Advogados promoverão audiência pública para discutir nomeação de um Juiz Titular para a comarca de São Miguel.


Cerca de vinte advogados advogados militantes na Comarca de São Miguel/RN decidiram se organizar em uma associação informal para lutar pela nomeação de um juiz titular para a Comarca.

Segundo informações, a Comarca de São Miguel não tem juiz titular há exatos cinco anos, apesar de abranger um território importante com os municípios de São Miguel, Coronel João Pessoa, Dr. Severiano e Venha-Ver, sendo responsável pela entrega da justiça a 40.000 jurisdicionados do Estado do Rio Grande do Norte.

Por esta razão, os advogados que atuam na Comarca de São Miguel realizarão uma audiência pública com a participação de prefeitos, secretários municipais, vereadores, deputados, escolas, empresas, igrejas, dentre várias outras instituições públicas e privadas, além de toda a sociedade visando a elaboração de um documento para encaminhamento à Presidência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Desembargador Claudio Santos, pedindo a ele a nomeação de um Juiz Titular para a Comarca.

A audiência pública ocorrerá no dia 15 de junho (uma segunda-feira), às 19 horas, no auditório da Câmara Municipal de São Miguel. Também haverá uma caminhada pelas principais ruas da cidade no sábado, dia 20 de junho, a partir das 8 horas da manhã.

De acordo com os organizadores do evento, por ser a última Comarca do Estado, não há o interesse dos juízes em judicar na localidade. Os jurisdicionados só contam com a presença de um magistrado uma semana por mês, tempo insuficiente pelo crescente volume de processos. Os pedidos são para que haja a nomeação de um juiz que seja titular e esteja na Comarca diariamente.

Governo do Estado realiza debates do Plano Plurianual 2016-2019 em Pau dos Ferros.


O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças, debaterá com a população de Pau dos Ferros o Plano Plurianual 2016-2019 que será implementado no RN durante os próximos quatro anos.

O evento acontecerá nesta quarta-feira, às 8 horas, no auditório do IFRN, e deverá contar com a participação de toda classe política do Alto Oeste.

O PPA Participativo será debatido em cinco etapas. Na primeira, o Governo estabelece diretrizes e colhe informações relevantes para o planejamento. Na segunda etapa, acontece a consulta à população, que apresenta demandas e estabelece prioridades. Em seguida a Seplan organiza a formatação técnica do Plano. A quarta fase é o envio do PPA Participativo à Assembleia Legislativa para apreciação dos deputados. Por fim, o Plano é mais uma vez debatido e aprovado.

Durante evento em Natal, Henrique Alves se coloca como aliado de Robinson Faria na luta pelos interesses do RN.


O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, líder do PMDB no Rio Grande do Norte, se colocou aliado do governador Robinson Faria (PSD) na luta pelos interesses do Estado, durante o seminário Motores do Desenvolvimento, realizado na manhã desta segunda-feira (08), em um salão de eventos de Natal, que reuniu um grande número de representantes da classe política do estado. .

"Disputas do passado ficam no passado. Colocamo-nos à disposição pelo interesse das causas do Rio Grande do Norte", afirmou Henrique Alves, segundo informou a reportagem do site Portal No Ar.

Henrique ainda ressaltou que uma das principais atividades econômicas do Rio Grande do Norte, o turismo, não vem tendo seu potencial todo aproveitado. O ministro, contudo, reforçou que o foco das ações deve ser o futuro. "O que importa é daqui para frente", afirmou.

O ministro Henrique Alves, que falou antes do governador Robinson Faria, pediu por união em torno das questões do Rio Grande do Norte.

Luís Gomes: Prefeitura entrega veículo para atender necessidades do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).


Foi realizada na manhã desta segunda-feira (08) a entrega oficial de um novo veículo que servirá para facilitar a atuação dos profissionais que atuam no programa Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), no município de Luís Gomes. A entrega do veículo ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a secretária de Saúde, Migna Jucy, o novo veículo será de uso exclusivo do programa, e possibilitará um aumento nas ações do Núcleo que atua nas áreas de promoção, prevenção e assistência à saúde, proporcionando maior qualidade de vida aos pacientes atendidos através de atendimentos individuais, visitas domiciliares, atividades em grupos, campanhas, oficinas, dentre outros.

Ainda de acordo com a secretária Migna Jucy, a intensificação dos atendimentos deverá proporcionar uma diminuição significante do número de encaminhamentos a outros serviços da rede municipal da saúde e assim maior satisfação aos pacientes.

Migna Jucy destacou ainda que o Nasf atua através de ações desenvolvidas com equipes multiprofissionais, com o propósito de garantir à população condições de bem estar social, físico e psíquico. E que um dos principais objetivos do Programa é auxiliar no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários e ambientais.

Sindicatos emitem nota de repúdio pelo baixo salário ofertado aos profissionais odontólogos no concurso da Prefeitura de Pau dos Ferros.

Sindicalistas lamentaram que a prefeitura de Pau dos Ferros, que tem como prefeito um cirurgião-dentista, tenha colocado no edital do concurso um salário tão baixo.

Diante do salário oferecido de R$ 2.300,00 para o cargo de cirurgião-dentista, com uma jornada de 40 horas semanais, pela prefeitura de Pau dos Ferros, o CRO-RN, SOERN (Sindicatos dos Odontologistas do Rio Grande do Norte) e a FIO (Federação Interestadual dos Odontologistas) emitiram na última sexta-feira (05), uma nota de repúdio pelo baixo salário ofertado a um profissional de odontologia pelo Município.

