Quase 50% das urnas eletrônicas serão utilizadas pela primeira vez no RN; novos modelos ficarão concentrados entre Natal e região Metropolitana.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) apresentou em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (25), os novos modelos de urnas eletrônicas que serão utilizados nas eleições de 2022.

Segundo o Tribunal, 3,4 mil novas urnas serão utilizadas pela primeira vez nas eleições de outubro, totalizando 46% das unidades que estarão aptas para serem usadas durante o pleito. A vida útil destes novos modelos está entre dez e 12 anos.

Entre as novidades nesses itens está o terminal do mesário, com tela totalmente gráfica e sensível ao toque, sem teclado físico. Dessa forma, enquanto uma pessoa vota, outra pode ser identificada pelo mesário, aumentando a velocidade com que é feita a votação, diminuindo filas.

Elas também contam com um processador 18 vezes mais rápido que o anterior e uma bateria que não precisará ser recarregada até o final da vida útil da urna. Em caso de falta de energia, o modelo também segue funcionando normalmente.

No RN, 8.914 urnas estarão disponíveis no dia do pleito, sendo 7.675 para as seções eleitorais e o restante para contingência e reserva. Os novos modelos ficarão concentrados entre Natal e região Metropolitana.