Poucos dias após cogitar pré-candidatura a Deputado Federal, Pesquisa Seta/Blog do BG mostra que Leonardo Rêgo já aparece muito bem colocado em sondagem espontânea.

A julgar pelos números divulgados pelo levantamento realizado pelo Instituto Seta, realizado entre os dias 9 e 11 de novembro, com 1500 entrevistados de todas as regiões do Rio Grande do Norte, e divulgado pelo Blog do BG, realmente, há um sentimento de mudança no eleitorado potiguar no que se refere a disputa para o cargo de deputado federal, haja vista a sondagem espontânea ter apresentado uma certa surpresa em relação a citação dos nomes de dois novatos neste cenário que, no caso, são: o oficial da Polícia Militar, Major Brilhante, e o ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo.

Sendo mais franco, na verdade, o bom posicionamento de Leonardo Rêgo na pesquisa Seta, que lançou sua pré-candidatura à Câmara dos Deputados somente há poucos dias, está sendo interpretado nos bastidores da política estadual como a maior surpresa, algo que alcança uma maior representatividade quando constatamos que no levantamento o número de indecisos chega a 62,3% dos pesquisados, ou seja, existe um longo caminho ainda a ser percorrido até o pleito de 2022 e com um cenário totalmente aberto.

O intervalo de confiança da Pesquisa Seta/Blog do BG é de 95% com margem de erro de 2,9% para mais ou para menos.

A jornada está penas começando

Se levarmos em consideração algumas considerações específicas, à frente de Leonardo Rêgo aparecem nomes que não entrarão na disputa para deputado federal, mas que naturalmente foram citados por se tratar de um questionário espontâneo, como a senadora Zenaide Maia, o deputado estadual e candidato à reeleição Kelps Lima e até o atual deputado federal Fábio Faria, que poderá ser candidato ao Senado para facilitar a eleição do pai, ex-governador Robinson Faria, e quem sabe até ser escolhido para ser o candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro.

Enfim, em se tratando de um primeiro levantamento com a possibilidade real de uma candidatura de Leonardo Rêgo a deputado federal, a Pesquisa do Instituto Seta deve ter aumentado o estímulo do ex-prefeito de Pau dos Ferros para buscar a viabilização de sua postulação, assim como, despertado o interesse de políticos com ou sem mandato em abrir diálogo com "Léo".

A política é realmente dinâmica. Não é mesmo?

Assim como na guerra, vencer ou perder uma batalha não significa que o desfecho foi consumado.

Aguardemos pelas surpresas do destino; logo saberemos quem é predestinado!

Consórcio Nordeste: Testemunha chave do roubo de R$ 48 milhões pede sessão secreta para depor na CPI da Covid.

De acordo com publicação do portal 'O Grande Ponto', está marcado para esta quarta-feira (10), o depoimento do dono da empresa BioGeoenergy, Paulo Tasso, que será em sessão secreta da CPI da Covid do RN. O pedido foi feito pelo próprio empresário.

"O Paulo de Tasso solicitou uma sessão reservada. Disse que tem algumas colaborações importantes para a CPI. Ele será ouvido em uma sessão secreta na sala da Procuradoria da Assembleia", explicou o deputado Kelps Lima, presidente da CPI da Covid do RN.

A Biogeoenergy, de Araraquara/SP, seria a empresa responsável pela fabricação dos respiradores pulmonares que seriam adquiridos pelo Consórcio Nordeste por uma custo de R$ 48 milhões, sendo cerca de R% 5 milhões apenas do Rio Grande do Norte.

Entretanto, os equipamentos nunca foram entregues e nem o dinheiro devolvido.

Eita... RN sem sorte!

Pau dos Ferros recebeu quase R$ 2 milhões de FPM nesta quarta (10); é dinheiro para "fazer tudo" na mão de quem não faz quase nada!

Chega a ser repetitiva, embora verdadeira, a máxima de que os montantes de recursos financeiros disponibilizados à atual gestão da prefeita Marianna Almeida (PSD) em Pau dos Ferros, oriundos de várias fontes de receitas, são expressivos ou vultosos, porém, o resultado prático das ações administrativas da Chefe do Executivo municipal está longe do prometido nas eleições de 2020, inclusive, com desempenho deixando bastante a desejar.


Só para se ter uma ideia, nesta quarta-feira (10), a exemplo dos meses anteriores, mais um repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) foi depositado na conta da Prefeitura, cujo valor do primeiro decêndio quase atingiu a casa dos R$ 2 milhões de reais; para ser mais objetivo, somente hoje entrou R$ 1.933.664,16 (Um Milhão, Novecentos e Trinta e Três Mil, Seiscentos e Sessenta e Quatro Reais e Dezesseis Centavos).

Sinceramente, é muito dinheiro que, em tese, daria para fazer quase tudo, mas parece que está nas mãos de quem não sabe gerenciar nada; pelo menos é o que estamos visualizando até o momento.

O ano ainda não terminou, outros repasses de FPM irão acontecer. Até agora, no acumulado do ano, os valores se aproximam dos R$ 30 milhões de reais!

Será que estão jogando toda essa verba pelo ralo?

Só Deus sabe!

Crise na saúde pública do RN domina debates entre líderes da Assembleia Legislativa; Deputado Getúlio Rêgo diz que Governo tem que acordar da "sonolência administrativa".

Os problemas enfrentados pela saúde pública no Estado pautaram os debates entre os líderes da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, durante sessão plenária realizada nesta quarta-feira (10).


Os deputados estaduais Cristiane Dantas (SDD), Nelter Queiros (MDB) e Getúlio Rêgo (DEM), abordaram o tema após mais um vídeo viralizar nas redes sociais com um paciente chorando de dor e deixando o Hospital Walfredo Gurgel, onde teria tido o atendimento negado. 

No último final de semana, outro vídeo ganhou repercussão com um senhor relatando sintomas de infarto, chegando a falecer horas depois.

Na ocasião, o deputado estadual Getúlio Rêgo destacou a greve iniciada pelos anestesiologistas desde 1º de novembro. "Essa greve repercute na vida das pessoas, na manutenção da vida. São pacientes que vêm de todo o RN, com procedimentos agendados, e quando chegam, têm que retornar sem que procedimento seja atendido por falta de pagamento dos profissionais. Isso é um absurdo, uma vergonha", disse o democrata.

Para o parlamentar, "o governo tem que acordar da letargia e sonolência administrativa quando se trata da vida das pessoas. Não dá para tolerar lentidão governamental."

