Justiça Federal em Pau dos Ferros já selecionou os conciliadores


O Diretor da Subseção Judiciária de Pau dos Ferros homologou os nomes dos candidatos selecionados para atuar como Conciliadores junto à 12ª Vara Federal - Subseção Judiciária de Pau dos Ferros.

Confira os nomes:

Clarisse Pereira Pordeus

Nyedja Nara Jácome Silvestre

Raphaela Diógenes Ismael Mendes. 

Ficam, desde já, os candidatos nomeados para atuar como Conciliadores junto à 12ª Vara Federal.

Os demais inscritos que compareceram à entrevista foram classificados para formação do cadastro de reserva e serão convocados de acordo com a necessidade do serviço.

Fonte AQUI.

Prefeito de Assu, Ivan Júnior, vai comandar PP no RN.

O prefeito de Assu Ivan Júnior engrossou o caldo, não obedeceu ao vice-governador Robinson Faria, não se filiou ao PSD e vai comandar o PP no Rio Grande do Norte.

Robinson prepara o troco. Ensaia uma aproximação com o ex-prefeito Ronaldo Soares, principal adversário de Ivan, e, candidato a prefeito contra ele nas eleições de 2012.

Mas, Ivan ganha por outro lado a simpatia do deputado federal Henrique Eduardo Alves, líder do PMDB.

Trocando em miúdos: Robinson e Henrique vão pro pau-a-pau nas eleições para prefeito no Estado cada um fortalecendo o seu projeto político que é o de disputar a única cadeira do senado em 2014.

Comentário do Blog: O prefeito Ivan Júnior de Assu vai comandar o PP no Rio Grande do Norte e está cada vez mais próximo de Henrique Alves.

Este fato poderá ter implicações diretas para alguns integrantes do partido aqui na terrinha, pelo menos para quem não seguir a orientação dos caciques da sigla. 

Quer um exemplo?

Pois bem, a situação da vereadora Socorro da 36 filiada ao PP de Pau dos Ferros, vocês acham que melhorou ou piorou?

Quem assumir o comando da sigla PPista em nossa cidade permitirá ou não que a vereadora concorra a reeleição?

Na minha singela opinião, caso a vereadora Socorro da 36 tenha mesmo a intenção de continuar na política é bom começar a se mexer, pois se o comando do seu partido continuar sob os cuidados de Nilton Figueiredo, mesmo que de forma indireta através de Henrique Alves, a edil poderá ficar de fora da disputa proporcional nas eleições de 2012. 

Quem avisa...

No mês dos namorados, Nilton Figueiredo terá dois encontros com a Justiça em um único dia.


Ué, não disseram que o homem estava "limpo"? 

Embora o ex-prefeito de Pau dos Ferros, Nilton Figueiredo (PP), tenha procurado alguns veículos de comunicação para propalar o arquivamento de apenas dois dos vários processos que ele responde na justiça, a situação para o médico está longe de ser considerada como tranquila, pelo menos do ponto de vista jurídico.

Neste mês de Junho, Nilton Figueiredo enfrentará o Ministério Público em pelo menos duas audiências, que serão realizadas no mesmo dia (16), como réu em processos de ações civis por improbidade administrativa.

Em uma das audiências marcadas para o dia 16 de Junho, Nilton Figueiredo será réu juntamente com o seu tio, Raimundo Fernandes de Figueiredo, ex-secretário de obras do município e que também é acusado pelo Ministério Público de ter cometido improbidade administrativa.

Para fazer a consulta processual das duas audiências que serão realizadas no dia 16 de Junho, no site do Tribunal de Justiça do RN, confira abaixo os números dos processos e os nomes das partes envolvidas:

Processo: 0002241-67.2009.8.20.0108 (108.09.002241-2) 
Classe: Ação Civil de Improbidade Administrativa
Requerente: Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte 
Requerido: Francisco Nilton Pascoal de Figueiredo 

Processo: 0000901-88.2009.8.20.0108 (108.09.000901-7)
Classe: Ação Civil de Improbidade Administrativa
Autor: Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte 
Promotor: Domingos José da Costa 
Requerido: Francisco Nilton Pascoal de Figueiredo 
Requerido: Raimundo Fernandes de Figueiredo

Data das audiências: 16 de Junho de 2011.

Vale salientar que a pena máxima aplicada ao crime de improbidade administrativa, está prevista no art. 12, da Lei nº 8.429/1992, que dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências, que é: - perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio;

- Ressarcimento integral do dano, quando houver; - perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos; - pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial; e - proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos.