Segundo as informações divulgadas no site do Conselho Regional de Odontologia (Veja AQUI), para ASB (Auxiliar de Saúde Bucal), que o edital nominou erradamente de Auxiliar de Consultório Odontológico, o valor do salário que consta é de R$ 837,60 para 40 horas. A prefeitura ofereceu 6 vagas para dentistas, sendo cinco de ampla concorrência e uma para portadores de necessidades especiais, e seis vagas para ASB.

Para o presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, o salário básico que a prefeitura de Pau dos Ferros apresenta para um cirurgião-dentista é "aviltante" para um profissional de nível superior, graduado após cinco anos de intenso estudo, que o capacita para procedimentos clínicos e cirúrgicos em seus consultórios.

O presidente do SOERN, Ivan Tavares, também lamentou que a prefeitura de Pau dos Ferros, que tem como prefeito um cirurgião-dentista, Fabrício Torquato, tenha colocado no edital do concurso público um salário tão baixo.

Também em nota de repúdio, o sindicato demonstrou sua indignação pelo baixo salário oferecido, considerando que o mesmo não garante as necessidades mínimas para um profissional ter uma vida digna. "O salário oferecido é repugnante e inaceitável", protesta o presidente do sindicato.

Para o SOERN, um salário mais digno é o que foi proposto em Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Pau dos Ferros, no dia 15 de maio, com a presença do seu presidente, Ivan Tavares, e do presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva. O valor deste salário é de R$ 6.304,00.

Segundo Ivan Tavares, o salário defendido pelo sindicato como piso salarial para todo o estado do Rio Grande do Norte é o inicial de carreira.

Em entrevista, Prefeito Fabrício Torquato contradiz mensagem anual de 2013 e culpa Leonardo Rêgo por dificuldades em sua gestão.


No último sábado (06), o prefeito Fabrício Torquato (DEM) foi à Rádio Obelisco FM de Pau dos Ferros conceder mais uma entrevista ao radialista Ismael Mendes, oportunidade que aproveitou para prestar contas à população e anunciar as próximas ações de sua gestão.

Contudo, após apresentar o seu relatório administrativo, Fabrício Torquato deixou a postura comedida de lado e alfinetou o ex-prefeito Leonardo Rêgo (DEM), ao afirmar que assumiu a prefeitura com dívidas cujo o valor supera o montante de R$ 4 milhões de reais, culpando o seu antecessor pelas dificuldades atuais enfrentadas pela sua gestão.

Na verdade, apesar de contundente, o discurso proferido atualmente pelo Chefe do Executivo não se assemelha em nada com as informações que ele mesmo destacou na leitura de sua Mensagem Anual, no ano de 2013, que rezava o seguinte:

"[...] Podemos dizer que Pau dos Ferros se encontra em situação privilegiada. Mesmo com as dificuldades que passamos, assim como a maioria dos municípios brasileiros, e ainda com o agravante da seca que nos assola, nosso município está com situação financeira controlada, e encontra-se adimplente para celebrar convênios e buscar os recursos e financiamentos que se fizerem necessários para o nosso desenvolvimento[.]". 

Confira na imagem abaixo: 

Clique para visualizar em tamanho maior.

Como se vê, Fabrício Torquato contradisse as suas próprias informações, de caráter oficial, possivelmente para tentar imputar a responsabilidade pela sua ingerência administrativa ao seu antecessor, Leonardo Rêgo.

Sem dúvidas, uma estratégia ousada, porém, também vista por alguns como uma "faca de dois gumes" tendo em vista que a mudança repentina no discurso poderá soar à população como uma grande  incoerência, sustentada, principalmente, pelos acordos políticos de ocasião.

Na minha opinião, caso Fabrício insista na tese de culpar Leonardo pela inoperância de sua administração, poderá terminar o mandato sem conseguir impor uma marca pessoal como gestor, por governar sempre "olhando pelo retrovisor".

Até quando o discurso da "herança maldita" irá prevalecer? O tempo dirá!

Governador Robinson Faria utiliza rede social para rebater oposição que "torce contra o RN".


O site Portal No Ar publicou matéria destacando que o governador Robinson Faria (PSD) decidiu responder às críticas a seu governo. Nesse domingo (07), após questionamentos que se iniciaram no polo da oposição e se alastraram pela rede a respeito de um curso de etiqueta para primeiras-damas, o mandatário utilizou sua conta no Instagram e jogou ainda mais combustível na fogueira que queima desde a eleição do ano passado.

"Enquanto nos esforçamos dia a dia, tem um pequeno grupo de inconformados que chegou ao cúmulo de torcer publicamente contra o Estado. É preciso que vocês avaliem com clareza esse movimento ultrapassado, das conversas de varanda, regadas a motivações pouco republicanas", escreveu Robinson.

O mais surpreendente da mensagem é que ela veio na conta pessoal do governador. A estratégia adotada recentemente a respeito de críticas gestadas nas redes sociais pela oposição era de que se ignorasse o conteúdo do denuncismo ou, dependendo do teor, deixasse que a militância do governo rebatesse as acusações. Ao governador, vinha competindo declarar sobre as ações de seu mandato.

"Mas não pensem que isso abala o meu otimismo. Estamos ocupados em recuperar as décadas de atraso onde os atores desse processo são os mesmos que hoje torcem contra o Estado", postou ainda Robinson.

Nunca perdendo a oportunidade de alfinetar, o governador diz que trabalha há cinco meses "para recuperar décadas de atraso, provocadas pela política conhecida de todos, que buscava o benefício pessoal em detrimento do coletivo e levou os serviços públicos a uma situação caótica".

Ao finalizar sua mensagem, no entanto, Robinson comemora que "dessa vez eles estão longe das decisões. O voto livre do cidadão potiguar elegeu um otimista e defensor do diálogo para governar o Rio Grande do Norte. E será assim todos os dias! Boa semana a todos".

