pela maioria de seus aliados. 

O povo de Rafael Fernandes mostrou mais uma vez que não quer mais a "velha política", que durante décadas governou o município de forma desastrosa, com representantes focados apenas no seus interesses pessoais, deixando a população desassistida.

Leandro Rêgo derrota Prefeito Célio de Elizeu em eleição acirradíssima; Alyson Colaça obteve votação sofrível em São Miguel.


Fortes emoções em torno da apuração de votos relacionada às eleições municipais de São Miguel, neste domingo (06). Em uma disputa acirradíssima até a abertura das últimas urnas o grande vencedor da disputa médico Leandro Rêgo (UNIÃO) conseguiu derrotar o atual prefeito Célio de Elizeu (PT) com uma maioria de apenas 211 votos.

Leandro Rêgo (UNIÃO) conseguiu 7.371 votos (49,86%) enquanto que Célio de Elizeu amealhou 7.160 (48,43%). O terceiro colocado, Alyson Colaça (PDT) ficou com 253 (1,71%); votação sofrível, já que o postulante ocupava o cargo de vereador no município (eleito em 2020).

A corrida eleitoral em São Miguel ficou marcada pelo desencontro de resultados de pesquisas às vésperas da eleição, mas no final Dr. Leandro saiu vencedor ao lado de seu candidato a vice-prefeito Dr. Acácio Filho (UNIÃO), que é filho do ex-prefeito e médico Acácio Campos.

Precisamos salientar que na reta final da campanha o deputado estadual Galeno Torquato (PSDB) "mergulhou de cabeça" em apoio a Leandro Rêgo e Acácio Filho, algo que foi encarado com um dos fatores decisivos para esta vitória emocionante.

Mas nem tudo é festa para a dupla Leandro e Acácio, que não conseguiram eleger a maioria dos vereadores eleitos e terão que se desdobrar para aplacar os ânimos dos adversários na próxima legislatura da Câmara Municipal, em uma cidade claramente dividida politicamente.

Boa sorte aos eleitos na majoritária, e serenidade para aqueles que ocuparão as 11 cadeiras no Poder Legislativo da cidade serrana.

Marianna e Lara vão administrar Pau dos Ferros com uma bancada de nove vereadores; grupo de oposição elegeu apenas quatro candidatos.


As candidatas eleitas em Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD) e Lara Figueiredo (MDB), prefeita e vice-prefeita, respectivamente, obtiveram uma vitória tão expressiva ao ponto de conseguirem emplacar nove candidatos para ocupar assentos no Parlamento Municipal, uma maioria de bancada suficiente para dar sustentação e governabilidade para mais quatro anos da atual gestão.

Jaime Carvalho (PSD) 1.249 votos, Karigina Maia (PSD) 892, Aldacéia Oliveira (PT) 859, Gugu Bessa (PSD) 861, Bolinha Aires (PSD) 719, Galego do Alho (PSD) 709, Sargento Monteiro (UNIÃO) 641, Deusivan Santos (PSD) 608 e Alany (UNIÃO) foram os vencedores do grupo situacionista.

Já o grupo de oposição elegeu apenas quatro candidatos: Reginaldo Alves (PP) 734 votos, Gordo do Bar (PSDB) 604, Gilson Rêgo (PSDB) 535 e Domiciana Lopes (PP) com 465.

Não temos certeza, mas há quem diga que um dos quatro eleitos pela oposição, com o passar do tempo, poderá migrar para o lado da prefeita reeleita Marianna Almeida. 

No entanto, trata-se de uma especulação de bastidores. Porém, em política isto não seria algo surpreendente; já aconteceu vários casos semelhantes no passado.

O certo é que a prefeita Marianna tem tudo para realizar um segundo mandato bem além das expectativas, haja vista o cenário futuro de governabilidade tranquilo, somando-se aí aos parceiros políticos estaduais de Pau dos Ferros, que terão a obrigação de enviar mais investimentos para o município. Até porque, 2026 é logo ali... 

Pau dos Ferros: Marianna Almeida vence Leonardo Rêgo com surpreendentes 4.558 votos de maioria; Prefeita foi reeleita obtendo votação histórica no município.


Confirmando a tendência apontada por todos os institutos de pesquisas, a prefeita Marianna Almeida (PSD) foi reeleita, no pleito deste domingo (06), obtendo uma votação histórica em Pau dos Ferros, aplicando uma chamada "surra de votos" no seu adversário Leonardo Rêgo (PP) de 4.558 votos de maioria, algo jamais visto na história política do município.

Marianna Almeida obteve 11.045 votos (63,00%) enquanto que Leonardo Rêgo alcançou 6.487 (37,00%). Vale salientar que nenhum candidato à prefeitura de Pau dos Ferros jamais havia chegado perto de ultrapassar a barreira de 11 mil votos, fato inédito e expressivo que consolidou de vez a força eleitoral da gestora pau-ferrense.

Por outro lado, o ex-prefeito Leonardo Rêgo amargou a sua terceira derrota consecutiva (2020,2022 e 2024), sendo esta, talvez, a que tenha sinalizado para o filho do ex-deputado Getúlio Rêgo que sua rejeição popular não lhe permite vislumbrar tão cedo um possível retorno a um cargo eletivo; ele vai ter que arrumar um emprego mesmo!

Devemos considerar também que tamanha vitória do grupo situacionista também contou com a influência política do ex-prefeito Dr. Nilton Figueiredo, cuja sua filha Dra. Lara Figueiredo (MDB) se tornou vice-prefeita e, notadamente, durante a campanha demonstrou uma empatia enorme com a população e um estilo de fazer política muito semelhante ao da prefeita reeleita. Cá pra nós, uma dupla perfeita e que precisa manter a afinidade permanente no campo administrativo, já que uma vitória tão emblemática como essa representa o desejo de um povo de que todas as promessas sejam cumpridas na prática.