Equipe da 'Abenção' participa de oficina de cuidados à pessoa com deficiência; Nadja Diógenes lidera a representação da associação beneficente de Pau dos Ferros.

Gestores da rede de cuidados à pessoa com deficiência no Rio Grande do Norte têm compromisso nesta quarta e quinta-feiras (dias 10 e 11), na oficina de capacitação que está sendo realizada no Instituto Santos Dumont, em Macaíba. A equipe da Associação Beneficente Nossa Senhora da Conceição (Abenção) participa da oficina.


A coordenadora-geral Nadja Diógenes lidera a representação da Abenção, composta ainda pelo coordenador da Oficina Ortopédica da entidade, Renato Silveira, pela coordenadora técnica Najara Diógenes, pelo assessor de Relações Institucionais, Alexandre Aquino, e pela assessora financeira Samaria Lima.

Promovida em parceria pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do RN (Sesap), a oficina tem o propósito de qualificar administradores e operadores de instituições públicas e privadas que atendem pelo SUS às pessoas com deficiência no Estado. A Abenção é uma dessas instituições. Com sede em Pau dos Ferros, a Associação atende a pacientes de mais 37 municípios da região Alto Oeste e vai expandir nos próximos meses sua atuação também para a Grande Natal e para Mossoró e entorno.

“A participação na oficina nos ajuda a trocar experiência e aprimorar nossas ações. Temos quase 30 anos de uma história consolidada de serviços prestados a potiguares com deficiência e em breve vamos ampliar o alcance dos nossos atendimentos para mais regiões no Estado”, explica a coordenadora-geral Nadja Diógenes.

A oficina de capacitação pode ter sua programação acompanhada pela internet, pelo link: https://meet.google.com/szv-onis-xsk.
 

Em Pau dos Ferros lixo acumulado em calçada de Unidade Básica de Saúde é denunciado por cidadão em vídeo que circula nas redes sociais.

O entulho e o lixo depositados na rua, a céu aberto, podem trazer doenças à população, pois atraem baratas, ratos, moscas, mosquitos e outros bichos. Agora, imagine aí este cenário na calçada de uma Unidade Básica de Saúde em Pau dos Ferros, principal cidade do Alto Oeste potiguar. É o fim da picada, né não?

Pois bem, em vídeo divulgado nas redes sociais, um usuário do Sistema Único de Saúde de Pau dos Ferros, que acordou cedo em busca de atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS), Vereadora Joanna Cacilda de Bessa, localizada na Rua Joaquim Torquato, filmou uma verdadeira imundice na calçada no Posto de Saúde destinado aos moradores do Bairro São Judas Tadeu.

Pelo que foi mostrado no vídeo, até parece que os funcionários da UBS não estão fazendo a limpeza com frequência na entrada do local ou então, talvez, supostamente, hipoteticamente, quem sabe, alguém está todo dia indo ao local jogar lixo na Unidade de Saúde só para culpar a gestão da prefeita Marianna Almeida (PSD), já que essa tem sido as desculpas mais esfarrapadas por parte dos puxa-sacos da nova gestora diante do caos relacionado a limpeza pública em Pau dos Ferros.

Recentemente, inúmeros vídeos e fotos de várias ruas de Pau dos Ferros tem revelado um acúmulo de lixo enorme por quase toda cidade, em um claro flagrante de incompetência no serviço de limpeza pública do município, algo fácil de ser visualizado em cada bairro da cidade.

Além disso, animais abandonados pelas ruas e ocupando espaços públicos é outro problema, aparentemente, de difícil solução para a atual gestão que enfrenta muitas críticas em seu primeiro ano. As redes sociais é o amplo espaço democrático que comprova nossa narrativa.

Para finalizar, fica o apelo para que pelo menos em frente as repartições públicas, especialmente as que são direcionadas para atendimentos de saúde, os responsáveis pela limpeza pública não deixem o lixo tomar de conta, porque aí já seria descaso demais!

Providências já!

Comissão de Saúde aprova projeto que institui realização de exame que detecta Trombofilia; reunião foi presidida pelo Deputado Getúlio Rêgo.

O Projeto de Lei Nº 69/2021, que institui a Realização do Exame que Detecta a Trombofilia à toda Mulher em Idade Fértil, deu mais um passo na tramitação para a sua transformação em Lei Ordinária, ao ser aprovado por unanimidade na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, realizada na manhã desta quarta-feira (10).


Pela propositura, que já passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, os exames devem ser assegurados a todas as mulheres entre 10 e 49 anos de idade em todos os estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, credenciados ao Sistema Único de Saúde – SUS, mediante guia de solicitação médica.

A reunião, que foi presidida pelo deputado Getúlio Rêgo (DEM), contou ainda com a presença do deputado Vivaldo Costa (PSD). Ao final dos trabalhos, o presidente da Comissão de Saúde disse que na próxima semana os integrantes do grupo de trabalho vão fazer uma visita aos hospitais Walfredo Gurgel e Deoclécio Marques.

"O sistema de regulação da Secretaria de Saúde está muito travado. Muitas reclamações já foram feitas em Plenário. É preciso que a Saúde volte aos trilhos melhorando o atendimento, principalmente da população mais pobre", disse o deputado Getúlio.

O deputado Vivaldo Costa disse que todos "querem que o atendimento melhore. O governo quer, a oposição também e esta Comissão também. Vamos fazer essa visita nos dois hospitais muito importante para o atendimento da população", afirmou o deputado Vivaldo.

Valor do primeiro repasse do FPM de Novembro é 36,76% maior que o realizado em 2020; verba federal entrará nas contas das prefeituras nesta quarta-feira (10).



"Talvez isso nunca mais se repita", diz o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre os valores atípicos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principalmente, no segundo semestre deste ano. Os Estudos Técnicos da entidade mostram que o primeiro repasse de novembro será de R$ 8.499.370.531,04. O valor é 36,76% maior que o repasse de 2020 e entrará nas contas nesta quarta-feira (10).

Conforme mostra o estudo da CNM, com a retenção constitucional de 20% do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o primeiro repasse do mês fica em torno de R$ 6.799.496.424,83. Outro cenário que impacta na cota-parte das prefeituras dos Impostos de Renda e Sobre Produtos Industrializados (IR e IPI), entre os dias 20 a 30 do mês anterior, é a inflação.

