Popularidade de Lula uniu adversários na campanha presidencial

O resultado da eleição presidencial em diversas localidades brasileiras só comprovou uma coisa: a popularidade do presidente Lula colocou do mesmo lado, mesmo que temporariamente, eleitores adversários.

Observou-se isso claramente em alguns estados da federação, onde governadores eleitos no primero turno que apoiavam Serra, não conseguiram transferir sua votação para o candidato tucano.

Exemplos claros deste "fenômeno" eleitoral verificou-se nos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Norte. 

Em Minas o Governador eleito Antonio Anastasia(PSDB), obteve uma expresiva votação e venceu logo no primeiro turno, mas não conseguiu dar a vitória à Serra em seu estado.

Já no Rio Grande do Norte praticamente todo o estado acompanhou Rosalba, que conseguiu uma vitória apoteótica, liquidando a fatura também no primeiro turno. Agora para presidente... o povo escolheu Dilma Rousseff, adversária da governadora eleita.

Este "Fenômeno" ocorrido nas urnas tem uma explicação: o eleitor brasileiro optou em sua escolha de candidato, por diferenciar o plano político nacional, daquele que é apresentado nos estados e municípios.

No caso específico de Pau dos Ferros podemos observar isso claramente.

Na eleição do primeiro turno todos os candidatos apoiados pelo Prefeito Leonardo Rêgo, massacraram os seus adversários nas urnas, com destaque para a votação do dep. estadual Getúlio Rêgo, pai do prefeito, que obteve votação recorde no município.

Já na eleição presidencial a candidata de Lula venceu tanto no primeiro, como no segundo turno, o que comprova que a popularidade do atual presidente, juntou do "Mesmo lado", adversários no plano municipal. 

Então não adianta os "Gênios" da política local, especialmente os oposicionistas caroneiros de plantão, tentarem atribuir a vitória de Dilma a uma possível influência de algum cacique pau-ferrense. 

Isso seria o mesmo que "Surfar na onda", expressão costumeiramente empregada em casos onde uma pessoa tira proveito de uma situação que já estava consolidada, com ou sem a participação dela.

Se não é verdade o que estou afirmando, então porque os candidatos da oposição foram todos derrotados no primeiro turno?

Algum "Gênio" da oposição local poderia me responder? 

Estou esperando...