Luís Gomes: Nilsinho, Mariana Fernandes e Antônia Abrantes protocolam registro de candidaturas no TRE.


Os candidatos que irão disputar o pleito suplementar de Luís Gomes solicitaram o registro de suas candidaturas na última quarta-feira (03), último dia do prazo determinado pela justiça eleitoral, junto ao Cartório da 42ª Zona do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN).

Após o cumprimento do protocolo, foi aberto o prazo para impugnações, nos termos do art. 3º da Lei Complementar nº 64/90. A autorização para realização de comícios ou qualquer tipo de manifestação pública eleitoral também já está valendo.

A chapa encabeçada pela médica Antônia Abrantes (DEM), tendo como candidato a vice-prefeito o empresário Joanismar Sobreira (PSDB), foi registrada pela Coligação "Renovação, Trabalho e Paz".

A Coligação "Unidos Para Reconstruir Luís Gomes" oficializou as candidaturas de Mariana Fernandes (PMDB) e Luciano Pinheiro (PT).

Já a chapa Nilsinho (PR) e Júnior Cassiano (PR) foi registrada sem a formação de uma coligação, e por razões óbvias: os dois candidatos pertencem ao mesmo partido. 

Contudo, o slogan adotado pelos referidos postulantes foi: "Uma Nova História para Luís Gomes".

Agenda dos candidatos

Até o momento, somente a chapa Nilsinho e Júnior Cassiano nos enviou informações a respeito do cumprimento de agenda política.

De acordo com o que nos foi repassado, os candidatos PR realizarão, nesta sexta-feira (05), a partir das 18 horas, uma reunião com os moradores do Sítio Carneiros, oportunidade em que apresentarão as suas propostas de trabalho.

Imprensa potiguar aponta isolamento político do Deputado Galeno Torquato em São Miguel.


O blogueiro natalense Renato Dantas comentou em sua página virtual (Veja AQUI) que o deputado estadual Galeno Torquato (PSD) está isolado politicamente na cidade de São Miguel, fato que possivelmente dificultará a consolidação da pré-candidatura do seu irmão, arquiteto Gaudêncio Torquato, ao comando do Executivo Municipal em 2016.

Já para o blogueiro seridoense Robson Pires (Veja AQUI), a reaproximação política entre o deputado estadual Raimundo Fernandes (PROS) e o prefeito Dario Vieira (PP) vem recebendo aceitação popular, algo que poderá por fim à "oligarquia Torquato" na Serra do Camará.

Pelo que se observa, Galeno Torquato terá que superar um cenário extremamente pessimista para o seu grupo político em São Miguel, caso insista na tese de "tirar um candidato do bolso" para tentar retomar o controle da prefeitura local.

Sem dúvidas, uma situação periclitante para o parlamentar do PSD.

Pau dos Ferros: Diário Oficial do Município traz nomes dos 12 servidores que foram exonerados pelo prefeito Fabrício Torquato.


Em Pau dos Ferros, todas as atenções se voltaram para a publicação das exonerações dos servidores que foram demitidos pelo prefeito Fabrício Torquato (DEM), sob a justificativa de não possuírem a confiança necessária para integrar a sua equipe administrativa, apesar de todos terem apoiado a sua candidatura na eleição municipal de 2012.

Ao todo, 12 pessoas foram desempregadas pelo Chefe do Executivo, que deverá utilizar os espaços abertos em sua gestão para empregar pessoas ligadas ou indicadas pelo ex-prefeito Nilton Figueiredo, sacramentando a união política entre os dois.

Segundo informações, nos próximos dias, outras pessoas encaradas como "sem confiança" pelo Prefeito Fabrício deverão ser defenestradas da administração municipal, aumentando ainda mais a quantidade de vítimas da postura implacável do alcaide.

Confira os nomes dos 12 servidores exonerados AQUI.

Em nota, Leonardo Rêgo esclarece informações divulgadas sobre ajuizamento de Ação por parte do Ministério Público.


O ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Nunes Rêgo, através de sua assessoria, encaminhou ao blog alguns esclarecimentos a respeito de uma matéria divulgada na imprensa sobre o ajuizamento de uma Ação de Improbidade por parte do Ministério Público, que imputa ao ex-gestor um suposto favorecimento em uma contratação realizada pelo Município.

Democraticamente, como sempre fizemos, disponibilizamos abaixo a íntegra da Nota de Esclarecimento:

A imprensa noticia que o Ministério Público ajuizou, "contra o ex-Prefeito Leonardo Nunes Rego", Ação de Improbidade Administrativa "por responsabilidade na contratação do esposo da secretária municipal da Juventude e Assistência Social para o fornecimento de materiais ao Município".

Por entender que não é a imprensa o ambiente para se defender – assim como não deveria ser para acusar –, deixarei para me aprofundar no assunto no foro adequado, que é o Poder Judiciário.

Avalio, contudo, ser preciso ressaltar, desde já, que:

- o esposo da Secretária jamais foi contratado.

- foi contratada a empresa Olávio Ferreira Chaves ME.

- a empresa não é do esposo da Secretária, mas do pai dele, como reconhece o próprio Ministério Público.

- ainda que a empresa fosse do esposo da Secretária, o art. 95, parágrafo único, da nossa Lei Orgânica autoriza tal contratação com o Município de Pau dos Ferros, se for em condições de igualdade.

- o próprio Ministério Público admite em sua ação que todos os contratos se deram por modalidades previstas em lei, em especial por Pregão Presencial, de modo que eventuais privilégios se encontram afastados.

- trata-se de empresa constituída em janeiro de 1965, portanto que conta com mais de meio século de existência.