Pelo visto, as complicações de Nilton Figueiredo com a Justiça ainda estão longe de acabar e, consequentemente, a possibilidade de ter sua candidatura aprovada pela Justiça Eleitoral no processo sucessório eleitoral de 2012, caso queira entrar na disputa, é quase inexistente.

No mês considerado especial para os casais de namorados, Nilton Figueiredo terá que se declarar para a Justiça, caso contrário...

A lua de mel poderá ter um gosto bem amargo.

Pau dos Ferros: Prefeitura promove a 2ª Semana Ambiental


Nesta Quarta-feira, 1º de junho, tem início a 2ª Semana Ambiental de Pau dos Ferros, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Turismo, através da Coordenadoria de Meio Ambiente.

Com o tema: “O mundo que  construímos hoje será o nosso futuro”, a semana será marcada pelo desenvolvimento de inúmeras atividades que irão proporcionar uma maior consciência ambiental por parte de toda comunidade, afirma a Coordenadora de Meio ambiente, Lívia Lemmertz.

Entre as várias atividades da programação da semana, estão o plantio de mudas de espécie de árvores nativas e frutíferas nos canteiros de algumas ruas da cidade, realização de oficinas de reciclagens e blitz ecológicas.

Dentro do cronograma, haverá no sábado, 04, em frente ao Baco do Brasil uma mobilização com ações de educação no trânsito e distribuição de mudas, para os populares que desejarem plantar uma árvore.

Até o dia 5 de junho, quando haverá o encerramento das atividades da semana ambiental,  será realizado uma participação em rádios da cidade, além da entrega de mudas e sacolas ecológicas na Igreja da matriz de Pau dos Ferros. 

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Ismaelson Rego, a semana terá um caráter predominantemente educativo. 

“Através de diversas ações desenvolvidas pela cidade, em debates juntamente com a sociedade, estaremos levando a importância da preservação ambiental”, ressaltou o Secretário.

Professores e técnicos da UERN decidem entrar em greve nesta Terça-feira


Os professores e técnicos administrativos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) decidiram em assembleia na manhã desta terça-feira (31), na sede da instituição, iniciar greve por tempo indeterminado.

Ao todo serão mais de 1 mil professores que irão paralisar suas atividades no seis campi da UERN em: Natal, Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros, Assu e Patú. 

Além do reajuste, os docentes da UERN reivindicam ainda autonomia financeira da instituição, ampliação dos recursos orçamentários e plano de segurança para a instituição entre outros pontos.

A reunião com representantes do governo, realizada na segunda-feira na reitoria da Uern, não trouxe o avanço esperado pela categoria. O impasse está na ausência de um percentual de reajuste e a data para início da reposição salarial.

Durante a reunião de ontem, ao serem cobrados por uma proposta mais contundente, o secretário Anselmo Carvalho citou como grande impasse a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e mencionou a intenção de escalonar em quatro vezes o percentual pretendido pela categoria.

Assim, o reajuste de 23,98% seria repassado em quatro anos. Também foi abordada a possibilidade de estabelecer a primeira parcela de reajuste em setembro, caso o limite prudencial do Estado permita.

Paulo de Tarso: "até agosto, Estado estará acima do limite prudencial"

O Rio Grande do Norte deve continuar apertando o cinto em relação as suas finanças por pelo menos mais dois meses. 

Em audiência hoje (31) pela manhã na Assembleia Legislativa, o secretário chefe do gabinete Civil paulo de Tarso Fernandes disse que "até agosto o Estado continuará acima do limite prudencial".

O secretário disse ainda que durante este quadrimestre, a administração estadual cogitou demitir funcionários efetivos, na tentativa de reduzir os gastos com pessoal, mas esta possibilidade foi afastada.

No último sábado, o Governo divulgou ter conseguido reduzir em 0,50% esse limite.

TRT/RN: Juiz Dilner Nogueira dos Santos assume a titularidade da Vara do Trabalho de Assu


O Juiz do Trabalho, Dilner Nogueira dos Santos (na foto) será o novo titular da Vara do Trabalho de Assu, a partir de 03 de junho. Ele assume a vaga ocasionada pela remoção do juiz Luciano Athayde Chaves para a Vara do Trabalho de Goianinha. O Ato nº 263/11, que formaliza a remoção, foi publicado em 26/05/2011.