A senadora Zenaide Maia (PSD), a governadora Fátima Bezerra (PT), o vice-governador Walter Alves (MDB), o deputado federal Benes Leocádio (UNIÃO) e o deputado estadual Galeno Torquato (PSDB) foram os nomes fortes em nível estadual que deram suporte para Marianna Almeida e Lara Figueiredo conquistarem o êxito eleitoral.

Agora o momento é de comemoração, agradecimentos e muitos abraços. Não vou estragar a festa das vencedoras opinando sobre o futuro, até porque a história está sendo escrita no presente. Parabéns aos vencedores e respeito; muito respeito para com os perdedores. Democracia plena é assim.

Ministério Público do RN promove reunião virtual para ajustes finais para o pleito do próximo domingo.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) promoveu na manhã desta sexta-feira (04) uma reunião virtual para fazer os ajustes finais para as eleições que serão realizadas neste domingo (06). 

O encontro foi conduzido pela procuradoria geral de Justiça, Elaine Cardoso, e contou com a presença de promotores eleitorais e representantes da Ministério Público Federal no RN (MPF), do Ministério Público do Trabalho no RN (MPT), da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defessa Social (Sesed) e da Polícia Militar (PM).

O MPRN irá atuar em regime de plantão permanente neste final de semana. "Foi uma reunião muito proveitosa, onde pudemos reforçar a importância da atuação articulada entre as instituições para a garantia do exercício do voto, com transparência e fiscalização efetiva para o bom desenvolvimento do pleito nas eleições municipais", falou Elaine Cardoso.

O promotor de Justiça Mariano Lauria, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do gabinete de Segurança Institucional (GSI) do MPRN, mostrou todo o suporte que será empregado para garantir o apoio aos promotores eleitorais.

O ouvidor geral do MPRN, promotor de Justiça Rodrigo Pessoa, falou sobre o trabalho em regime de plantão no período das Eleições 2024. A população pode realizar denúncias, identificar o promotor eleitoral responsável pela sua cidade, além de tirar dúvidas sobre a atuação eleitoral, via WhatsApp, e ligação para o contato (84) 99994-6057, no horário das 8h às 17h, durante o fim de semana.

Além de dezenas de promotores eleitorais e integrantes do Gaeco/MPRN, participaram da reunião a procuradora Eleitoral Clarisier Azevedo; o procurador-chefe do MPT, Antônio Gleydson Gadelha de Moura; o delegado regional de Polícia Judiciária, Santiago Gabriel Hounie; o superintendente da PRF no RN, Péricles Venâncio dos Santos, o secretário da Segurança Pública, coronel Francisco Araújo; o secretário-adjunto da Sesed, Osmir Monte; o comandante da PM, coronel Alarico Azevedo; e o subcomandante da PM, coronel Zacarias Mendonça.

Governo do RN apresenta plano de segurança pública para as eleições 2024; mais de 12 mil agentes deverão atuar na segurança em todo o Estado.

O Governo do Rio Grande do Norte apresentou nesta sexta-feira (04), em coletiva de imprensa, o plano de segurança pública para a Operação Eleições 2024. O esquema vai reforçar a segurança em todos os 167 municípios do estado, com um investimento de quase R$ 10 milhões. O primeiro turno das eleições municipais será realizado neste domingo (06).

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) informou que utilizará a mesma estratégia de eleições anteriores, empregando mais de 12 mil agentes, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e o Instituto Técnico-Científico de Perícia. Todos os servidores disponíveis, exceto aqueles de férias ou em licença médica, foram convocados para atuar no pleito.

Para viabilizar o emprego de todo esse efetivo, o governo investiu cerca de R$ 10 milhões em diárias operacionais. A Operação também contará com o apoio da Polícia Penal, guardas municipais, além de forças federais como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Neoenergia Cosern.

Segundo o coronel Francisco Araújo, titular da SESED, o planejamento está pronto para garantir a segurança em todos os 167 municípios, cobrindo 60 zonas eleitorais e mais de 1.500 locais de votação. Além disso, o acompanhamento das operações será feito em tempo real, através do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), que será ativado no domingo (6). 

O CICCE será coordenado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), garantindo a gestão rápida de qualquer ocorrência relacionada ao pleito eleitoral.

Diversos Municípios do RN, incluindo Pau dos Ferros, participarão de pesquisa nacional sobre violência em atendimentos hospitalares.

A partir da próxima quinta-feira (10/10), diversas cidades do Rio Grande do Norte, incluindo Natal, Macaíba, Parnamirim, São José do Mipibu, Açu, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros, serão alvo da 6ª edição da pesquisa Viva Inquérito, que busca traçar o perfil de vítimas de violência e acidentes.


Profissionais treinados e identificados entrevistarão pacientes em unidades de urgência e emergência para identificar fatores de risco e propor medidas preventivas.

Em 2024, o Viva Inquérito contará com uma amostra representativa dos serviços de urgência e emergência de todo o país. A seleção dos serviços de saúde participantes foi realizada por meio de sorteios aleatórios com base em critérios científicos. Esta edição esteve em fase de pré-teste ao longo de todo o mês de setembro, com o início oficial do estudo no dia 10 de outubro.

O Ministério da Saúde entrou antes em contato com os hospitais selecionados para participar da pesquisa. Os coletadores de informações estarão identificados com crachás e roupas com logos do Viva Inquérito e apresentarão ofícios do Ministério da Saúde nos serviços em que serão realizados o estudo. A pesquisa tem a aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conepe).