- as contratações, em sua grande maioria, serviram para cumprimento de convênios federais, cujos recursos foram provenientes do Ministério do Desenvolvimento Social, tendo as prestações de contas sido totalmente aprovadas.

O Poder Judiciário, a quem cabe o julgamento, certamente me dará a oportunidade da defesa, que exercerei de forma plena, esclarecendo e demonstrando que todos os atos foram praticados observando a legalidade e o interesse público.

Acredito firmemente que não houve qualquer desvio do que a lei determina, por isso aguardarei os desdobramentos com a tranquilidade que sempre me caracterizou.

Respeitosamente, 

Leonardo Nunes Rêgo

Ministro Henrique Alves libera 4,5 milhões para 27 municípios do Rio Grande do Norte.

 Maior parte dos recursos é para infraestrutura do turismo em Natal e interior do Rio Grande do Norte.

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, anunciou nesta quarta-feira (03), a liberação de R$ 4,5 milhões para execução de obras de infraestrutura turística em 27 municípios do Rio Grande do Norte. "É uma satisfação nesse pouco tempo à frente do Ministério realizar tanto pelo turismo do Brasil. É meu dever, como ministro do Turismo do Brasil, olhar para o meu estado", ressaltou.

Entre os 27 municípios beneficiados com a liberação dos recursos, o ministro destacou Natal, que vai receber R$ 500 mil para a reurbanização da orla; e Santa Cruz, com R$ 300 mil para a obra do teleférico do alto de Santa Rita de Cássia até a matriz da padroeira, no centro da cidade. "São exemplos de duas obras fundamentais para o turismo em Natal e no interior", disse o ministro.

Acarí, Assú, Almino Afonso, Alto do Rodrigues, Cerro-Corá, Encanto, Goianinha, Ielmo Marinho, Itaú, Janduís, Jucurutu e Lajes também estão entre os 27 municípios contemplados com a liberação de recursos do Ministério do Turismo. Macaíba, Monte Alegre e Nísia floresta, todas na região metropolitana de Natal, estão entre as cidades que vão receber apoio do MTur para melhorar a infraestrutura do turismo local.

Henrique Alves anunciou, ainda, recursos para projetos turísticos de Olho D`Água do Borges, Patu, Pedro Avelino, São José do Seridó, São Tomé, São Vicente, Tangará e Venha-Ver. Outros projetos, dos municípios que não foram contemplados, estão aguardando a conclusão das análises técnicas para a liberação dos recursos.

Já os projetos novos precisam ser inscritos no cadastro de convênios do Ministério (Siconv), que ficará aberto até 18 de junho. As propostas aprovadas na análise técnica serão incluídas no orçamento do MTur.

Deputado Getúlio Rêgo solicita mais apoio para a Apae e Casa do Estudante.


Em pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (3), o deputado Getúlio Rêgo (DEM) fez um apelo para que o Governo do Estado dê mais apoio à Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) e à Casa do Estudante, ambas em Natal, pelas dificuldades que estão passando.

"A APAE é uma instituição importante, que abriga mais de 500 crianças e tem uma fila de mais de 300 aguardando a sua orientação, os seus ensinamentos, assim como a Casa do Estudante, porque ali tem jovens absolutamente carentes e merecedores do apoio governamental para fazer a travessia para o futuro", ressaltou Getúlio.

No caso da APAE de Natal, ontem, dia 02, a Cosern cortou o fornecimento de energia da entidade devido aos meses de atraso no pagamento da conta de energia por parte do Governo do Estado. Getúlio Rêgo defendeu que o governo precisa resgatar a Casa do Estudante, a fim de que continue a receber alunos pobres. "Mais do que nunca, pedimos ao governador que não a deixe acabar, porque a Casa do Estudante é um instrumento vivo de cidadania, que não pode ser jogado na lata de lixo", disse.

O pronunciamento foi aparteado por outros deputados. Tomba Farias (PSB) considerou a suspensão dos serviços falta de respeito da Cosern. A deputada Cristiane Dantas (PC do B) lembrou que o problema será discutido em audiência pública que vai acontecer no próximo dia 19, na Assembleia Legislativa. Dison Lisboa (PSD) destacou que o Governo já resolveu o débito e levantou a discussão sobre de quem é a responsabilidade desta manutenção.

O deputado Nelter Queiroz (PMDB) lembrou que no município de Jucurutu a Casa do Estudante passou por muitos problemas, como a falta de alimentos. O fornecimento de comida, anteriormente garantido pelo Governo Federal, foi suspenso e hoje a instituição está de portas fechadas. Carlos Augusto Maia (PT do B) e George Soares (PR) reforçaram o apelo por melhorias nas duas entidades. O deputado Carlos Augusto lembrou que na Casa do Estudante foram abrigados muitos alunos que depois se tornaram figuras ilustres na história do Rio Grande do Norte.

Major Sales: Prefeito Thales Fernandes assina contrato para pavimentação de diversas ruas.


O prefeito do município de Major Sales, Thales André Fernandes, assinou na última segunda-feira, 1º de junho, contrato com a Caixa Econômica Federal para a liberação de recursos no valor de R$ 245.000,00 (Duzentos e quarenta e cinco mil reais) para pavimentação de diversas ruas da cidade. 
Segundo informações da assessoria de comunicação, os recursos são provenientes de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal e atual ministro do turismo, Henrique Eduardo Alves.

Serão beneficiados com a pavimentação, o bairro Pôr do Sol (próximo a Creche São João Batista), bairro Bom Jardim (Casas Populares) e a rua projetada (por trás da Praça de Eventos). 

Para a execução das obras, a Prefeitura Municipal arcará com uma contrapartida no valor de R$ 2.500,00 (Dois mil e quinhentos reais).