Dilner Nogueira dos Santos ingressou na Justiça do Trabalho em fevereiro de1995, como juiz do trabalho substituto atuando nas diversas Varas do Trabalho do RN.

Em fevereiro 2005, passou a exercer a titularidade da Vara do Trabalho de Pau dos ferros, sendo removido posteriormente, em novembro de 2010, para a Vara do Trabalho de Macau, onde desempenha suas atividades de magistrado até os dias atuais. Dilner Nogueira irá desempenhar suas funções a partir de 03 de junho do corrente na Vara do Trabalho de Assu.

Vara do Trabalho de Assu

Criada pela Lei n.º 8.432 de 11/06/92, a Varado Trabalho de Assu foi devidamente instalada em 09/10/93, e funciona no bairro Novo Horizonte, Rua Vicente de Paula Filho, 13, e tem jurisdição sobre 16 municípios, a saber: Assu, Angicos, Campo Grande (Augusto Severo), Carnaubais, Fernando Pedroza, Ipanguaçu, Itajá, Janduís, Lajes, Paraú (Espírito Santo do Oeste), Porto do Mangue, Santana dos Matos, São Rafael, Upanema, Triunfo Potiguar.

PMDB vê Palocci fraco e não crê em sua permanência


O PMDB quer mudanças na articulação política do Palácio do Planalto e duvida da sobrevivência no cargo do chefe da Casa Civil, Antonio Palocci. 

O diagnóstico, que atinge em cheio o núcleo político do governo, começou a ser propalado ontem por líderes do partido como efeito colateral do desgaste provocado pelas cobranças ásperas do Planalto ao partido depois da derrota na votação do Código Florestal. 

A cúpula peemedebista avalia que houve quebra de confiança na relação com o PT e a presidente Dilma Rousseff. 

Foi neste clima que Michel Temer reuniu ontem a bancada do PMDB no Senado para um jantar no Palácio do Jaburu, residência oficial da vice-presidência. Dos 18 senadores do partido, apenas Jarbas Vasconcelos (PE) avisou que não compareceria. 

Pela manhã, a presidente entregou o cargo interinamente a Temer antes de viajar para o Uruguai. 

Havia sido combinado que os dois fariam da ocasião um momento de armistício entre o PMDB e o governo após os sucessivos desencontros de articulação política da semana passada, mas a foto oficial divulgada pela Presidência mostra uma tentativa de um abraço distante.

Lula vai à TV afagar PMDB e incomoda PT

Em meio aos esforços para contornar a primeira grande crise entre o governo Dilma Rousseff e seus aliados, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou uma participação especial no programa institucional do PMDB, que vai ao ar nesta quinta-feira, 2 de junho. 

No filme, que será exibido em cadeia nacional de rádio e tevê, Lula agradece ao partido o apoio e a participação nos três governos petistas. Se agrada ao PMDB, a presença de Lula deixou petistas, pelo menos nos bastidores, incomodados. 

O ex-presidente gravou sua aparição no último sábado, em São Paulo, depois de passar a semana em Brasília em reuniões e conversas com aliados, dedicado a desencorajar os descontentes de apoiarem a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a evolução patrimonial do chefe da Casa Civil, Antonio Palocci. 

O líder do governo na Câmara, Candido Vaccarezza - que partiu para o confronto direto com peemedebistas durante a votação do Código Florestal na semana passada - disse que “acha bom” Lula aparecer no programa peemedebista, porque “o PMDB é o nosso principal aliado”. 

Rosalba espera que reunião com Dilma dê nova velocidade as obras da Copa

A governadora Rosalba Ciarlini disse acreditar que os governadores e prefeitos das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014 sairão animados da reunião que acontece nesta terça-feira, 31, em Brasília, com a presidente Dilma Rousseff. “Eu acredito na presidente. Ela vai pegar as rédeas para valer”, espera a governadora

Assegurando que o Rio Grande do Norte cumpriu todas as diligencias para se manter na Copa, a governadora sugere mais rapidez na burocracia exigida, citando as obras de mobilidade urbana. 

O secretario da Copa, Demétrio Torres acompanha a governadora.

Copa de 2014 faz Dilma convocar reunião com prefeitos em Brasília

A Copa do Mundo de 2014 é tema de uma reunião hoje (31) da presidenta Dilma Rousseff com os prefeitos de 11 das 12 cidades nas quais ocorrerão os jogos. Apenas o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, não confirmou presença. 