Não haverá blitz, nem apreensões de veículos nas rodovias federais durante as eleições.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia à zero hora deste sábado (05) a Operação Eleições 2024, que se estenderá até às 23h59 de domingo (06). 

A ação será em todas rodovias federais e não haverá blitz, nem apreensões administrativas de veículos no fim de semana de eleições.

A determinação do diretor-geral da PRF, Fernando Oliveira, atende a portaria conjunta publicada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A PRF vai priorizar a fluidez do trânsito, a livre movimentação dos eleitores e intervir somente em casos de infrações graves ou de risco iminente à segurança dos cidadãos.

"O voto é um direito fundamental, e a PRF está comprometida em garantir que todos possam exercer esse direito sem impedimentos. A atuação será focada em manter as estradas livres", explica o diretor-geral da PRF.

Candidato a Vereador Márcio Morais se destaca na campanha de Apodi com propostas viáveis e tem grandes chances de ser eleito nas eleições do próximo domingo (06).

O candidato a vereador Márcio Morais (PP) se destacou na campanha política do município de Apodi, período em que apresentou um plano de ações e propostas viáveis, através de vários vídeos em suas redes sociais.


Dentre as várias propostas pelo candidato a vereador, está a Criação de uma Casa de Recuperação para Dependentes Químicos, Guarda Municipal, Programa Municipal de acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas de baixa renda, implantação de um Restaurante Popular no Bairro Lagoa. Seca que atenderia Baixa do Caic, Garilandia, Bacurau II, Cruz de Almas, dentre outros.

Além de ser agente policial, Márcio é jornalista, pedagogo, escritor, e entende, como ninguém, quais problemas afetam diariamente a vida das pessoas.
 
E foi justamente para aumentar a projeção popular na Câmara Municipal que ele aceitou sair candidato nas eleições deste ano. A candidatura de Márcio vai proporcionar ao eleitor, a escolha certa para ser voz atuante no Legislativo em defesa dos interesses coletivos.

"Vou lutar na Câmara Municipal pelas propostas que apresentei durante toda campanha nos Programas Eleitorais, nas caminhadas em bairros e comunidades rurais e nas minhas redes sociais, pois são propostas viáveis e que vão melhorar a qualidade de vida do apodiense", destacou Márcio Morais

"Não quero entrar na política para ser mais um, quero fazer o diferencial. Um mandato deve ser baseado em ideias, compromissos, metas e respeito ao povo", finalizou Morais.

Marianna Almeida e Lara Figueiredo encerram campanha realizando comício histórico no Bairro Riacho do Meio e arrastando multidão gigantesca pelas ruas de Pau dos Ferros.

A chapa encabeçada por Marianna Almeida (PSD) e Lara Figueiredo (MDB) realizou na noite desta quarta-feira (0210), véspera de feriado, uma das maiores mobilizações políticas da campanha de 2024 em Pau dos Ferros.


Batizada como "Passeata da Vitória", a mobilização teve início com a realização de um grande comício na rua Joel Praxedes, no Bairro Riacho do Meio. Logo após os discursos, um verdadeiro "mar de gente" saiu em passeata pelas ruas da cidade, culminando com a tradicional descida na Avenida da Independência e enceramento no Largo da Cultura.

Em seu discurso, Marianna e Lara agradeceram o empenho e participação de todos no processo eleitoral e reafirmaram o compromisso de continuar trabalhando por Pau dos Ferros no próximo governo.

"Há quatro anos, pedia um voto de esperança e aposta. Hoje, peço o voto de reconhecimento pelo o que fizemos até aqui e pela confiança conquistada para continuarmos avançando em mais políticas públicas que valorizem nossa cidade e nossa gente", disse Marianna.

"Essa multidão que nos acompanhou da primeira passeata até esta é sinônimo de uma grande responsabilidade que eu e Marianna carregamos. Tenham a certeza de que nossa prefeita agora terá uma vice que vai somar na política e na administração. Será uma gestão linda, feita com vocês e por vocês!", afirmou Lara.

A "Vigília Passeata da Vitória" contou com a presença dos 50 candidatos a vereadores da coligação, além de Gilton Sampaio, representando a Governadora Fátima Bezerra (PT), do médico Dr. Matheus Maia (PRD), do presidente do PRD de Pau dos Ferros, Thales Fernandes, do ex-prefeito Dr. Nilton Figueiredo (MDB) e do Deputado Estadual Galeno Torquato (PSDB).

RN registra mais de 140 renúncias de candidaturas para as eleições 2024; veja onde mais ocorreu.

Faltando menos de uma semana para o primeiro turno das Eleições 2024, a Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte já registrou mais de 140 renúncias de candidaturas no estado.

Os casos são de candidatos que se registraram para disputar uma das vagas de prefeito, vice-prefeito ou vereador, mas desistiram do pleito.

A Justiça também tem mais de 60 candidaturas indeferidas, porém, na maioria dos casos, os interessados ainda permaneciam em fase de recurso.

O total de 143 renúncias representa 1,86% das 7.685 candidaturas registradas neste ano no RN.

A cidade que mais registrou candidaturas renunciadas foi Lagoa Salgada, com nove. Entre as principais cidades, Parnamirim teve 7 renúncias e Natal e Mossoró, 4.

Instituto Data Census divulgará resultado de pesquisa sobre a disputa eleitoral em Itaú na próxima sexta-feira (04).

O Instituto Data Census vai divulgar o resultado de uma levantamento sobre a disputa eleitoral na cidade de Itaú. A pesquisa foi devidamente registrada junto à Justiça Eleitoral sob o número RN-02279/2024.

