Eleições suplementares de São Francisco do Oeste atrai atenção de políticos e eleitores pau-ferrenses.


Prefeito Leonardo Rêgo pedindo votos ao lado de Gildene e Leidimar.


Ex-prefeito Nilton Figueiredo reforçando palanque de Anchieta e Leidja Morais.


Gente de fora e sessão nostalgia.

As eleições suplementares na cidade de São Francisco do oeste mais parece uma extensão da disputa política Pau-ferrense.

De um lado, o prefeito Leonardo Rêgo e correligionários empenham-se fervorosamente na campanha dos candidatos pela coligação: União e Vitória, Gildene Barreto e Leidimar Morais. 

Do outro, o ex-prefeito Nilton Figueiredo e seus asseclas deslocam-se de Pau dos Ferros para reforçar as movimentações políticas dos candidatos, Anchieta Raulino e Leidja Morais, da coligação: Paz, Trabalho e União.

Outro fator a ser observado é que durante as mobilizações políticas, de ambos os candidatos, na cidade oestense, o que mais se nota é a presença de eleitores pau-ferrenses reforçando as passeatas e comícios dos candidatos. 

Tem eleitor "forasteiro" tão empenhado na disputa em São Francisco do Oeste, que começo a duvidar se o sujeito vota mesmo em Pau dos Ferros, tamanha é a empolgação.

Na verdade, não sei até que ponto esse tipo de apoio pode contribuir no dia da eleição, quando os eleitores que avolumavam comícios e passeatas, não poderão depositar o "fanatismo" na urna em forma de voto, tornando-se inútil sua torcida fanática.

Diante de tudo isso, o que se percebe claramente é uma verdadeira "guerra antecipada" entre eleitores do prefeito pau-ferrense, Leonardo Rêgo, com correligionários do ex-prefeito Nilton Figueiredo, que escolheram as eleições suplementares em São Francisco do Oeste, como uma espécie de vitrine eleitoral, tornando possível o vislumbramento de um provável acirramento político ainda maior em nossa cidade, que poderá ser deflagrado nas eleições municipais de 2012.

Os eleitores oestenses, alheios a esta disputa provinciana da cidade vizinha, assistem tudo de camarote, mas alguns ficam com várias indagações na cabeça e começam a perguntarem-se: "Será que meu candidato está trazendo gente de fora para causar uma boa impressão?"

Nas rodas de conversas políticas em São Francisco do Oeste, eleitores dos dois candidatos, Gildene e Anchieta, trocam vários insultos sobre o assunto, dizendo: 

Eleitores de Anchieta Raulino: "No comício de vocês só tinha gente de fora, de Pau dos Ferros veio um monte de carros, quem trouxe foi o prefeito Leonardo Rêgo!". 

Eleitores de Gildene Barreto: "O Louro José pensa que trazendo os amigos de Pau dos Ferros para os comícios, vai fazer ele ganhar a eleição. Esse monte de Hilux que tem nas carreatas dele, não vão entrar na urna não!"

Observando todo este cenário político deflagrado nas eleições suplementares de São Francisco do Oeste, algumas ponderações precisam ser feitas. 

1ª - Na cidade de Pau dos Ferros existem cerca de 250 habitantes que votam na cidade oestense, fato que poderia explicar o grande número de pessoas de nossa cidade nas movimentações políticas da cidade vizinha.
 
2ª - A proximidade entre as duas cidades possibilita o deslocamento em massa de eleitores pau-ferrenses ao município vizinho e, tendo em vista que a população local adora política, as eleições suplementares na cidade de São Francisco do Oeste virou um "prato cheio" para quem deseja matar a saudade das campanhas políticas.

3ª - A estratégia de dizer que no comício do adversário só tinha gente de fora, é uma tática antiga, usada principalmente para desqualificar as movimentações políticas de adversários. Dizem até, que estes boatos são incentivados pelos próprios candidatos como forma de manter a militância empolgada.

4ª e última - Se algum candidato que disputa as eleições na cidade oestense estiver adotando esta estratégia (Trazer pessoas de outras cidades), no dia da eleição alguém será desmascarado, além de sofrer com o amargo gosto da derrota, que "queima" feito fel.

No próximo dia 5 de Dezembro, conheceremos a verdade.


Tem eleitor pau-ferrense aqui, observe.


Aqui também, basta clicar na imagem para ver maior e você encontrará.