A reunião está marcada para as 15h, no Palácio do Planalto. 

A expectativa é que Dilma cobre dos prefeitos detalhes sobre o andamento das obras dos estádios.

PMDB agenda encontro regional em Pau dos Ferros, para oficializar desembarque de Nilton Figueiredo na sigla.


Vem aí... o encontro regional dos bacurais.

A alta cúpula do comando peemedebista esteve reunida na manhã desta Segunda-feira (30) na residência do deputado estadual, Gustavo Fernandes (PMDB), em Pau dos Ferros.

Na pauta da reunião, o agendamento de um encontro regional do partido, que deverá ser realizado no mês de Julho em nossa cidade e, o estabelecimento de novas diretrizes para a sigla na região em busca do fortalecimento.

Estiveram presentes no encontro de hoje o deputado estadual, Gustavo Fernandes, o diretor geral do DNOCS, Elias Fernandes, o vereador pau-ferrense, Manoel Florêncio (PMDB), além de lideranças de outros partidos como o ex-prefeito, Nilton Figueiredo, o empresário Xavier Pneus e o vereador Antonio Avelino, ambos do PP.

De acordo com informações de bastidores, na reunião ocorrida hoje pela manhã na casa do deputado Gustavo Fernandes teria sido acertado também a data da filiação do ex-prefeito Nilton Figueiredo ao PMDB.

Segundo a fonte, a filiação de Nilton Figueiredo ao PMDB ocorrerá durante o encontro regional do partido, previsto para acontecer no dia 9 de Julho, evento que será realizado em Pau dos Ferros e que deverá contar com a presença do deputado federal, Henrique Eduardo Alves.

Outra presença importante aguardada para o encontro regional do partido é a do Ministro da previdência, Garibaldi Alves Filho, que mesmo sendo ligado ao grupo do prefeito pau-ferrense, Leonardo Rêgo (DEM), poderá prestigiar a festa bacurau juntamente com Henrique.

O encontro dos bacurais, que promete ser um evento político bastante concorrido, ainda não foi confirmado oficialmente pelos peemedebistas, mas como o blog tem fontes infiltradas dentro do seio oposicionista local...

O ato político deverá mesmo acontecer em Julho na nossa cidade e, oficializará o desembarque do ex-prefeito, Nilton Figueiredo, no partido do vice-presidente da república, Michel Temer. 

A conferir.

Cortejo Junino marca início da programação do Pau dos Ferros “Cidade do Forró”

Em 2010, diversas carroças percorram as ruas de Pau dos Ferros, num resgate a cultura popular.

A Coordenação de Cultura da Secretaria Municipal de Educação de Pau dos Ferros realiza neste dia 1º de junho, mais um Cortejo Junino. Este evento é uma das primeiras atividades, que abrem a programação junina na cidade de Pau dos Ferros.

Pelo quarto ano, diversos arraiás e agremiações capricham na decoração de suas carroças para disputarem, entre si, qual é a mais bonita. Para este ano, todos os participantes se concentram no Ginásio Professor João Faustino, percorrem algumas ruas da cidade e encerram o cortejo na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição.

A programação terá início às 19 horas, no ginásio, com a saída de todos os participantes. Na chegada a Praça de Eventos, após a escolha da mais bonita carroça, haverá, também, a eleição do rei e rainha juninos 2011.

Participarão aqueles que tenham mais de 14 anos, e estejam vinculados a uma escola, agremiação ou associação, além, é claro, de ter participado do cortejo junino em alguma das carroças participantes.

O rei e rainha serão escolhidos observados os critérios de figurino, apresentação do casal, a originalidade, além da torcida mais animada.

Um dos casais participantes da última edição Cortejo Junino.

Segundo o Coordenador de Cultura da Secretaria de Educação, Israel Vianney, nesta disputa, o casal escolhido é aquele que mostra mais afinidade com o público. Ele complementa afirmando que cada ano, é notória a evolução na qualidade das fantasias e dos participantes. “Todos os anos, as disputas ficam em níveis mais altos”, comentou.

A programação junina em Pau dos Ferros se estende com o Pau dos Ferros Cidade do Forró. Entre os dias 13, 14 e 15 de junho, também na Praça de Eventos, a programação terá continuidade com o concurso de quadrilhas matutas e estilizadas.

