Gilson Rêgo é cotado para assumir comando da Saúde de Pau dos Ferros, mas Zélia Leite é a favorita para assumir o cargo.


Nas ruas, esquinas e calçadas de Pau dos Ferros, como era de se esperar, pipocam especulações sobre os possíveis nomes que comporão a equipe de secretários do prefeito eleito Leonardo Rêgo (DEM). Umas até bem fundamentadas, outras digamos que criativas demais (para não dizer fantasiosas).

Todavia, o foco central do "disse me disse" tem sido a chamada "galinha dos ovos de ouro" da municipalidade: a Secretaria Municipal de Saúde; pasta dotada de gestão plena de recursos e um potencial enorme para alavancar o nome de qualquer político que sonha com projetos mais ousados.

No entanto, uma suposta cobiça pelo potencial catalisador do ponto de vista político da referida pasta está descartada, por enquanto, sobretudo ante a realidade implacável quanto à escassez de recursos.

Então, observando-se apenas os critérios técnicos, os comentários mais sensatos que tenho ouvido a respeito deste assunto dão conta que tanto o vereador Gilson Rêgo (DEM) quanto a vice-prefeita eleita Zélia Leite (DEM) poderão capitanear a secretaria de Saúde.

Acredito que Gilson Rêgo está sendo cotado pelo fato de ser da área da saúde, enfermeiro com amplo conhecimento sobre as regras do SUS e assuntos relacionados, mas, também, porque com sua possível ascensão ao cargo de secretário municipal haveria uma acomodação do suplente de vereador Edielson Rêgo (PCdoB) no Poder Legislativo, sem ocasionar alterações numéricas na bancada do prefeito eleito.

Porém, sem dúvidas, o nome de Zélia Leite é o franco favorito para comandar a Saúde do município. Assevero isso não porque tomei conhecimento de alguma informação privilegiada, ainda não. Mas, se considerarmos o histórico de fidelidade da atual vice-prefeita em relação ao grupo do deputado Getúlio Rêgo, a sua luta diária levando pacientes em seu carro particular para receber atendimentos médicos em várias cidades do estado, além do fato de ter sido preterida pelo prefeito Fabrício Torquato para ocupar a função, entendo que a nomeação dela poderá se tornar uma questão de honra para Leonardo, que ao longo de sua trajetória política, de forma pragmática, tem priorizado os aliados mais resilientes e que, consequentemente, tem se doado em prol de sua filosofia de trabalho e atuação política. 

Contudo, devemos deixar claro que não existe nenhuma informação oficial em torno deste assunto em tela, apenas conjecturas que poderão ser confirmadas ou não futuramente. 

Acredito que o anúncio dos nomes que integrarão o secretariado da nova gestão ocorra somente no final do ano. Mas, caso Leonardo resolva surpreender, é possível que ele ponha fim nas especulações quando desembarcar em Pau dos Ferros já na próxima semana.

Até lá, segue o "disse me disse" que, naturalmente, faz parte do jogo político.

Oficialmente, nada resolvido. Esperemos...