Ano passado, o primeiro decêndio de novembro foi de R$ 6,2 bilhões e quando se aplica a inflação, os R$ 8,4 bilhões apresentaram crescimento menor - de 26,23%. Diante deste cenário, o presidente da CNM recomenda aos gestores locais que façam a gestão pensando no futuro, pois esse comportamento pode não se repetir nos próximos anos. Além disso, do valor recebido por cada uma das 5.568 prefeituras, 15% deve ser aplicado na saúde e 1% vai para o Pasep.

Os 2.447 Municípios de coeficientes 0,6 ficarão com R$ 1.674.081.861,47 do montante, ou seja, 19,70% do que será transferido. Já as 168 grandes cidades, de coeficientes 4,0, recebem de R$ 1.119.076.613,25 da verba total, sem considerar os descontos.

Além de verificar os valores por coeficiente e por Estado, no levantamento divulgado, os gestores também podem conferir os anteriores na plataforma Transferências Constitucionais do conteúdo Exclusivo do site.

A CNM pública previsões dos valores a serem recebidos pelos Entes municipais, com base nos dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Tais estudos mostram que, de janeiro até agora, o Fundo foi 35,50% maior que o montante repassado no mesmo período do ano passado. Com a inflação, esse crescimento reduz para 25,92%.

RN alcança 70% dos adultos vacinados contra Covid-19; Campanha de imunização segue avançando e recebeu novo reforço de doses.

O trabalho de imunização contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte alcançou mais um número expressivo. De acordo com o acompanhamento dos dados feito pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a cobertura com as duas doses chegou a 70% da população adulta.


Os dados registrados pelo municípios na plataforma RN+ Vacina indicam que, até o início da manhã desta terça-feira (9), 1,87 milhão de moradores do estado já tomaram as duas doses ou a dose única do imunizante. A cobertura para quem tomou ao menos uma dose se aproxima da meta, chegando a 88% do público-alvo, representando 2,36 milhões de pessoas.

Até o momento, foram 4,59 milhões de doses aplicadas e registradas no RN+ Vacina. O avanço nos números e, consequentemente, na proteção do povo potiguar se deve ao trabalho coordenado entre a Sesap, responsável pelo armazenamento e distribuição das vacinas, e os municípios, que operam a vacinação diariamente.

A campanha deve seguir ampliando a cobertura ao longo dos próximos dias, com o reforço de 113.490 doses de Pfizer recebidas no início desta semana, sendo 39.780 unidades que foram desembarcadas no fim da manhã desta terça-feira. O carregamento é destinado inteiramente para a dose de reforço. Segundo o RN+ Vacina, receberam a terceira dose no estado 188.472 pessoas.

Eleição para Defensor Público-Geral do RN acontece na próxima sexta-feira (12).

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte realizará, na próxima sexta-feira (12), a eleição para formação da lista tríplice destinada à escolha do Defensor Público-Geral do Estado para o biênio 2020-2021. 

A eleição acontecerá na Sede Administrativa, em Natal, e no prédio Sede do Núcleo de Mossoró. A DPE/RN conta com 102 defensores que possuem direito ao voto.

A disputa terá candidato único, o atual Subdefensor Público-Geral do Estado, Clístenes Mikael de Lima Gadelha. Apurados os votos, o resultado será publicado no Diário Oficial do Estado. A lista deve, então, ser encaminhada em até três dias úteis à Governadora Fátima Bezerra. 

A chefe do Executivo potiguar irá dispor de 15 dias após a entrega para decidir quem será o novo Defensor Público-Geral do Estado. Em caso de não pronunciamento dentro do prazo, será automaticamente investido do cargo o candidato que tiver sido mais votado.

O Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado deverá empossar, em sessão extraordinária, ao Defensor Público-Geral do Estado nomeado ou investido no cargo, em até trinta dias, prorrogável por igual período, a requerimento do interessado.

CAPS II de Pau dos Ferros está funcionando em pequena sala na UBS do Bairro Manoel Deodato; Vereadores da Oposição solicitam que Prefeitura alugue imóvel amplo e adequado para usuários.

Mesmo com a Prefeitura de Pau dos Ferros recebendo repasses federais vultosos, a gestão da prefeita Marianna Almeida (PSD) parece insensível aos anseios dos usuários do CAPS II que, segundo informações, estaria funcionando em uma sala apertada na Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada no Bairro Manoel Deodato.

Em virtude disso, a bancada de vereadores da oposição, constituída pela vereadora Zélia Leite e pelos vereadores Gordo do Bar, Leka Frentista e Célio Queiroz, apresentaram uma indicação na Câmara Municipal solicitando uma providência imediata por parte da prefeita Marianna Almeida, no sentido de efetuar a locação de um imóvel amplo e adequado para o pleno atendimento dos usuários.

A indicação da bancada oposicionista foi aprovada com ampla maioria em plenário, sendo 9 (nove) votos a favor e 1 (um ) contrário, em sessão realizada no último dia 27 de outubro, uma quarta-feira. 

Devemos esclarecer que é de conhecimento público que mensalmente o Ministério da Saúde repassa mensalmente o valor de R$ 33.086,25 para o custeio do serviço de manutenção do CAPS II de Pau dos Ferros, montante que por ano alcança quase o patamar de R$ 400 mil reais (R$ 397.035,00).

No entanto, os usuários do CAPS II de Pau dos Ferros estariam sendo atendidos de forma precária pela atual gestão que, notadamente, dispõe de muitos recursos, mas apresenta desempenho sofrível em quase um ano de mandato da nova gestora.

Sei não, viu. 

É muito descaso em pouco tempo!

Em entrevista a jornalista mossoroense, Leonardo Rêgo confirma sua pré-candidatura a Deputado Federal.

Na edição do último domingo (07) do Jornal de Fato, no "Cafezinho com César Santos", o entrevistado foi o ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo, que confirmou sua pré-candidatura a deputado federal, mas ressaltou que só confirmará a postulação "se for a decisão do povo".

Em entrevista ao jornalista mossoroense, Leonardo Rêgo deixou claro que seu insucesso eleitoral nas eleições municipais de 2020 não o abalou, pelo contrário, disse que está mais disposto do que nunca a enfrentar as urnas outra vez, em uma clara demonstração de ter aceitado, com naturalidade, o desejo da população por uma mudança naquele momento.

Vale salientar que Leonardo foi eleito em 2004 para assumir a prefeitura de Pau dos Ferros pela primeira vez. A partir daí, seu grupo político conseguiu emplacar sucessivas vitórias eleitorais e fazer o município passar por uma total transformação no âmbito administrativo.