Já no dia 16 de junho, as comemorações serão encerradas com os shows das bandas Forró Deixe de Brincadeira, além de Forró Cavalo de Pau e o grande show do cantor sertanejo Léo Magalhães, tudo isso acontecerá, também, na maior Praça de Eventos do Estado.

Comissão dos Direitos Humanos da Assembleia se reúne, para tratar das condições da cadeia pública de Mossoró

Gustavo Fernandes, Gesane Marinho e Márcia Maia integram a comissão dos direitos Humanos da Assembleia.

O deputado Gustavo Fernandes (PMDB) e as deputadas Gesane Marinho (PMN) e Márcia Maia (PSB), integrantes da Comissão dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, participam nesta quarta-feira, dia 01 de junho, às 09h30, de reunião para discutir a situação da Cadeia Pública de Mossoró-RN “Juiz Manoel Onofre de Souza”. 

"Recebemos esta denúncia da OAB e vamos analisar juntos as providências que precisarão ser tomadas pelo nosso Legislativo potiguar com relação ao assunto. Obtivemos um relatório detalhado das condições críticas em que se encontram os detentos atualmente naquele local", observa o presidente da Comissão, Gustavo Fernandes. 

Também participam do encontro a deputada Larissa Rosado (PSB) e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN) de Mossoró, Humberto Fernandes. 

Os parlamentares debaterão as denúncias referentes à precariedade das instalações e à péssima qualidade dos alimentos servidos aos detentos.

ADUERN discutirá greve em assembleia nesta Terça-feira (31)

Presidente da ADUERN, Professor Flaubert Torquato.

Amanhã (31), às 9h, a Associação dos Docentes da UERN (ADUERN) irá realizar Assembleia Geral Extraordinária para avaliar as negociações com a Reitoria e Governo do Estado acerca da pauta de reivindicação da categoria. 

O Sindicato se reúne hoje (30), às 11h, com representantes do Governo para discutir a campanha por mais verba para a UERN, melhores salários e melhores condições de trabalho. O encontro será realizado na Reitoria da universidade.

Além de avaliar as negociações, a assembleia ainda irá deliberar sobre greve por tempo indeterminado e encaminhar sobre propostas de mobilização. 

No último encontro da categoria, os professores decidiram iniciar greve no dia 31 de maio, caso não houvesse acordo com o Governo do Estado. 

Para o professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN, é muito importante que todos possam participar da assembleia. “Estamos em um momento decisivo da nossa campanha salarial”, afirmou.

Histórico

A campanha “Mobilizar para Valorizar a UERN” foi deflagrada no dia 31 de março. No entanto, desde o dia 15 de março, a ADUERN solicitou à Reitoria da UERN uma audiência com o Governo do Estado. O encontro só veio a acontecer no dia 19 de maio. 

Na ocasião, o Secretário de Planejamento não sinalizou um acordo imediato e disse que não haveria condições de atender à reivindicação salarial ainda este ano. Entretanto, após a audiência, o Reitor Milton Marques se reuniu com a governadora Rosalba Ciarlini, que pediu até o dia 30 de maio para apresentar proposta à categoria.

Receita Federal: Agência em Pau dos Ferros pode fechar por falta de mobilização política

Interdição do prédio da Receita Federal em Pau dos Ferros.

A agência da Receita Federal em Pau dos Ferros pode fechar e parece que a classe política local ainda não atentou para este aspecto, pelo menos até onde este blogueiro tenha conhecimento.

Em fevereiro a agência de Areia Branca corria o mesmo risco de ser fechada e a partir da mobilização política que ocorreu no município, buscaram-se o apoio de Garibaldi Alves e Sandra Rosado que através de contato direto com o secretário da Receita Federal do Brasil, Carlos Alberto Barreto, conseguiram a permanência da agência.

Atualmente os serviços da Receita Federal estão sendo prestados no prédio do DNOCS e mesmo com toda boa vontade e abnegação dos servidores da Receita, é flagrante que o local não oferece as condições adequadas para tão importante trabalho.

Visão externa do prédio que por dentro... deve estar em estado de "putrefação".

E se nada for feito?

A sede da Receita continuará interditada e os documentos e servidores terão que ser transferidos para um local apropriado, possivelmente, em Mossoró.

É bom lembrar que todos os municípios da tromba do elefante usufruem do serviço prestado pela agência em Pau dos Ferros e os contribuintes de municípios como São Miguel e Luís Gomes terão que fazer um trajeto bem longo até Mossoró.