Estão abertas as inscrições para escolha dos conselheiros tutelares em Rafael Fernandes.

A Prefeitura de Rafael Fernandes, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), divulgam as informações sobre a realização do primeiro processo Unificado de escolha de Conselheiros tutelares no Município de Rafael Fernandes/RN para o mandato de 4 anos.

As inscrições já estão abertas e os candidatos que desejam participar deste processo devem comparecer à sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que fica localizada à Rua Isidro José de Oliveira, Alto do Cruzeiro, até o dia 9 de junho, e realizar a sua inscrição.

Todas as informações estão disponíveis no edital. Para visualizar clique AQUI.

Jornalista mossoroense repercute matéria do blog sobre investigação do Ministério Público no Hospital Regional de Pau dos Ferros.


A matéria publicada em nosso blog, na última segunda-feira (1º), informando a abertura de duas investigações do Ministério Público do Rio Grande do Norte para apurar possíveis irregularidades no Hospital Regional de Pau dos Ferros continua repercutindo na imprensa potiguar.

Em sua página pessoal (Veja AQUI), hospedada no site do Jornal de Fato, o jornalista mossoroense César Santos destacou o teor dos Inquéritos Civis abertos pelo Ministério Público que irão apurar a suposta ilegalidade na contratação de médicos de outros estados, que atuam no Hospital Regional e que não possuem inscrição no Conselho Regional de Medicina do RN e a possível inadequação no armazenamento de medicamentos na farmácia do hospital.  

De acordo com o trecho da matéria escrita por César Santos, as investigações abertas pelo Ministério Público coincidem com o momento de caos que enfrenta o principal hospital público da região do Alto Oeste, acrescentando que há dificuldades de toda ordem, mas principalmente de gestão.

Por fim, o conceituado jornalista diz que a população reclama que a indicação da enfermeira Márcia Holanda foi política, não levando em conta o critério competência, e completa afirmando que a diretora da unidade hospitalar é apadrinhada pelo deputado estadual Galeno Torquato (PSD), que assumiu a condição de líder do governador Robinson Faria (PSD) na região do Alto Oeste.

Toma lá, dá cá: Nova "canetada" do Prefeito Fabrício Torquato deverá beneficiar asseclas do Ex-prefeito Nilton Figueiredo.


Após demitir vários servidores comissionados que o ajudaram a eleger-se na campanha eleitoral de 2012, informações dão conta que o prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato (DEM), se prepara para mais uma "canetada".

Desta vez, o Chefe do Executivo deverá preencher os cargos que ficaram vagos com pessoas indicadas ou ligadas ao ex-prefeito Nilton Figueiredo, objetivando consolidar a aliança política com o ex-desafeto para as eleições municipais de 2016.

Apesar do comportamento paradoxal (empregar adversários), muitos acreditam que Fabrício Torquato está agindo sabiamente tendo em vista que, sozinho, jamais conseguiria sequer disputar o pleito do próximo ano, em virtude da sua inexpressividade eleitoral.

Mas, agora, com a liderança de Nilton Figueiredo servindo como "bengala", o gestor pau-ferrense poderá trabalhar o seu projeto de reeleição.

Pelo visto, o jogo do toma lá, dá cá começou cedo e, dependendo dos acontecimentos futuros, poderá virar uma indigesta rotina na esfera administrativa municipal.

São os "novos ventos" da política local trazendo de volta a prática ultrapassada dos "velhos tempos".

Ah tá!

Deputado Souza diz que UERN não é responsável por crise financeira do Estado.


O impasse entre o Governo do Estado e os servidores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), em greve desde a semana passada, foi o tema do pronunciamento do deputado Souza Neto (PHS) na manhã desta terça-feira (02), na sessão ordinária da Assembleia Legislativa. Alunos e professores da instituição estavam presentes na galeria da Casa e também foram recebidos pelos parlamentares.

"Há um movimento orquestrado para desviar o foco do problema financeiro do Estado, atribuindo à UERN a responsabilidade da crise que passa o Governo. A Universidade não está quebrando o Estado e esse intento de colocar a instituição como bode expiatório da crise é inadmissível", disse Souza.

O parlamentar ressaltou a importância da Universidade para o Estado do Rio Grande do Norte, com 10.970 alunos e campus espalhados por diversas regiões do Estado. "A UERN transforma vidas, forma profissionais e dissemina o conhecimento", completou Souza.

Em apartes, os deputados Getúlio Rego (DEM), Márcia Maia (PSB), George Soares (PR) e Carlos Augusto Maia (PTdoB) se somaram ao pronunciamento de Souza Neto. Fernando Mineiro (PT) disse que o Governo enviou uma nota dizendo que não tem condição de dar reajuste salarial e que a Assembleia deverá receber uma comissão da Universidade. "Devemos intermediar essa situação. Dizer que a UERN é responsável pela crise, é não conhecer as finanças do Estado e nem a UERN", disse Mineiro.

O deputado Nélter Queiroz (PMDB) levantou a importância da discussão sobre a federalização da UERN. Para ele, o custeio da instituição de ensino superior é de responsabilidade do Governo Federal. "O Governo do Estado não tem recursos para melhorias das estradas, que é de responsabilidade dele. Por que não entregar a UERN para o Governo Federal? Eu sou a favor da UERN, mas acredito que o Governo do Estado não tenha como bancar a instituição", disse ele.

Souza Neto encerrou a discussão lembrando os recursos que o Governo do Estado paga pela parceria para a construção da Arena das Dunas, que segundo ele também não é de sua competência. "Será que é mais importante do que manter a UERN, que transforma vidas?", questionou ele.

