Apuração no RN deve ser concluída até as 21h

Os 2,2 milhões de potiguares aptos a votar neste domingo, no segundo turno da eleição para presidente da República, devem ter acesso ao resultado do pleito no âmbito do Rio Grande do Norte a partir das 21h do domingo. A informação é do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Vivaldo Pinheiro, que ressaltou, a exemplo do primeiro turno, esperar uma eleição célere e em clima de tranquilidade. 

Não serão enviadas tropas policiais federais. “Apenas juízes de três zonas, Caraúbas, Pedro Avelino e São Rafael, solicitaram o envio de força federal, mas o TRE viu que não havia motivos e entrou em contato com o secretário estadual de Segurança para que enviasse reforço a essas localidades”, destacou o magistrado.

A apuração somente terá início às 18h, face o fuso horário brasileiro e a necessidade de a abertura das urnas se dar de maneira igualitária em todo o Brasil. O presidente do TRE explicou ainda que a Secretaria de Segurança Pública do Estado deve baixar uma portaria para definirá a Lei Seca para o dia da eleição. 

Como nos anos anteriores e, ainda no primeiro turno da eleição deste ano, estarão proibidos o consumo e venda de bebidas alcoólicas entre das 06h às 17h do domingo. 

Os eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral poderão justificar-se tanto nas próprias urnas de votação como em um posto avançado, criado no Praia Shopping, em Ponta Negra, e que servirá para justificativa de voto. 

Eleitor com domicílio em outra localidade, mas que se cadastrou até o último dia 30 de agosto para votar em domicílio diverso, poderá votar para presidente da República. Caso contrário terá que se justificar.