Henrique e Agripino reconhecem que aliança entre DEM e PMDB não poderá ser repetida em todos os municípios

 Em Pau dos Ferros, DEM e PMDB não se "misturam" de jeito nenhum.

Deu no Diário de Natal:

Com vistas às eleições de 2012, DEM, PMDB e PR costuram alianças para unir as três siglas na maioria dos municípios potiguares. No entanto, enfrentarão percalços para conquistar esse objetivo. 

A aliança entre os presidentes estaduais do DEM, senador José Agripino Maia; do PMDB, deputado federal Henrique Eduardo Alves; e do PR, deputado federal João Maia, não se repete nos principais municípios potiguares. Os três prometeram mover esforços para unir as legendas "onde for possível", mas admitem que respeitarão a realidade local de cada cidade.

"Hoje, o PMDB está unido em torno do governo Rosalba. Vamos lutar para unir os partidos, junto também com o PR, onde for possível. Mas isso não significa uma determinação. Sabemos que há casos onde não será viável", analisou Agripino.

Henrique Eduardo disse que o PMDB respeitará as realidades dos municípios. No entanto, ressaltou que, como a legenda faz parte da base aliada do governo Rosalba, evitará conflitos com os Democratas onde conseguir. 

"Como estamos integrados em nível estadual, vamos buscar conciliar. Mas, é difícil ter uma aliança preferencial, pois existem muitos casos onde iremos enfrentar candidatos do DEM. O PMDB fará alianças com diversos partidos. Em alguns casos, com PT. Outros, com PSB. Vamos buscar fortalecer nossos candidatos com o apoio de vários partidos", afirmou.

Comentário do Blog: Tanto as declarações do senador, José Agripino Maia (DEM), quanto as do deputado federal, Henrique Alves (PMDB), deixam claro que a aliança em nível estadual que está sendo formalizada entre democratas e peemedebistas não serão impostas às lideranças municipais dos dois partidos, pelo contrário, segundo o próprio Agripino, existem casos onde não será viável a aliança e portanto, a realidade de cada município será respeitada.

Já Henrique deixa claro que em alguns municípios o seu PMDB enfrentará candidatos do DEM, em virtude disso, uma aliança em todo o Estado não seria viável.

O discurso dos dois líderes partidários de respeitar a realidade de cada município na hora formar alianças para 2012 faz sentido, pois em diversos municípios DEM e PMDB não se "misturam" de jeito nenhum.

Em Pau dos Ferros, por exemplo, o PMDB tem dois pré-candidatos à prefeitura: Nilton Figueiredo e Braúlio Figueiredo pela a oposição. 

Já o DEM, por sua vez, também tem dois pré-candidatos: Emília Suzana e Fabrício Torquato pelo o grupo situacionista.

O acirramento político que existe entre o dois grupos em âmbito local não permitem espaços para dúvidas: a aliança DEM/PMDB em Pau dos Ferros está praticamente descartada.

Mas... Como existem aqueles que insistem e até gostam de sonhar (leia-se especular), eu diria que já está mais do que na hora de acordar (leia-se parar de fabricar invencionices).

Mais claro impossível, não é verdade?