Deputados estaduais recebem comissão de professores da UERN.


Os deputados Fernando Mineiro (PT), Nélter Queiroz (PMDB), Getúlio Rêgo (DEM), Souza (PHS) e George Soares (PR) receberam, na manhã desta terça-feira (02), uma comissão formada por servidores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

Os representantes alegam quebra de acordo firmado com o Governo do Estado, que contempla uma série se reivindicações, entre elas o reajuste salarial. A pauta da categoria é formada por 10 pontos, dos quais nove tratam de questões de infraestrutura e qualidade de trabalho dos docentes.

"Queremos um diálogo com o Governo do Estado. O acordo firmado ainda em 2014 estipulou um reajuste de 12,035% ao ano, ao longo de quatro anos. Esse valor é uma atualização do salário do professor universitário. Quando chegamos agora em 2015, no período de cumprir o acordo, fomos avisados que o governo não teria condições", disse o presidente da Associação dos Docentes da UERN, Valdomiro Morais.

Líder do Governo na Casa, o deputado Fernando Mineiro (PT) afirmou que a Assembleia possui interesse em resolver a questão. "Vamos formar uma comissão de deputados para ajudar no processo político e intermediar na defesa dos interesses da UERN. O governo tem interesse em cumprir o acordo, mas há a questão orçamentária, do Limite Prudencial", disse.

Pau dos Ferros: Prefeito Fabrício Torquato segue utilizando aparentes motivações políticas para demitir servidores comissionados.


É de conhecimento público que o prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato (DEM), desde que rompeu com o seu antecessor, o ex-prefeito Leonardo Rêgo (DEM), tem demitido quase que inexplicavelmente vários ocupantes de cargos comissionados de sua gestão que, apesar de estarem cumprindo com as suas funções empregatícias normalmente, são mandados embora cruelmente.

Na manhã desta terça-feira (02), novas exonerações ocorreram. Desta vez, os servidores Gilvan Cajá (ex-presidente da Câmara Municipal), Cezimar Almeida (Economista) e Robinson Barros foram as vítimas da caneta do prefeito Fabrício. 

Contudo, informações dão conta que mais demissões acontecerão nesta nova temporada de "caça às bruxas" aberta pelo Alcaide. Estamos no aguardo apenas das confirmações via Diário oficial.

O mais curioso nisso tudo é que dias atrás um blogueiro da capital chegou a vislumbrar o ocorrido de hoje, como se fosse um aviso prévio aos futuros demitidos (Veja AQUI). 

Inclusive, o assunto foi comentado exaustivamente nas redes sociais (Confira AQUI), algo que configura nitidamente um ato maquiavélico camuflado como institucional.

Diante dos fatos narrados acima, digo que apesar do Chefe do Executivo contar com a prerrogativa constitucional de poder agir com discricionaridade nos casos envolvendo servidores comissionados, entendo que não se justificam as demissões efetuadas por, suposta, perseguição política contra, hipotéticos, adversários.

Na minha opinião, quem pratica ou apoia esse tipo de atitude anti-republicana não conhece o verdadeiro significado da palavra DEMOCRACIA, principalmente, tendo em vista que os princípios norteadores da administração pública não encaminham ninguém à esta direção.

Resta-nos lamentar mais este episódio que, indubitavelmente, empobrece parte da classe política local e até uma pequena parte da sociedade que, inacreditavelmente, se alegra com a infelicidade alheia.

Meu Deus, quanta pobreza de espírito!

Senador José Agripino critica falta de solução para seca do Nordeste e diz temer onda de demissões no RN.


Em discurso na tribuna nesta segunda-feira (1º), o senador José Agripino (RN) disse temer que o baixo nível da água na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Rio Grande do Norte, provoque uma onda de desemprego na região. O parlamentar contou que, neste final de semana, participou de um seminário promovido pela Arquidiocese de Natal, pelo Observatório Social do Nordeste e pelo RN Sustentável sobre mudanças climáticas e ouviu de conterrâneos as consequências drásticas para o estado caso o nível da barragem chegue a zero. 

"Essa barragem significa a garantia da permanência de milhares de empregos na irrigação e na carcinicultura. O nível da água está baixo como nunca e o que está para acontecer é demissão em massa. Tudo isso por causa da falta de investimento do governo federal em obras estruturantes, permanentes, para combater a estiagem na região nordeste", destacou José Agripino. O senador lembrou que as águas da Armando Ribeiro Gonçalves alimentam empreendimentos nos programas de irrigação no Projeto do Baixo Assu, na produção de banana por empresas privadas e no cultivo de camarão – todos geram milhares de empregos para a região.

Ainda de acordo com o parlamentar, um dos motivos pelo qual o nordeste ainda sofre as consequências da estiagem deve-se ao fato de o governo do PT, em mais de doze anos no poder, nunca cumprir uma de suas promessas de campanha: a transposição do Rio São Francisco. "Essa obra foi carro-chefe da campanha de reeleição do ex-presidente Lula, serviu de propaganda eleitoral para a campanha de Dilma e até agora nada. Estamos na iminência de um colapso em decorrência de uma promessa frustrada, feita e não cumprida, de um governo que não tem no nordeste nenhuma obra de grande expressão para apresentar", criticou Agripino.

Segundo o senador democrata, é preciso tornar o nordeste brasileiro uma prioridade de governo, investindo em obras estruturantes, que resolvam de uma vez por todas as consequências da seca. "O acúmulo de água para muitas barragens significa permanência de nível seguro de água para beber e irrigar, significa geração de emprego. O Brasil, e principalmente o nordeste, não aguenta mais esse descaso do governo do PT com a região. Eu, como nordestino, não vou me calar e vou cobrar até o limite de minhas forças por uma solução para a seca nordestina".