Não devem existir diferenças partidárias e o somatório de esforços das lideranças regionais é mais do que justificável numa situação dessas.

Antes de ser tarde demais... arregacem as mangas e ao trabalho.

Notícias que foram destaque neste mês de Maio

No plano federal...

- A inflação ameaça voltar...
- A merenda servida em várias escolas públicas não serve nem para alimentar porcos...
- O ministério da educação vai distribuir livros dizendo que falar errado é... “certo”...
- Palocci multiplicou patrimônio por 20 fazendo consultoria...
- Romero Jucá é acusado de todo tipo de falcatrua por um de seus laranjas...

No plano estadual...

- Deputado acusa o outro de jogador de pif paf e de que não trabalha...
- Greve em quase todas as categorias...
- Três cargos comissionados do alto escalão do governo pediram demissão...
- Garibaldi e Henrique condenados por improbidade administrativa...
- Henrique foi passear na Rússia e lançou candidatura ao senado...
- Professora Amanda “detona” a classe política do estado e uns fingem que não são responsáveis e outros parecem que nem entenderam...

No plano municipal...

- Greve dos professores...
- Fim da greve dos professores por falta de um motivo realmente justo, aspecto que corroborou a tese do prefeito de que a greve tinha uma conotação político-partidária...
- Reunião da bancada da oposição com candidato a prefeito, em que nem o pretenso candidato apareceu...
- Renúncia do prefeito Léo Abreu de Cajazeiras que foi tratada por “apresentador” de Rádio Educativa como sendo do prefeito Leonardo Rêgo...

É a época do desbunde e a música tema é:

Tô nem aí, Tô nem aí...
Pode ficar com seu mundinho, eu não tô nem aí
Tô nem aí, Tô nem aí...
Não vem falar dos seus problemas que eu não vou ouvir... 

O dia dos namorados está chegando, escolha o presente do seu amor acessando: Vitrines do RN.

Clique na imagem para acessar o site.

Governadora Rosalba Ciarlini reuniu deputados governistas em reunião


A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) recebeu na residência oficial, nesta sexta-feira (27), os deputados estaduais da base governista. 

Estavam presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PMN), o líder do governo Getúlio Rego (DEM), a deputada Gesane Marinho (PMN) e os deputados Gilson Moura (PV), José Dias (PMDB), Walter Alves (PMDB) e Raimundo Fernandes (PMN).

O vice-governador e secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Robinson Faria, o secretário de Articulação com os Municípios Esdras Alves e o de Planejamento, Obery Rodrigues, também participaram das conversas.

Rosalba fez um relato sobre sua última viagem, na Quinta (26), para Brasília. A governadora, segundo sua assessoria de imprensa, informou que teve o aceno positivo dos ministros da Educação, Fernando Haddad e da Justiça, Luiz Eduardo Cardozo, para se buscar condições para resolver a greve dos professores, a partir do cumprimento do piso nacional do magistério e solução da superlotação nos presídios do Estado.


"Alguns encaminhamentos já foram dados e há expectativa de que conseguiremos outros apoios já na semana que vem", disse Rosalba, se referindo à audiência que terá no Ministério da Educação, na próxima terça-feira (31).

Dos deputados, Rosalba ouviu que eles estão confiantes na capacidade do governo de "superar a crise provocada pelo desequilíbrio financeiro da gestão anterior" a promessa de que todos os projetos de interesse do estado terão o apoio e empenho deles para aprovação da Casa.

A governadora também comunicou aos parlamentares que na terça-feira (31) vai estar na reunião da presidenta Dilma Rousseff com os governadores das cidades-sede da Copa do Mundo. O encontro está previsto para às 15h.

Assessoria de Imprensa 

Polícia prende seis secretários em cidade do Espírito Santo

Os secretários de Saúde, Administração, Educação, Turismo, Obras e a chefe da Controladoria do município capixaba de Fundão (Grande Vitória) foram presos nesta Sexta-feira (27). 

Eles são acusados de montar um esquema de desvio de verbas e fraudes em licitações. A sede da prefeitura foi interditada. 

De acordo com a polícia, cerca de R$ 900 mil eram desviados mensalmente dos royalties de petróleo enviados ao município. 

Dois vereadores, Eloísio Rodrigues Fraga (PRB-ES) e Ailson Abreu Ramos (PSC-ES), e dois empresários também foram presos. 