O Data Census entrevistou 400 eleitores nas zonas urbana e rural do município nos dias 30/09 (segunda-feira) e 1º/10 (terça-feira) e foi contratada pela empresa mossoroense SAG10 Comunicação pelo valor de R$3 3.000,00. A divulgação deverá acontecer na próxima sexta-feira (04).

O nível de confiança estimado do levantamento é de 95% e com margem de erro estimada em 4,8 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados obtidos.

Ainda não tomamos conhecimento sobre qual veículo de comunicação divulgará a pesquisa que, por sinal, será a única levada ao conhecimento público do eleitorado de Itaú, que acompanha a chegada da fase final de uma campanha eleitoral considerada por muitos como a mais "gelada" na história do município.

Tres pesquisas de institutos diferentes estão para ser divulgadas na véspera da eleição em São Miguel. Justiça Eleitoral tem obrigação de fiscalizar levantamentos com o devido rigor legal.

A Justiça Eleitoral da Comarca de São Miguel deve fiscalizar e analisar com o devido rigor legal a credibilidade e os dados amostrais que os institutos de pesquisa Sensatus, Data Census e Qualittá lançaram no site do TSE, antes da divulgação dos respectivos resultados que serão levados ao conhecimento público no próximo sábado (05), na véspera da eleição.

Não estamos em campanha ou guerra contra nenhuma empresa de levantamento estatístico, pelo contrário, continuo acreditando que pesquisa eleitoral idônea é a forma mais próxima de obtermos o cenário real de uma disputa pelo voto. No entanto, o eleitor micaelense poderá se dirigir às urnas no domingo (06) com a influência de resultados divergentes que, evidentemente, mais confunde o eleitor do que ajuda.

À distância, observo de forma empírica que na referida cidade serrana há um claro clima de acirramento eleitoral, mas há quem diga que tem instituto "trocando as bolas", manipulando números e a essa altura quase ninguém em São Miguel está levando a sério o resultado apontado por qualquer sondagem.

Este fato é lamentável, já que o eleitor tem o direito à informação com credibilidade; tolerando até erros, desde que dentro de uma margem de erro já estimada. O que não pode acontecer é o total embaralhamento de dados, em um único dia, fato que está causando estarrecimento na sociedade de forma geral.

Aguardemos pelo desenrolar dos acontecimentos.

Marianna e Lara chegam à fase final da campanha liderando todas as pesquisas divulgadas; para os adversários resta questionar os números, já que não existem levantamentos divergentes. Domingo saberemos a vontade do povo!

Afirmo sempre que não existe campanha ganha ou perdida antes da abertura das urnas que, no caso, acontecerão no próximo domingo (06/10), após às 17 horas, com a divulgação dos resultados oficiais.

Em Pau dos Ferros, pelo modo científico de observação de uma campanha eleitoral, que é a análise da divulgação de várias pesquisas registradas e divulgadas junto à Justiça Eleitoral, tem-se que a favorita para vencer a peleja eleitoral é a prefeita e candidata à reeleição Marianna Almeida (PSD), que tem como candidata a vice-prefeita a jovem médica Lara Figueiredo (MDB).

Vale ressaltar que vários institutos passaram por Pau dos Ferros e, sem exceção, todos apontaram vantagem de Marianna Almeida em relação ao seu adversário Leonardo Rêgo (PP). Dentre esses institutos, apenas um foi alvo de questionamento judicial: SENSATUS; os demais passaram ilesos. Só para se ter uma ideia, os dois últimos institutos a divulgarem resultados foram o SETA e o TSDois. Ambos cravaram uma diferença enorme entre as intenções de votos destinados à prefeita em relação ao ex-prefeito.

É claro que os correligionários de Marianna amaram os números, enquanto que os eleitores de Leonardo detestaram e até utilizaram o livre direito de expressão nas redes sociais para questionar tais pesquisas e, consequentemente, permanecerem confiantes na vitória no próximo domingo. Nada anormal, afinal de contas, quem "jogaria à toalha" antes das apurações? Quase ninguém.

Pois bem. Com pesquisa ou sem pesquisa, ansiedades à parte, o certo mesmo é que estamos próximos de constatar a verdade das urnas. Vencerá o(a) mais votado(a), nem sempre a melhor opção. Isso é democracia plena, o eleitor vota em quem quer!

Após as 17 horas de domingo, independente do resultado, fica o nosso desejo para que tudo termine em paz. A vida de ninguém vale mais do que uma eleição, até porque, na próxima todos queremos estar gozando de saúde plena para exercer o nosso direito como cidadão novamente. A sorte está lançada!

Governo do RN vai ofertar transporte gratuito no primeiro turno das eleições.

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou a gratuidade no transporte rodoviário intermunicipal e metropolitano para o primeiro turno das eleições municipais de 2024. A medida, que busca garantir o deslocamento dos eleitores potiguares, será válida durante o fim de semana da votação. O investimento previsto para essa ação é de R$ 600 mil, visando beneficiar mais de 2,6 milhões de eleitores, conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Seguindo os moldes das eleições de 2022, a governadora Fátima Bezerra assinou um decreto que assegura a utilização gratuita do transporte coletivo intermunicipal semiurbano para todos os cidadãos. O decreto será publicado nesta terça-feira (1º), permitindo que os eleitores retirem seus bilhetes a partir de quarta-feira (02) nos guichês das empresas de transporte, mediante apresentação de documento de identificação e comprovante de local de votação, como o título de eleitor ou e-Título.

A gratuidade será válida para viagens realizadas no sábado (05), com retorno até as 7h da segunda-feira (07). No caso da região metropolitana de Natal, o benefício estará disponível apenas no domingo (06).