Luís Gomes: Nilsinho e Júnior Cassiano traçam estratégias de campanha em reunião com filiados do PR.


Os candidatos do Partido da República à prefeitura de Luís Gomes, Francisco Joseilson (Prefeito) e Júnior Cassiano (Vice-prefeito), estão realmente decididos a enfrentar o embate eleitoral contra os principais grupos políticos do município em pé de igualdade.

Uma prova disso é que, nesta segunda-feira (1º), Nilsinho e Júnior Cassiano já reuniram a militância do PR para traçarem estratégias de campanha e acertar os últimos detalhes para organização de estrutura e logística.

Durante o encontro, também foi discutida a elaboração de uma agenda para os candidatos, que estão aguardando apenas o início do período permitido pela justiça eleitoral para colocarem o 'bloco na rua'.

Ao que parece, o pleito suplementar de Luís Gomes terá uma disputa acirrada na briga pelo voto, isso sem falar nas surpresas que vem por aí na esfera judicial.

Aguardemos...

Deputado Rafael Motta promoverá debate sobre o crescimento do turismo no RN.


A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados realiza no próximo dia 12 de junho, às 9h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o Seminário "Turismo Como Fator de Desenvolvimento do RN: obras estruturantes, campanhas de promoção e legislação específica". O evento é uma solicitação do deputado federal Rafael Motta (PROS), integrante da Comissão da Casa Legislativa, com o objetivo de discutir as questões que envolvem o crescimento do turismo no Estado.

O seminário contará com a presença do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, de integrantes da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, além da classe política do RN e de personalidades do trade nacional e local.


O deputado federal Rafael Motta será o mediador de dois painéis que irão tratar sobre a melhoria da infraestrutura turística do Estado e a integração associada na cadeia produtiva do segmento.


"Como integrante da Comissão de Turismo, não podia deixar de trazer essa discussão para o nosso Estado. O turismo é uma das atividades econômicas que mais gera emprego e renda para a população do RN, por isso, a importância de buscar melhorias para o seu crescimento", afirmou o deputado Rafael Motta.

São Miguel: Raimundo e Dario foram ao rádio prestar contas à população, mas evitaram revide deselegante às agressões verbais de Galeno.


Em São Miguel, o deputado estadual Raimundo Fernandes (PROS) e o prefeito Dario Vieira (PP) foram à Rádio Difusora AM, neste sábado (30), prestar contas à população sobre o trabalho desempenhado, em parceria, pelos dois objetivando encontrar soluções para os principais problemas do município, especialmente àqueles ocasionados em virtude da estiagem.

Durante os pronunciamentos, tanto Raimundo Fernandes quanto Dario Vieira esclareceram algumas questões inerentes à cidade serrana em várias áreas, inclusive, sobre alguns entraves que a gestão municipal tem encontrado junto ao Governo do Estado para colocar em prática algumas ações administrativas.

Antes da participação de Raimundo e Dario na emissora, grande era a expectativa por parte dos micaelenses, afinal, muitos imaginavam que no programa de sábado haveria um revide às agressões verbais desferidas pelo deputado Galeno Torquato, no fim de semana anterior, na rádio de sua propriedade.

Contudo, o Deputado Raimundo e o Prefeito Dario optaram por manter a compostura, mantiveram-se apenas no campo das discussões propositivas para São Miguel, evitando assim um acirramento político desnecessário fora do período eleitoral.

"A população de São Miguel não quer saber de política agora, quer soluções para os problemas da cidade. Eleições só no próximo ano, agora é hora de trabalharmos", disparou Raimundo.

Concordando com o parlamentar do PROS, Dr. Dario ratificou: "Nunca fui brigão, nem quero ser, pois não faz o meu estilo. Eu quero é trabalhar pela minha cidade, acho que isso é o mais importante."

Estiveram presentes no estúdio da Rádio Difusora alguns vereadores, secretários, lideranças comunitárias, além de uma grande quantidade de populares que foram prestigiar as falas dos dois líderes micaelenses.

Ministério Público investiga irregularidades no Hospital Regional de Pau dos Ferros, que está sob o "controle" do Deputado Galeno Torquato.


O Ministério Público do Rio Grande do Norte, através de 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Pau dos Ferros, instaurou o Inquérito Civil de Nº 06.2015.00003626-8 objetivando apurar possível ilegalidade dos médicos de outros estados que atuam no Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade (HCCA) e não possuem inscrição regular no Conselho Regional de Medicina (CRM/RN).

Em virtude disso, o Promotor Rodrigo Pessoa de Morais mandou oficiar a direção do Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade, requisitando-lhe que, no prazo de 10 (dez) dias úteis, informe o nome completo e o CRM de origem dos médicos de outros estados que atuam naquela unidade hospitalar.

Como se não bastasse este fato estranho, o Ministério Público mandou publicar na página do Diário Oficial do Estado, no mesmo dia, a instauração de mais um Inquérito Civil (Nº 
06.2015.00003623-5). Desta vez, a investigação objetiva constatar a provável inadequação no armazenamento de medicamentos na farmácia do Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade.

A direção do Hospital Regional terá que, no prazo de 10 (dez) dias úteis, prestar informações acerca da farmácia daquela unidade hospitalar, bem como, as ações que estão sendo efetuadas para adequa-la aos termos a Portaria n. 4.283/2010 do Ministério da Saúde e art. 6º e seguintes da Lei n. 13.021/2014 .

Pelo visto, além das péssimas condições de funcionamento e da falta de material básico para proporcionar um atendimento de saúde digno aos cidadãos, o Hospital Regional de Pau dos Ferros também pode estar "contaminado" com irregularidades no seu corpo funcional, fruto da irresponsabilidade dos políticos que administram o nosocômio.