Filho do deputado estadual Getúlio Rêgo, que está legislando em seu décimo mandato, inclusive demonstrando "fôlego de garoto" para partir em busca do décimo primeiro mandato na Assembleia Legislativa, no pleito do próximo ano, podemos dizer que Leonardo Rêgo surge como sendo um opção aos eleitores potiguares que quiserem apostar em um nome novo dentro da atual conjuntura política estadual para representá-los em Brasília, a partir de 2023.

Confira a entrevista completa neste link: https://defato.com/cesarsantos/64763/ex-prefeito-leonardo-rgo-confirma-pr-candidatura-a-deputado-federal#.YYfHBdqDZUQ.whatsapp

Na Assembleia Legislativa, Vivaldo Costa e Getúlio Rêgo falam de saúde pública no horário destinado aos deputados.

O deputado Vivaldo Costa (PSD) lembrou, no horário destinado aos deputados, na sessão desta terça-feira (09), na Assembleia Legislativa, sobre o alerta do 'Novembro Azul', para a saúde masculina. Ele chamou atenção da importância da prevenção ao câncer de próstata e de pênis.

"No início o câncer é assintomático, mas se deixar correr, lá na frente vai ter dissabores", disse Vivaldo, que ressaltou a ação preventiva que a Prefeitura de Caicó já vem fazendo.

O deputado Getúlio Rêgo (DEM) também falou sobre saúde, e criticou o sistema de regulação do Estado. Ele citou casos em que pacientes são encaminhados de municípios do interior para o Hospital Regional em Pau dos Ferros, que, segundo o parlamentar, não está preparado para muitos casos em que o encaminhamento deveria ser feito para hospitais de Mossoró ou Natal.

"A regulação da Saúde trava o fluxo para casos de média e alta complexidades. E isso traz sofrimento, dor, sequelas irreversíveis e até morte", alertou o parlamentar, que lamentou o episódio da morte de um natalense que não recebeu atendimento no momento em que procurou.

"É preciso rediscutir a regulação do Estado que está cheia de imperfeições", concluiu Getúlio Rêgo, reforçando que as pessoas têm que ser tiradas da fila 'da regulação defeituosa'.

Bancada Federal do Rio Grande do Norte se reúne para discutir emendas à LOA 2022.

A Bancada Federal do Rio Grande do Norte, coordenada pelo deputado Benes Leocádio (Republicanos), se reúne na próxima segunda-feira (08) para discutir prioridades e receber sugestões para a destinação de emendas ao Orçamento 2022 (LOA 2022).


A reunião acontece no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), às 9 horas.

Além dos deputados federais e senadores foram convidados para a reunião, representantes ligados ao Governo do RN e a Prefeitura de Natal, à Federação dos Municípios do RN (FEMURN), Instituto Federal do RN (IFRN), Universidade Federal do RN (UFRN), Universidade Estadual do RN (UERN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Polícia Civil do RN, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Superintendência da Funasa no RN, Superintendência Regional do Dnit, Hospitais Filantrópicos do RN, Igreja Católica, entre outras instituições.

Com 5 meses de salários atrasados, médicos do Walfredo Gurgel paralisam atendimentos; Governo do Estado deve à Coopmed cerca de R$ 2,5 milhões.

Reportagem publicada no site da 98 FM informa que médicos cooperados que prestam serviços no hospital Walfredo Gurgel, em Natal, suspenderam os atendimentos nessa quinta-feira (04) por tempo indeterminado. A informação é da Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte (Coopmed), contratada pelo governo para fornecer os profissionais.

Segundo a cooperativa, os médicos paralisaram os atendimentos em protesto contra o atraso no pagamento de salários. O Governo do Estado deve à Coopmed cerca de R$ 2,5 milhões, referente aos pagamentos de junho a outubro – cinco meses.

Nos últimos dias, a insatisfação entre os profissionais tem aumentado, e médicos não descartam fazer paralisação em outros hospitais em protesto contra o governo. Entre os médicos com repasses atrasados, estão cirurgiões gerais, cirurgiões vasculares, cirurgiões torácicos e profissionais da clínica médica.

Procurada, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) disse que está em diálogo com a cooperativa e reconhece o atraso no pagamento. "No momento, a Sesap está em tratativas para resolver o ocorrido o mais breve possível", informou a pasta.

No lançamento da chapa "OAB no Rumo Certo", Aldo e Lidiana assumem o compromisso de avançar nas prerrogativas e no apoio ao jovem advogado.

O clima de descontração e vitória tomou conta do lançamento da chapa "OAB no rumo certo", liderada por Aldo Medeiros e Lidiana Dias, nesta quinta-feira (04), em Natal. Centenas de apoiadores compareceram ao Olimpo Mar para declarar apoio a chapa 10.


Faltando quinze dias para a eleição, eles asseguraram a ampliação da Central de prerrogativas nas Subseções, em regime de plantão, mantendo os procuradores em locais como presídios e unidades policiais.

Durante o lançamento, integrantes da chapa 10 se dirigiram aos colegas com mensagens positivas e cheias de entusiasmo na defesa das propostas. O perfil da futura gestão da OAB reunirá experiência e juventude para a implantação de novos projetos.

Depois de agradecer a presença e o apoio dos colegas, Aldo Medeiros falou dos novos desafios e disse que eles só serão superados com a união de todos. "Esta não é a eleição de um grupo, mas de advogadas e advogados comprometidos com a causa maior que é a nossa Ordem, a única instituição que, verdadeiramente, defende a advocacia", destacou.

Ao se dirigir a vice-presidente, Lidiana Dias, Aldo Medeiros ressaltou a participação de todas as mulheres na chapa destacando a importância que elas terão na próxima gestão. "Com a ajuda de vocês iremos implantar projetos como a Rede Mãe Advogada, com o cadastro de advogadas para usufruir de descontos na anuidade com contrapartida de auxiliar as advogadas parturientes", explicou.

Ao final, Aldo e Lidiana destacaram que a futura gestão vai continuar avançando na busca de uma redução da anuidade. "Neste primeiro mandato implementamos o desconto de 75% na primeira anuidade. Agora, queremos fazer muito mais", finalizou.

Municípios do RN tem vagas abertas para o Programa Mais Médicos.

O Programa Mais Médicos (PMM) / Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB) está com dois editais abertos no Rio Grande do Norte (RN). Atualmente o programa conta com 256 médicos, atuantes em 91 municípios em todas as regiões do Estado.


O Edital nº 9 abriu vagas para a alocação de médicos em 25 municípios do RN e terá o resultado consolidado no próximo dia 9. O Edital nº 10, de 15 de outubro, trata da renovação do contrato dos médicos que entraram no programa em 2018, no Ciclo 16.