A iniciativa visa facilitar o acesso ao domicílio eleitoral de eleitores que votam em municípios distintos do local onde residem. De acordo com Adriano Oliveira, secretário adjunto da Sethas, o programa teve sucesso em 2022, com mais de 15 mil eleitores utilizando o transporte gratuito. A expectativa para 2024 é que esse número aumente em até 15%, o que exigirá uma ampliação na oferta de veículos, estimando-se a utilização de 35 a 40 ônibus por dia durante o fim de semana eleitoral.

Os eleitores poderão retirar as passagens nas rodoviárias a partir desta quarta-feira (02) até sexta-feira (04), nos guichês das empresas associadas à Transpasse. O benefício contempla tanto o transporte convencional quanto serviços opcionais no sistema rodoviário intermunicipal.

2,4 milhões de potiguares escolhem prefeitos no próximo domingo (06); RN teve aumento de mais de 200 mil eleitores aptos a votar.

Entramos na última semana antes do primeiro turno das eleições municipais de 2024. Para este ano, o Rio Grande do Norte contou com um aumento de mais de 200 mil eleitores aptos a votar se somarmos o número das 167 cidades do estado.

A quantidade de cidadãos do RN que podem ir às urnas no próximo domingo, dia 6 de outubro, será de 2.649.282, dos quais, 94% já têm biometria cadastrada. O número de eleitores aptos neste pleito é maior que o de 2020, quando tínhamos 2.447.178 eleitores. Do total deste ano, 575.629 estão cadastrados só em Natal.

Ainda sobre a quantidade de eleitores, no RN serão 35.405 que declaram algum tipo de deficiência. Os três tipos de deficiência com o maior número de registro são as de locomoção (9.822 eleitores), visual (6.808), e auditiva (4.817).

A tendência de aumento do número de eleitores não foi seguida na quantidade de candidatos. Neste ano, 7.685 pessoas apresentaram candidatura a algum cargo em uma das cidades do RN, o que representa uma redução de 27% em comparação com o ano de 2020, quando tivemos 10.557 candidatos. A maioria das candidaturas é ao cargo de vereador. 

Em todas as cidades do RN são 6.900 candidatos para 1.657 vagas nos poderes legislativos municipais. Para o cargo de prefeito foram registrados 392 candidatos, e 393 para vice-prefeito, do total de 167 vagas para cada um. 

O Rio Grande do Norte possui, nas eleições de 2024, 60 zonas eleitorais, sendo 8.114 seções instaladas em 1.537 locais de votação. Neste ano serão 39.372 mesários e pessoal de apoio trabalhando para a realização das eleições nos 167 municípios potiguares. No total, 8.420 urnas eletrônicas estarão à disposição do eleitorado potiguar, das quais, 2.918 são do modelo de 2022, 4.032 do modelo de 2020, 1.254 do modelo de 2015, e 216 do modelo de 2013.

Quem não votou na última eleição pode votar em 2024? Entenda as regras.

Para participar das eleições municipais que acontecem em 6 de outubro, os eleitores brasileiros precisam estar com suas obrigações em dia com a Justiça Eleitoral. Quem não votou nas eleições de 2022 ainda pode ter a chance de exercer o direito de voto este ano, desde que tenha justificado a ausência dentro dos prazos estabelecidos.


A justificativa para quem faltou ao primeiro turno das eleições de 2022 deveria ter sido feita até 1º de dezembro daquele ano. Já os eleitores que não votaram no segundo turno, nas localidades em que houve, tinham até 9 de janeiro de 2023 para regularizar a situação.

Caso o eleitor não tenha apresentado justificativa dentro desses prazos, foi necessário o pagamento de uma multa. Para poder votar nas eleições de 2024, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que o pagamento dessa multa deveria ter sido feito até 8 de maio de 2024. Quem não quitou a penalidade até essa data não poderá participar das eleições deste ano.

Os eleitores que não votaram nas últimas três eleições consecutivas, não justificaram a ausência e também não pagaram as multas correspondentes, estão com o título eleitoral cancelado. Isso significa que não poderão votar em 2024. Vale lembrar que, para a Justiça Eleitoral, cada turno de uma eleição conta como uma eleição separada.

Os eleitores podem consultar a situação do título pelo Portal do TSE ou pessoalmente em uma unidade da Justiça Eleitoral. Para realizar a consulta online, basta acessar a aba "Serviços" e clicar em "Situação Eleitoral". O eleitor deve, então, inserir o número do CPF e clicar em "Consultar".

Se a situação do título estiver "regular", o eleitor está apto para votar. Caso contrário, se o status aparecer como "cancelado", será necessário regularizar a situação para participar das eleições de 2026.

Marianna e Lara anunciam vigília "Passeata da Vitória" para esta quarta-feira (02), no Bairro Riacho do Meio. Percurso inclui descida tradicional pela Avenida Independência.


A campanha de Marianna Almeida (PSD) e Lara Figueiredo (MDB) está divulgando as últimas agendas para estes dias que antecedem as eleições.

Nesta segunda-feira (30), as candidatas anunciaram a Vigília "Passeata da Vitória", que vai acontecer na rua Joel Praxedes, no bairro Riacho do Meio, com concentração a partir das 18h30.

"Vamos terminar nossa campanha do jeito que iniciamos: ao lado do nosso povo e em paz, como todo processo democrático deve ser. Vai ser lindo e contamos com todos vocês nesse momento celebrativo que, se Deus e o povo permitirem, vai anteceder nossa reeleição nas urnas no próximo dia 6 de outubro", disse Marianna.