Como se vê, nada mudou no Hospital, apenas os nomes das pessoas ocupantes dos cargos de chefia, geralmente indicadas por políticos ligados ao Governo do Estado.

Só a título de informação, a Direção do Hospital Regional foi entregue à enfermeira Márcia Holanda, por indicação do deputado estadual Galeno Torquato (PSD).


Aguardemos pelo resultado das investigações...

Clique nas imagens para visualizar em tamanho maior.

Pau dos Ferros: Fabrício Torquato e Nilton Figueiredo oficializaram "acordo de gaveta" visando as eleições de 2016?


Na última sexta-feira (29), o ex-prefeito Nilton Figueiredo (PMDB) foi o mais festejado durante a solenidade administrativa promovida pela Prefeitura de Pau dos Ferros para celebrar a inauguração de uma Unidade de Saúde no bairro João XXIII.

Inclusive, o próprio prefeito Fabrício Torquato (DEM) fez questão de exaltar a presença de Nilton Figueiredo no evento institucional (com cara de manifestação eleitoral), praticamente anunciando-o como um grande "trunfo" conquistado para a utilização em embates eleitorais futuros.

Mas, apesar dos rojões e traques soltados na ocasião para comemorar o momento, a aproximação de Fabrício e Nilton teria sido iniciada ainda no pleito estadual de 2014, configurando a elaboração de um suposto "acordo de gaveta" visando as eleições de 2016. 

O que teria ocorrido na sexta-feira foi apenas uma espécie de oficialização, tendo em vista que o prefeito Fabrício e Dr. Nilton já se encontravam "às escondidas" por aí, e sempre na companhia do deputado estadual Galeno Torquato (PSD), considerado por muitos como o principal mentor dessa reaproximação.

Verdade seja dita, coube ao ex-prefeito Leonardo Rêgo (DEM) alertar à população, logo no início do segundo turno da eleição do ano passado, o que está sendo visto hoje: a união de ex-desafetos para tentar por fim à hegemonia de sua liderança política no município.

Diante dos últimos acontecimentos, acredito que o assunto em tela deverá ser abordado com ênfase no próximo pronunciamento de Leonardo Rêgo, na Rádio AM Cultura do Oeste, quando o ex-prefeito deverá aproveitar a oportunidade para "refrescar" a memória dos pau-ferrenses.

Aguardemos o que vem por aí...

Vice-prefeita cassada Antônia Abrantes teve nome homologado em convenção com as presenças de Rogério Marinho e Betinho Rosado.


Na noite deste domingo (31), a vice-prefeita cassada Antônia Abrantes (DEM) também teve o seu nome homologado como candidata ao comando da prefeitura de Luís Gomes, em convenção partidária realizada no Colégio Municipal Padre Osvaldo.

O empresário Joanismar Sobreira (PSDB) foi escolhido para ser o candidato a vice-prefeito.

O evento político contou com as presenças do deputado federal Rogério Marinho (PSDB) e do ex-deputado Betinho Rosado (PP), além de diversos vereadores e lideranças da cidade e região.

Em seu discurso, o deputado Rogério Marinho disse que "Dra. Antônia e Naninha não tem nada para esconder do povo de Luís Gomes. "São pessoas íntegras, de caráter, conhecidas por todos vocês e com longo serviço prestado à cidade. São pessoas verdadeiras", frisou.

João Maia e Gustavo Carvalho participaram da convenção de Nilsinho e Júnior Cassiano em Luís Gomes.


O ex-deputado federal João Maia (PR) e o deputado estadual Gustavo Carvalho (PROS) participaram, no último sábado (30), da convenção que homologou os nomes de Francisco Joseilson (Nilsinho) e Júnior Cassiano, ambos filiados ao Partido da República, como candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente, para a disputa do pleito suplementar em Luís Gomes.

O evento partidário contou com a participação de um bom número de pessoas e foi realizado na Escola Municipal Professor Dubas.

Apesar da chapa "puro-sangue" do PR não contar com o apoio dos principais "caciques" locais, Nilsinho e Júnior Cassiano estão confiantes que a população do município, desta vez, optará por alternar o histórico de supremacia política dos grupos tradicionais.

Nilsinho está no comando interino da prefeitura de Luís Gomes e terá que conciliar a condução dos assuntos administrativos do município com o ritmo intenso da peleja eleitoral, que terá o seu desfecho no dia 5 de julho.

Luís Gomes: Deputado Walter Alves prestigiou convenção que homologou candidaturas de Mariana Fernandes e Luciano Pinheiro.


O deputado federal Walter Alves (PMDB) participou, domingo (31), da convenção do PMDB em Luis Gomes que oficializou a candidatura da Mariana Fernandes (PMDB) para disputar a prefeitura nas eleições suplementares do município.

Walter Alves reafirmou o apoio a Mariana, que hoje é vereadora, lembrando que ela é a mais preparada para assumir a prefeitura. "Mariana representa a força da juventude. Mariana é a mais preparada. É filha do grande líder e ex-prefeito Pio X e, mesmo jovem, já tem uma grande experiência na vida pública", discursou.

Mariana é advogada e está em seu primeiro mandato como vereadora. Ela é filha do casal Pio X Fernandes, ex-prefeito de Luís Gomes por três vezes, e de Maria Elce Fernandes, ex-prefeita do município de Major Sales em duas oportunidades. 

O vereador Luciano Pinheiro (PT) completa a chapa disputando o cargo de vice-prefeito. 

O deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB) também participou da convenção. 

As eleições suplementares de Luis Gomes estão previstas para serem realizadas no dia 5 de julho.