O Programa Mais Médicos foi instituído em 2013, por meio da Lei 12.871/2013, com o objetivo de cobrir os vazios assistenciais da Atenção Primária à Saúde no Brasil, principalmente nos municípios com populações mais vulnerabilizadas, considerando os determinantes sociais da saúde.

No RN, iniciou com 354 médicos, sendo 243 por meio de edital do programa e 111 do Programa de Valorização da Atenção Básica (PROVAB), também de provimento e que, posteriormente, foi inserido no PMM/PMMB em 115 municípios.

O Programa Mais Médicos foi criado pelo Governo Federal atendendo a uma solicitação dos prefeitos, e dentro dele foi criado o Projeto Mais Médicos para o Brasil que prevê o provimento de profissionais para atuar nos chamados vazios assistenciais, com a garantia de pagamento de bolsa e o compromisso de que o município se responsabilize com ajuda de custo para a moradia e alimentação desses profissionais.

O programa tem acompanhamento de tutores e supervisores das Universidades Federais como a UFERSA que atua no médio e Alto Oeste (2ª, 6ª e 8ª Regiões de Saúde) e a UFRN com as demais regiões do Estado (1ª, 3ª, 4ª, 5ª e 7ª).

Com a criação do programa foram instituídas as Comissões Coordenadoras Estaduais (CCEs) do PMMB, que fortalecem o programa mediante a articulação dos entes institucionais envolvidos no encaminhamento e resolução das demandas que envolvem as relações entre gestores e médicos e destes com as equipes e território.

Prefeito de Araraquara não comparece à CPI da Covid no RN; Justiça será acionada para que "Edinho do PT" seja trazido coercitivamente para depor em Natal.

Depoimento mais aguardado da sessão desta quinta-feira (04), na CPI da Covid do Rio Grande do Norte, o prefeito Edinho Silva, do PT de Araraquara (SP), não compareceu e teve sua condução coercitiva pedida ao Poder Judiciário.


Edinho foi secretário de Comunicação no governo Dilma Rousseff (PT), com status de ministro. 

"De imediato, encarando a ausência como desrespeito à Assembleia Legislativa do RN, pedi que seja feita à Justiça o pedido para que o prefeito seja trazido coercitivamente para depor em Natal", afirmou o deputado Kelps Lima, presidente da CPI.

Segundo o parlamentar, a decisão de acionar a Justiça já foi comunicada ao presidente da Assembleia legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza, que concordou com a medida.

"A CPI quer que Edinho do PT esclareça porque o secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, queria fazer a doação de R$ 4 milhões do dinheiro da entidade nordestina para a cidade de Araraquara, que é administrada atualmente por Edinho, no interior de São Paulo", explicou Kelps.

Tribunal de Contas do Estado atesta que Poder Judiciário cumpriu plano de incorporação de despesas com pessoal.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) concluiu o processo de monitoramento do plano de incorporação de despesas com pessoal do Poder Judiciário, aprovado pela Corte de Contas em 2015. Ao fim, ficou demonstrado que o Tribunal de Justiça do RN cumpriu todas as determinações do plano e o processo foi arquivado.


De acordo com os termos do voto do relator, conselheiro Carlos Thompson Costa Fernandes, que foi aprovado pelos demais membros do Pleno, "as despesas com pessoal do Poder Judiciário estadual passaram a ser monitoradas quadrimestralmente no presente processo para constatação do cumprimento do cronograma do plano homologado por esta Corte de Contas". O cumprimento das determinações foi atestado pela equipe técnica da Diretoria de Administração Direta.

Com o plano, havia a previsão de que o TJRN incorporasse valores relativos às despesas de pessoal decorrentes de decisões judiciais ao montante da despesa bruta com pessoal, inserindo assim esses valores nos cálculos dos limites de despesas determinados pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

O prazo era até o último quadrimestre de 2022. No entanto, segundo a DAD, as determinações já foram cumpridas. "A Diretoria da Administração Direta constatou que, nos quatro meses da base móvel que integram o exercício 2021 (janeiro, fevereiro, março e abril), não havia mais saldo de despesas decorrentes de sentenças judiciais a serem incorporadas à despesa bruta com pessoal, razão pela qual os valores apresentam-se zerados no demonstrativo", aponta o voto.

Polícia Militar apresenta projeto de reforma da sede do 7º BPM, em Pau dos Ferros/RN.

Na manhã desta quinta-feira (04), o comandante-geral da Polícia Militar do RN, coronel Alarico Azevedo, acompanhado do titular da SESED, coronel Araújo Silva, na sala de reuniões da Secretaria de Planejamento e das Finanças (SEPLAN), participou da apresentação do projeto de reforma da sede do 7º Batalhão de Polícia Militar, localizada na cidade de Pau dos Ferros.


A obra total está orçada em quase R$ 1,7 milhão. A licitação para contratação da empresa responsável pela execução dos serviços deve ocorrer nos próximos meses.

A apresentação foi feita pela equipe de engenheiros, arquitetos e urbanistas da PM, composta pelo coronel Spínola, capitão Eromar e os sargentos Matheus e Amorim.

Também acompanharam a apresentação, o titular da SEPLAN, José Aldemir Freire, o secretário adjunto da pasta, Thiago Franklin, e o chefe de gabinete Flaubert Torquato.

Eleição OAB/RN: Chapa de Aldo Medeiros e Lidiana Dias é homologada a unanimidade e faz lançamento nesta quinta-feira (04).

A unanimidade a chapa de Aldo Medeiros e Lidiana Dias foi homologada pela Comissão Eleitoral da OAB-RN. O grupo, que lidera a sucessão para OAB, conforme atestou pesquisa da Perfil, fará hoje um grande evento de lançamento oficial da "OAB no rumo certo".


O Olimpo Mar será o cenário do evento que começará às 19h. "Vamos apresentar nossas propostas construídas em amplo debate com a advocacia", destacou Aldo Medeiros. Ele destacou que, após "arrumar a casa", chegou o momento da OAB avançar no compromisso com o advogado.

"A primeira gestão foi muito desafiadora. Encontramos uma instituição afundada em dívidas: um terço da arrecadação anual estava comprometido com dívidas diversas como demanda judicial do antigo plano de saúde da OAB, créditos adiantados pelo Conselho Federal, além do financiamento para construção da nova sede, o que quitamos integralmente. Com tudo organizado, no nosso trabalho intenso, agora é hora de avançarmos sempre no rumo certo", afirmou Medeiros.