O percurso da passeata da vigília vai envolver o seguinte itinerário: Rua Joel Praxedes, trecho da rua Vereador Gonçalo Sampaio, rua 13 de Maio, rua Joaquim Torquato, rua Des. Jaime de Aquino, Avenida da Independência, Rua 15 de Novembro e finalizando no Largo da Cultura.

Eleições 2024: eleitores não podem ser presos a partir desta terça-feira (1º); exceções são para prisão em flagrante delito.

Os eleitores não poderão ser presos ou detidos a partir desta terça-feira 1º, cinco dias antes do primeiro turno das eleições municipais de 2024, que será realizado no próximo domingo 6. A medida valerá até terça-feira (08), 48 horas após o encerramento da eleição.


De acordo com o Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), no Artigo 236, as exceções são para prisão em flagrante delito; em virtude de sentença condenatória por crime inafiançável; ou por desrespeito a salvo-conduto.

No caso de detenção nesse período, a pessoa será imediatamente conduzido à presença do juiz competente, que verificará a legalidade da prisão. Caso o crime não se encaixe em uma das três situações citadas, a prisão será relaxada.

O mesmo artigo também prevê que os mesários e candidatos não podem ser detidos ou presos, salvo em razão de flagrante, pelo período de 15 dias antes da eleição, em vigor desde 21 de setembro.

Benilton Anastácio e Marlla Carneiro levaram multidão as ruas de Rafael Fernandes, em comício realizado no último sábado (28).

Os candidatos Benilton Anastácio (União) e Marlla Carneiro (PL), realizaram no último sábado (28), o comício de encerramento da campanha de 2024, levando uma multidão as ruas de Rafael Fernandes. 

Milhares de pessoas participaram da mobilização que teve início por volta das 20h, com o comício no largo da quadra poliesportiva, que em seguida desceram em passeata por algumas das principais ruas da cidade, até a praça da matriz onde houve o encerramento.

Os discursos aconteceram no palco montado ao lado da quadra poliesportiva, e contou com a presença de lideranças locais como; o atual prefeito Bruno Anastácio, o vice-prefeito Sérgio Sena, o ex-prefeito; Mário Oliveira, o ex-vereador Antônio Filho, e os nove candidatos a vereadores que compõem a coligação "O povo vai vencer de novo".

Em suas palavras de agradecimento Benilton e Marlla reafirmaram o compromisso de trabalhar com seriedade, responsabilidade e zelo com o povo rafaelense.

Durante sua fala o prefeito Bruno Anastácio, que recebeu da população uma bela homenagem com falas de familiares e correligionários que enviaram suas mensagens através de vídeos e mostrados em telão, agradeceu à todos os presentes, pelo carinho e apoio ao longo destes 08 anos em que está à frente do executivo municipal.

"Me faltam até palavras para agradecer todo esse carinho que vocês têm por mim, e tenham a certeza que vocês estarão votando na continuidade do progresso e desenvolvimento da nossa cidade, e peço ainda que no próximo dia 06, votem casado para que possamos ter representantes na Câmara Municipal que realmente pensam no bem estar da população. Muito obrigado Rafael Fernandes, eu amo vocês", disse o gestor.

Reta final de campanha: Vice-governador Walter Alves visitou treze municípios no fim de semana.

No último fim de semana de campanha para as Eleições 2024, o vice-governador e presidente do MDB-RN Walter Alves intensificou a agenda pelo Rio Grande do Norte e visitou treze municípios em três dias. De sexta a domingo, Walter percorreu municípios de várias regiões do estado, reforçando o apoio a candidatos do MDB e alianças locais.


Com as visitas, Walter Alves reafirmou o compromisso com o fortalecimento das candidaturas do MDB a prefeito, vice-prefeito e vereadores, e com o desenvolvimento dos municípios potiguares. "Em todos os municípios visitados, o MDB tem passado, presente e, principalmente, futuro para ajudar a população a viver melhor", destacou.

Na sexta-feira, dia 28, Walter passou pelas cidades de Serra Caiada, São Vicente, Equador e Jardim do Seridó, onde participou de reuniões e eventos com lideranças e candidatos a prefeito do MDB.

O sábado, dia 29, foi marcado por visitas a Ipueira, São João do Sabugi, Pau dos Ferros, Frutuoso Gomes e Rafael Godeiro. Além de participar de passeatas e comícios, Walter conversou com lideranças locais e prefeitos de outras cidades como Tututa, de Luís Gomes, e Ivanildinho, de Timbaúba dos Batistas.

Encerrando a maratona de visitas, no domingo, dia 30, Walter Alves esteve em Paraná, Major Sales, Rodolfo Fernandes e Areia Branca. Em todos os municípios, Walter reforçou a importância de eleger candidatos comprometidos com o desenvolvimento local e destacou o papel do MDB na construção de uma agenda positiva para o Rio Grande do Norte.

Direito de Resposta concedido à Coligação "PRA CUIDAR DO POVO" sobre matéria veiculada em nossa página sobre denuncismo eleitoral.

Direito de Resposta

A Coligação "Pra Cuidar do Povo", por meio de seus representantes, vem a público esclarecer que as acusações veiculadas nas redes sociais e no site de Clodoeudes Fernandes, na data de 26/09/2024, afirmando que o grupo de oposição em Pau dos Ferros estaria utilizando "denuncismo eleitoral" e
"fake news" para prejudicar a campanha de reeleição de Marianna Almeida e Lara Figueiredo, são absolutamente falsas e infundadas.