Um dia... isso também ocorrerá no Rio Grande Norte.

Duvidam?

Eu não. Anotem.

Humor: 3º turno ou 3º mandato?

Os verdadeiros aliados de Rosalba Ciarlini na Assembleia Legislativa

Deputado Getúlio Rêgo, um dos poucos que defendem abertamente o governo.

Cadê a turma do interior que brigava por cargos no governo? Tomou doril?

No momento em que enfrenta a pior crise do seu início de administração ou quem sabe até de toda a sua história na vida pública, a governadora do Estado, Rosalba Ciarlini (DEM), começa a perceber agora quem são realmente os seus verdadeiros aliados. 

É neste momento delicado de crise que os verdadeiros aliados devem aparecer para manifestarem-se a favor de Rosalba, não apenas quando querem "meter o pé no bucho" da governadora atrás de cargos para seus puxa-sacos ou babões de plantão.

Na Assembleia Legislativa, por exemplo, deputados que têm sido privilegiadíssimos pela estrutura do Governo no interior, até aqui se mantêm silentes como se nada estivesse acontecendo. 

Será que eles não estão preocupados com o governo da "Rosa" porque a situação não merece nervosismo ou o objetivo seria outro?

A que grupo interessaria o desgaste ou até mesmo uma queda de Rosalba?

Estes senhores são aliados de quem finalmente? 

Pelo comportamento inerte até parecem que são da oposição.

Até agora pelo que tenho observado, só quem tem defendido o Governo abertamente é o líder Getúlio Rego (DEM), que não teme retaliações da opinião pública e busca com "unhas e dentes" ajudar a chefe do executivo neste momento importante para a sequência da administração estadual.

Mas é inegável que se outros parlamentares resolvessem abrir a boca para defender Rosalba juntamente com Getúlio, a história poderia ser outra e bem melhor para o governo.

Seria bom a governadora Rosalba reavaliar os seus conceitos sobre quem é aliado e quem não é, pois esse estilo adotado por alguns de seus "aliados" de praticar só o famoso "venha nós e vosso reino nada"...

Não está dando muito certo não.

A política e a memória curta do eleitor


É notório que a maioria dos políticos conta com a já famosa memória curta do eleitor brasileiro para casar e batizar.

Pesquisas realizadas logo após as eleições indicam sempre que a maioria dos eleitores não se lembra em quem votou. 

Como a maioria não lembra nem em quem vota, imaginem o percentual daqueles que efetivamente acompanham o desempenho de seus candidatos.

O desinteresse do eleitor é o combustível que alimenta a mediocridade e o pior dos males políticos, a corrupção. 

Fossem os eleitores vigilantes e mais criteriosos em suas escolhas, certamente, teríamos representantes políticos mais comprometidos com o bem estar da sociedade.

Mas o que tem acontecido a cada eleição?

Corruptos, celebridades apalermadas, asnos e analfabetos funcionais que servem de massa de manobra aos “espertos”, elegem-se como verdadeiros fenômenos eleitorais, enfim, a máxima do deputado Tiririca de que pior não ficaria, como até ele sabe, é falsa. 

É uma legislatura pior que a outra.

Quem ganha com isso?

O governo que não tem que se preocupar com o importante papel fiscalizador que deveria exercer o legislativo e, principalmente, prospera o “ajuntamento de ladrões” que se locupletam com os recursos públicos.

Quem perde?

A sociedade. Pode-se até imaginar que a situação está melhorando, principalmente, quando se considera, tão-somente, os resultados econômicos. Quando se olha com maior cuidado, quando se busca a essência do processo, percebemos que a fragilização de instituições como o Congresso Nacional ou, de maneira mais perigosa ainda, do Poder Legislativo, não resultará em nada auspicioso para a sociedade.

É até engraçado quando estas figuras são desnudadas por programas humorísticos. O desconhecimento de quase tudo, inclusive a função legislativa, deveria nos alarmar e, ato contínuo, fazer-nos buscar as ruas como faz a juventude nos países do Oriente Médio.

A preservação do ambiente institucional é condição indispensável para o desenvolvimento. Destruí-lo interessa apenas aos oportunistas que colocam seus interesses acima de quaisquer coisas.

E estes senhores sabem que não sobreviveriam num cenário de maior desenvolvimento. 

Preferem e sempre preferirão o crescimento “vôo de galinha”, assim, poderão continuar vendendo promessas vãs aos apalermados de sempre.