Pesquisa

Pesquisa Perfil mostra que a chapa 10 lidera com folga o processo eleitoral. Na pergunta estimulada, Aldo Medeiros está com 36,4% e a Magna Letícia surge em segundo com 21,6%. O terceiro lugar é Marcelo Torres com 5,4% e em quarto está Elisângela Fernandes somando 3,6%. O candidato Fernando Pinto está com 2,4%. Brancos e nulos somam 2,4% e indecisos 28,2%.

A expectativa de vitória também é liderada com folga por Aldo Medeiros. 45% dos entrevistados acreditam que, independente de em quem irão votar, Aldo Medeiros ganha o pleito. Apenas 17,2% responderam Magna Letícia. Na expectativa de vitória Marcelo Torres aparece com 3,2% e Fernando Pinto 1,4%. Já Elisangela Fernandes tem 0,6% de expectativa de vitória. Outros 32,6% dos entrevistados não responderam.

CPI da Covid aprova requerimento que pede à governadora Fátima Bezerra a saída do RN do Consórcio Nordeste.

A CPI da Covid da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, na tarde desta quarta-feira (03), requerimento que pede à governadora Fátima Bezerra a saída do estado do Consórcio Nordeste. O requerimento foi aprovado por dois votos favoráveis, um contrário e uma abstenção. Além disso, os parlamentares também confirmaram a data para o final dos trabalhos da CPI, que será 16 de dezembro. 
 
Na reunião, três investigados tinham depoimentos marcados para esta quarta, mas somente uma falou aos deputados, enquanto outros dois permaneceram em silêncio.

No início da reunião, o deputado presidente da CPI, Kelps Lima (Solidariedade), confirmou as datas previstas para os últimos atos da comissão. Pelo cronograma, o relatório do deputado Francisco do PT será lido na sessão do dia 2 de dezembro, com os dias 8 e 15 destinados à discussão do conteúdo e possível apresentação de modificações e alterações. No dia 16, está prevista votação.

Além dessa informação, o presidente da CPI colocou em votação o requerimento solicitando que a CPI encaminhe solicitação formal à governadora Fátima Bezerra para a saída do estado do Consórcio Nordeste. O pedido, de acordo com Kelps Lima, teve por base o próprio contrato previsto para o ingresso e os indícios que foram encontrados de fraudes no grupo. Sem poder detalhar os argumentos devido a informações sigilosas a que a CPI teve acesso, o presidente disse que são informações que apontam fraudes e que a própria chefe do Executivo também teve acesso.

Na votação do requerimento, Kelps Lima e o deputado Gustavo Carvalho (PSDB) foram favoráveis à proposta. Para Kelps, a permanência do estado no Consórcio, mesmo após acusações de corrupção, mal uso de dinheiro pública e desvio de finalidade, seria um péssimo indicativo de prioridades da governadora.

"Agora é aguardar se a Governadora Fátima Bezerra, que será notificada formalmente e com acesso aos documentos comprobatório de mal uso de dinheiro do nosso Estado, irá permanecer ou não com sua decisão de prestigiar o senhor Carlos Gabbas. Entre outros fatos suspeitos, Carlos Gabbas solicitou que quase R$ 5 milhões do dinheiro arrecadado pelos estados nordestinos fossem doados à Prefeitura de Araraquara, gerida pelo seu colega de partido Edinho do PT. O que parece é que os aliados partidários da governadora são mais importantes que o nosso Estado", disse Kelps Lima.

Depoimentos

Nos depoimentos, os empresários Luiz Henrique Ramos e Cristiana Prestes Taddeo, donos da Hempcare, permaneceram em silêncio e não responderam nenhuma pergunta dos parlamentares. A empresa recebeu R$ 48 milhões do Consórcio Nordeste para a compra de respiradores e não encaminhou nenhum aos estados. O caso está sendo investigado pela Justiça e a CPI da Covid está com os dados referentes à investigação.

Ainda nesta quarta-feira, a CPI ouviu a ex-servidora da Sesap Gilsandra de Lira Fernandes, na condição de investigada. Ela prestou esclarecimentos sobre os contratos da contratação de ambulâncias e de leitos de UTI, que são alvos da CPI. Ela é uma das investigadas na operação Lectus, que apura supostas fraudes na Sesap, mas ainda não falou sobre o tema, que não é objeto de investigação da CPI até o momento. Há, contudo, o trabalho dos parlamentares para incluir o conteúdo dessa investigação, que também trata sobre a contratação de leitos para atendimento à covid-19 no Rio Grande do Norte.

Femurn cobra do Governo do Estado repasse às Prefeituras do ICMS, Proedi e a Farmácia Básica; Presidente da entidade alerta para risco de intervenção federal no RN.

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) mais uma vez enviou ofício ao Governo do Estado com o objetivo de cobrar os repasses de ICMS devidos pelo Executivo estadual às Prefeituras. Além disso, também estão com atraso de dois meses as parcelas referentes ao Proedi e a Farmácia Básica, que também deveriam estar nas contas municipais. 

A entidade alerta ainda para o risco de uma intervenção federal no RN, já que estes repasses em atraso são previstos na Constituição.

"Este é um governo que não cumpre a palavra", disse o presidente da Femurn, Babá Pereira (Republicanos), referindo-se a gestão Fátima Bezerra (PT). A crítica do representante das Prefeituras é motivada pelo fato de que os municípios já tinham acordado o pagamento desses repasses com o Governo.

Conforme Babá, a Femurn vem fazendo um trabalho "para dar mais transparência e coibir distorções nos repasses da parcela de ICMS pertencente aos municípios. A instituição contratou especialistas em finanças estaduais para estudarem o tema e esses estudos apontaram distorções em várias frentes".

De acordo com o levantamento feito, ficou demonstrado, por exemplo, que o Estado não tem repassado tudo o que é devido aos municípios e que o rateio dos recursos entre os municípios não tem ocorrido da forma prevista nas normas. 

Para dar transparência e coibir distorções que prejudicam os municípios, a FEMURN apresentou um conjunto de reivindicações ao Governo do Estado entre as quais constam: o acesso aos dados da arrecadação e da tributação do estado; implantação de normas mais claras e objetivas para regular a distribuição do repasse entre os municípios; e participação dos municípios no acompanhamento e nas deliberações técnicas de apuração e rateio dos recursos.