É importante destacar que todas as ações movidas pela coligação, no âmbito eleitoral, têm como base direitos constitucionais garantidos a todos os cidadãos brasileiros, incluindo o direito de petição e de acesso ao Poder Judiciário, conforme estabelecido nos incisos XXXIV e XXXV do artigo 5º da Constituição Federal. Não há, portanto, qualquer prática irregular ou caluniosa em buscar a justiça para discutir os pontos que consideramos relevantes no processo eleitoral.

Reiteramos nosso compromisso com a verdade e com o devido processo legal, bem como com o respeito às regras democráticas que orientam a disputa eleitoral. Em vez de atacar ou difamar, nosso foco está em propor soluções concretas para o bem-estar da população de Pau dos Ferros, especialmente nas áreas que mais necessitam de cuidado e atenção. 

Lamentamos que acusações inverídicas e sem fundamento estejam sendo utilizadas para desviar o debate eleitoral do que realmente importa: as propostas e projetos para o desenvolvimento de nossa cidade e a melhoria da qualidade de vida de nossa população.

Por fim, a Coligação "Pra Cuidar do Povo" reitera seu respeito ao processo democrático e reafirma que continuará buscando o debate limpo e honesto, sem recorrer a práticas que desrespeitem a dignidade dos envolvidos na disputa eleitoral.

Pau dos Ferros/RN, 27 de Setembro de 2024.
Coligação para cuidar do povo.

Marianna Almeida e Lara Figueiredo levam multidão às ruas de Pau dos Ferros no penúltimo comício da campanha do grupo situacionista.

As candidatas a prefeita e vice-prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD) e Lara Figueiredo (MDB), realizaram na noite deste sábado (28/09) o penúltimo comício da campanha rumo à reeleição. A mobilização reuniu milhares de pessoas, que saíram em passeata pelas ruas da cidade um dia após o debate eleitoral entre as chapas majoritárias do município.

Os discursos aconteceram no bairro Manoel Deodato, ao lado da Quadra de Esportes, e reuniu lideranças estaduais, como o vice-governador, Walter Alves (MDB) e o Deputado Estadual Galeno Torquato (PSDB), lideranças locais, como os ex-prefeitos Fabrício Torquato (UNIÃO), Dr. Nilton Figueiredo (MDB), Dr. Pio (MDB), além de 50 candidatos a vereadores que compõem a Coligação O Poder é do Povo.

Em suas falas, Marianna e Lara prestaram contas do trabalho feito até aqui, anunciaram propostas e repercutiram o debate eleitoral ocorrido uma noite antes. "Estamos firmes na certeza de que o povo livre de Pau dos Ferros sabe separar a verdade de mentiras. Temos trabalho prestado, temos proposta e amor a esse chão. Nossa cidade não tem dono e dia 6 de outubro será a confirmação dessa resposta definitiva à prepotência e arrogância de quem tem um projeto de poder pessoal", afirmou Marianna.

Durante os discursos, também foram mencionados a necessidade da população votar nos vereadores que compõem a base situacionista. "Quando chegarmos na prefeitura, precisaremos de homens e mulheres comprometidos com o nosso projeto e com vocês para continuarmos levando Pau dos Ferro aos rumos do desenvolvimento", disse Lara.

O comício e passeata Azul Folia estava previsto inicialmente para acontecer no bairro Riacho do Meio. Em virtude do falecimento de um pau-ferrense da comunidade, o evento inverteu a localização e a vigília, marcada para a próxima quarta-feira (02/09) será na Rua Joel Praxedes.

Eleições municipais não terão voto em trânsito; eleitores que não puderem votar deverão justificar a ausência em até 60 dias após cada turno.

Os eleitores que não estiverem em suas cidades no primeiro e segundo turnos das eleições municipais, em outubro, não poderão votar, já que o voto em trânsito não é permitido nesse tipo de pleito. O primeiro turno ocorrerá em 6 de outubro, e o segundo, em 27 de outubro, apenas nos municípios com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum candidato alcançar mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno.

Aqueles que não puderem votar deverão justificar a ausência em até 60 dias após cada turno. O eleitor que não justificar a falta pode ser considerado faltoso e, a partir da terceira ausência consecutiva, ter o título de eleitor cancelado.

A justificativa pode ser feita no dia da eleição pelo aplicativo e-Título ou em pontos físicos definidos pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Após o pleito, o eleitor deve preencher um formulário e entregá-lo no cartório eleitoral. As datas limites para justificar são 5 de dezembro de 2024, para o primeiro turno, e 7 de janeiro de 2025, para o segundo.

A multa por ausência é de R$ 3,51 por turno, e a falta de justificativa por três turnos consecutivos pode acarretar no cancelamento do título, impedindo o cidadão de realizar diversas atividades, como tirar passaporte, se matricular em instituições públicas e tomar posse em cargos públicos.

Juiz da 40ª Zona Eleitoral de Pau dos Ferros profere decisão liminar determinando a suspensão do porte e da posse de arma de fogo do Vereador Reginaldo Alves.

O juiz da 40ª Zona Eleitoral de Pau dos Ferros, Dr. Edilson Chaves de Freitas, proferiu decisão liminar suspendendo tanto o porte quanto a posse de arma de fogo do vereador Reginaldo Alves (PP) até 48 (quarenta e oito) horas após o pleito eleitoral de 2024, a fim de garantir a lisura e a segurança do processo eleitoral.

Na concessão da liminar, após a Coligação "O Poder é do Povo" ter impetrado uma demanda judicial em face do parlamentar, o magistrado ainda determinou que o representado deposite a(s) arma(s) no batalhão da polícia Militar de Pau dos Ferros/RN no prazo de 06 (seis) horas após intimado desta decisão, sob pena de multa diária de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

Caso Reginaldo Alves descumpra a ordem judicial, ele poderá sofrer uma multa no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais). Além disso, o juiz mandou dar ciência da decisão liminar ao comando da Polícia Militar de Pau dos Ferros.