Segundo Babá, até o momento, quase nada do que foi pedido foi atendido pelo Estado, embora todos os pleitos tenham base legal. "A FEMURN apostou no diálogo como primeira opção para solucionar esses e outros problemas que tanto prejudicam as prefeituras. Mas não descarta a adoção de medidas judiciais e legislativas para defender o legítimo direito dos municípios, principalmente em situações tão graves como as que estamos aqui retratando", finalizou.

Tribunal de Justiça do RN bloqueia R$ 1,5 milhão do Governo do Estado para exames de crianças e adolescentes.

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte bloqueou, à pedido do Ministério Público do RN (MPRN), um total de R$ 1.505.231,61 das contas do Governo do Estado para custeio de tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas para o público infanto-juvenil pelo Sistema Único de Saúde (SUS/RN).

De acordo com o MPRN, que moveu uma ação de cumprimento de sentença judicial, já havia um acordo judicial anterior que determinava os pagamentos, mas a medida teria sido descumprida. Além de pagar por exames que já foram realizados, no valor de R$ 47.231,6, o Governo do Estado também terá que pagar seis meses de tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas para crianças e adolescentes a um custo total de R$ 1.458,00.

No dia 24 de novembro será realizada uma audiência por meio de videoconferência, conforme pedido pelo MPRN, para tratar da distribuição dos exames, já com o valor bloqueado. Na ação anterior, de novembro do ano passado, o Ministério Público do RN obteve uma ordem judicial determinando que o Governo do Estado e a Prefeitura de Natal destravassem a fila de espera por exames de ressonância magnética e tomografia computadorizada para o público infanto-juvenil no SUS em até 60 dias.

Para cumprir a meta, o Ministério Público determinou a realização de mutirões de atendimento e atualização das solicitações de exames para identificar as situações que não mais necessitavam do serviço. Na época, foi fixado um prazo de 12 meses para que fosse concluído o trabalho de atualização da lista completa de solicitações dos exames. 

Apesar do pedido anterior ter sido direcionado a Estado e Município, a sentença atual só faz referência ao Governo do Estado.

Deputado Getúlio Rêgo apela ao Governo do Estado para que não retarde posse dos alunos do curso de formação de praças da Polícia Militar.

O deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM) apelou ao Governo do Estado, na sessão desta quarta-feira (03), para manter a data, anteriormente marcada para 05 de novembro (sexta-feira), da posse dos alunos do curso de Formação de Praças da Polícia Militar.


Getúlio Rêgo criticou o adiamento feito pelo Estado, tendo como justificativa a viagem da governadora Fátima Bezerra ao exterior.

"Isso é uma maldade", afirmou o parlamentar, ressaltando que mesmo a governadora estando em viagem, o Estado segue sob gestão do vice-governador.

O deputado questionou o adiamento, alegando que a governadora cancelou sua viagem, e deveria dar posse aos novos policiais.

Reforço

Último inscrito no horário, o deputado Subtenente Eliabe (Solidariedade) reforçou o discurso do deputado Getúlio Rêgo, e apelou para o Governo do Estado empossar e promover os alunos do curso de Formação de Praças na data que já estava agendada.

O parlamentar reiterou o apelo feito à governadora Fátima Bezerra, ao secretário de Segurança, Coronel Araújo e ao Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Alarico.

Calote: Empresa vai parar de fornecer bolsa de sangue para o Estado por falta de pagamento; dívida já é de R$ 1,4 milhão.


A empresa JP Indústria Farmacêutica prestou uma denúncia urgente ao Blog do BG a respeito do fornecimento de bolsas de sangue no estado do Rio Grande do Norte. O pagamento não é efetuado pelo Governo do Estado desde de julho deste ano, e a dívida já está acumulada em quase R$ 1, 4 milhão.

Segundo o relato, os pedidos continuam sendo feitos, porém, não há como fazer a distribuição do material que é indispensável para hospitais. A Sesap não dá nenhum esclarecimento a respeito, e quando representantes da empresa foram até a secretaria foi informado que não há previsão de pagamento.

Além disso, a Sesap alega que não recebe o dinheiro da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (SEPLAM), mas quando a JP Indústria Farmacêutica procurou também a SEPLAM, foi informado que eles repassam a verba.

Alguns tipo de bolsa de sangue já estão em falta, e outras continuarão faltando (principalmente para cirurgias). A empresa irá pedir a suspensão do contrato até que a situação seja regularizada, resultando na paralisação do serviço.

José Dias: "Fátima não sabe administrar nada. Estamos vivendo uma tragédia"; Deputado afirma que CPI da Covid exala "cheiro horrível de podridão no ar".

"Sinto um cheiro horrível de podridão no ar. Tenho a impressão que vai ser escancarado ainda alguma coisa muito grave nessa CPI da Covid. Será um fim melancólico para o governo do Estado". Com essas palavras, o deputado estadual José Dias (PSDB) escancarou sua decepção e descrença na gestão da governadora Fátima Bezerra (PT), a quem ele classifica como incompetente e desorientada.


José Dias afirmou que a gestão petista tem, aos poucos, desmanchado importantes obras de cunho social conquistadas ao longo dos anos e que, apesar de registrar índices satisfatórios de arrecadação tributária, parece não saber o que fazer para garantir uma eficaz aplicação de recursos públicos em áreas que realmente necessitam de investimento.

"É péssimo, acho que o governo está mostrando a sua verdadeira cara, se desmanchando por completo e sem uma única obra realmente importante, que melhore a vida da população. Vejo programas sociais sendo destruídos, como o restaurante popular que teve seu potencial reduzido, ainda mais numa época como essa, em que as pessoas estão passando fome por causa da pandemia", afirmou em entrevista exclusiva ao portal Agora RN.

José Dias falou que não sabe o que pode acontecer ao governo de Fátima caso sejam comprovadas as irregularidades investigadas na CPI da Covid e que lamenta muito por isso, já que, na sua visão, a petista se apresentou com boas ideias, mas não as colocou em prática.

"Fátima tem tudo nas mãos para fazer um bom governo, mas não faz nada. Pior, sobram suspeitas de irregularidades, como as que estamos vendo sendo investigadas na CPI. Isso é um problema gravíssimo de incompetência, não estão preparados para administrar um Estado. A governadora é professora que nunca deu aula, não sabe administrar nada, é uma contradição horrorosa. Estamos vivendo uma tragédia", finalizou.

Assembleia Legislativa do RN reconhece como patrimônio cultural do Estado o Museu de Cultura Popular do município de Francisco Dantas.

Os deputados da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa do RN aprovaram, na manhã desta quarta-feira (03), o Projeto de Lei do deputado Francisco do PT que reconhece como patrimônio cultural do Estado o Museu de Cultura Popular de Francisco Dantas.


Localizado no Alto Oeste potiguar, reúne acervo de aproximadamente duas mil peças de artistas de todo o país, além de fotografias, livros, CDs, bonecas de pano e bordados, composto por 90% de arte popular e 10% de antiguidades.

"O museu guarda no seu interior uma grande história do RN e do Brasil", destacou a relatora, deputada Isolda Dantas (PT).

Dando prosseguimento às propostas com foco na cultura, foi aprovado o Projeto de Lei que reconhece a Dança do Espontão, como patrimônio cultural do Estado, também de autoria do deputado Francisco do PT.

Fim de semana de Leonardo Rêgo teve visitas a lideranças, amigos e correligionários em Pau dos Ferros; Ex-prefeito sinalizou pré-candidatura a Deputado Federal nas eleições de 2022.

O fim de semana do ex-prefeito Leonardo Nunes Rêgo teve uma extensa agenda de visitas a amigos e correligionários em Pau dos Ferros, reuniões com lideranças políticas do Alto Oeste, além de uma entrevista bastante aguardada na Rádio Cultura do Oeste. 
 

Dentre as andanças, destaque para a presença de Leonardo Rêgo em um almoço realizado no último sábado (30), na Comunidade Perímetro Irrigado, onde o filho do deputado estadual Getúlio Rêgo foi bastante festejado. 

No local, "Léo" recebeu abraços calorosos de populares e também dos vereadores que integram a bancada de oposição no Legislativo pau-ferrense, além de lideranças locais importantes e empresários como Nadja Diógenes, Cleiton da Silva (Tempero Pilão) e Maison Rêgo, os quais identifiquei entre as muitas fotos que nos foram encaminhadas.

No período da tarde, pontualmente às 16h30, Leonardo Rêgo concedeu entrevista para o radialista Barbosa Freitas, que inclusive foi bastante repercutida nas redes sociais e foi o assunto principal desde ontem na principal cidade da região.

Eleições 2020

Antes de responder as perguntas de Barbosa Freitas, o ex-prefeito Leonardo fez questão de comentar com bastante tranquilidade sobre o resultado do pleito eleitoral de 2020, ocasião em que aproveitou para ponderar que, assim como grandes nomes da política estadual da história, também tinha maturidade para entender e respeitar a vontade soberana da população, sobretudo em meio a uma campanha travada em plena pandemia e repleta de nuances alheias ao conhecimento da justiça eleitoral.

Prestação de contas

Leonardo Rêgo relembrou à população os seus inúmeros feitos administrativos em Pau dos Ferros - durante os três mandatos como gestor municipal, inclusive chegando a citar nominalmente alguns em vários pontos da cidade. Ele também divulgou dados oficiais relacionados às condições financeiras que entregou o município, rechaçando fortemente o discurso de seus adversários que, sem apresentar provas concretas, disseminaram informações estapafúrdias após ele ter se ausentado do município.

Ainda na ocasião, Leonardo chegou a destacar que assinou 03 (três) convênios com a Caixa Econômica Federal nos dias finais de seu mandato que ele tinha plena consciência que, embora fossem entregues de "mão beijada" para sua sucessora, apenas pensou no bem dos munícipes. 

Segundo o ex-gestor, até emendas parlamentares conquistadas com empenho político pessoal dele estão beneficiando a gestão da prefeita Marianna Almeida (PSD), detalhe: que ele evitou criticar de forma mais contundente neste momento inicial; pelo menos foi a impressão que obtivemos em determinado momento da entrevista.

Futuro político

Instado a tecer comentários sobre as eleições que acontecerão em 2022, Leonardo Rêgo fez uma rápida análise do resultado das pesquisas realizadas até o momento para o Governo do Estado, mas não se deteve a apontar favoritos para a disputa. 

No entanto, fez menção à forte rejeição da governadora Fátima Bezerra (PT) em todos os levantamentos divulgados até o momento, e frisou que, certamente, a oposição deverá se unir em torno de um nome para impedir a reeleição da atual Chefe do Executivo Estadual.

Pré-candidato a deputado federal

No final da entrevista, Leonardo não escondeu que dentro das conversações políticas de bastidores o seu nome é citado como uma opção para entrar na disputa por uma vaga à Câmara dos Deputados, tendo até deixado claro que vem analisando convites de lideranças partidárias e vislumbrando o cenário futuro com muita cautela.

Porém, foi enfático ao dizer que, se resolver mesmo ser candidato a deputado federal, não será para "bater esteira" (favorecer outras candidaturas), mas sim para valer e, quem sabe, conseguir se tornar um legítimo representante popular em Brasília não só para Pau dos Ferros; toda a região do Alto Oeste teria o seu foco principal no parlamento federal, algo que, indubitavelmente, representaria em um enorme benefício para a coletividade. 

Por fim, para nós que há mais de 10 anos escrevemos aqui com ênfase para a política local, visualizamos um Leonardo Rêgo ainda muito autêntico e contumaz ao falar sobre as questões administrativas locais, todavia, adotando critérios mais técnicos e sem o chamado "espírito de revanchismo", que a maioria de seus adversários especularam em vão.

Surpreendidos por um Leonardo mais ameno e, ao mesmo tempo, pensando grande, já circulam comentários até mesmo entre alguns apoiadores da atual prefeita de Pau dos Ferros que, se o ex-prefeito for mesmo candidato a deputado federal, deverá obter uma votação bastante expressiva na cidade.

Aguardemos...

Ministro Rogério Marinho esteve em Pau dos Ferros e garantiu à Nadja Diógenes apoio do Governo Federal à Associação Abenção.

A Abenção (Associação Beneficente Nossa Senhora da Conceição) vai contar com apoio do governo federal aos seus projetos.


A palavra é do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que esteve no último sábado (30), em Pau dos Ferros e se reuniu com a diretora da instituição, Nadja Diógenes.

A diretora apresentou ao ministro várias ações realizadas pela Abenção e suas metas para os próximos meses, em favor da população com deficiência no Estado. Os principais projetos são a habilitação pelo Ministério da Saúde, de uma unidade da Oficina Ortopédica, em Natal.

"A expansão dos serviços da oficina ortopédica é fundamental para atender a demanda reprimida para as pessoas com deficiência no Estado, que são usuários do SUS", explicou a diretora Nadja Diógenes.

O ministro Rogério Marinho se mostrou atencioso aos pleitos e se colocou à disposição da Abenção para articular junto ao governo federal o atendimento deles, incluindo as novas oficinas no RN.