A penalidade judicial foi imposta ao policial da reserva e vereador Reginaldo Alves, após ele ter sido flagrado em vídeos e câmeras de segurança fazendo campanha portando sua arma de fogo em punho, algo que causou grande repercussão na cidade.

Somando-se a tudo isso, três pessoas registraram um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil, acompanhadas de um advogado, afirmando que, supostamente, foram alvo de ameaças do vereador Reginaldo.

Sem dúvidas, tal fato representa um grande embaraço para o candidato do grupo oposicionista, que tenta renovar seu mandato no parlamento municipal nas eleições deste ano.

Pesquisa Perfil/Blog do BG aponta liderança de Dr. Leandro na disputa eleitoral em São Miguel, mas revela percentual alto de eleitores indecisos. Alysson e Célio são os mais rejeitados.

O Blog do BG divulgou, nesta sexta-feira (27), a pesquisa realizada pelo Instituto Perfil sobre a disputa eleitoral pela Prefeitura de São Miguel, no Alto Oeste do Estado.

Na espontânea, Dr. Leandro Rêgo (UNIÂO) aparece na liderança com 41,6%, contra 36,8% de Célio de Elizeu (PT). 18,6% estão indecisos, 1,6% branco ou nulo e 1,4% Alysson Colaça (PDT).

Na estimulada Dr. Leandro tem 45%, contra 38,4% de Célio de Elizeu, 13,2% indecisos, 1,8% branco ou nulo e Alysson com 1,6%.

No quesito rejeição, 36% dos eleitores disseram não rejeitar nenhum candidato, 32,2% Alysson, 20,2% Célio, 5,4% não sabe, 4,4% Dr. Leandro e 1,8% rejeita todos.

O Instituto Perfil também mediu o grau de aprovação da gestão de Célio, que possui 45,6% de aprovação. 41,6% disseram reprovar o governo municipal e 12,8% não sabem.

Ainda no levantamento, 34,4% dos eleitores disseram acreditar na vitória de Dr. Leandro, 33,2% na reeleição de Célio, 32% não sabe e 0,4% apostam em Alysson.

A pesquisa foi realizada nos dias 18 e 19 de setembro, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,37% e confiabilidade de 95%, com registro no TSE: RN-03624/2024.

Pesquisa TCM/TSDois: Prefeita Marianna Almeida seria reeleita com 66,7% dos votos válidos. Foram entrevistados 584 eleitores de Pau dos Ferros entre os dias 23 a 25 de setembro.


A TCM apresentou os dados completos de cruzamento na pesquisa TCM/TSDois divulgados na noite desta quinta-feira (26/09).


Além da avaliação dos governos municipal, estadual e federal em Pau dos Ferros, foram apresentadas também as séries históricas, as intenções de voto para a Prefeitura Municipal, os nomes mais citados para a Câmara Municipal, a pesquisa também analisa a intenção de votos por cotas amostrais, série histórica, o cruzamento de prefeito e vereador, aprovação dos governos e o voto, votos válidos e cristalização.

Nos votos válidos, ou seja, retirando branco, nulo e nenhum, Marianna Almeida (PSD) tem 66,7% e Leonardo Rêgo (PP) aparece com 33,3%.

Sobre a cristalização dos votos, quando o eleitor afirma não mudar a escolha, Leonardo Rêgo têm 97,7% e Marianna Almeida 96,8%.

A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados 584 eleitores de Pau dos Ferros entre os dias 23 a 25 de setembro de 2024.

O nível de confiança utilizado é de 95% – isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a atual conjuntura, considerando a margem de erro máxima estimada do modelo aleatório simples que é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa foi contratada pela PROGRAMADORA CANAL TCM LTDA (CNPJ: 04209895000120), com recursos próprios, e está registrada sob o número RN-01362/2024.

Nova rodada TCM/TSDois mostrou as avaliações dos governos de Marianna, Fátima e Lula em Pau dos Ferros. Gestão municipal é aprovada por 67,8% da população.


A Pesquisa TCM/TSDois também trouxe nesta quinta-feira (26/09) uma nova rodada de pesquisa com as avaliações da atual gestão à frente da Prefeitura de Pau dos Ferros. O levantamento também traz a opinião da população sobre o governo de Fátima Bezerra e do presidente Lula.

Sobre a gestão municipal, na pergunta aprova ou desaprova, os que aprovam o governo Marianna Almeida (PSD) são 67,8%. Os que desaprovam são 25,9%. Não sabem/não responderam 6,3%.

Na série histórica da aprovação da gestão Marianna Almeida, a aprovação saiu de 65,1% para 67,8%. A desaprovação recuou de 26,7% para 25,9%. Não sabem/não responderam recuaram de 8,2% para 6,3%.

Sobre a aprovação do governo Fátima Bezerra (PT), os que desaprovam são 44,5%. Os que aprovam são 42,8%. Não sabem/não responderam 12,7%. Quando a pergunta é sobre a gestão federal, a aprovação do governo Lula é de 64,4%. Os que desaprovam são 28,9%. Não sabem/não responderam 6,7%.

A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados 584 eleitores de Pau dos Ferros entre os dias 23 a 25 de setembro de 2024. O nível de confiança utilizado é de 95% – isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a atual conjuntura, considerando a margem de erro máxima estimada do modelo aleatório simples que é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa foi contratada pela PROGRAMADORA CANAL TCM LTDA (CNPJ: 04209895000120), com recursos próprios, e está registrada sob o número RN-01362/2024.