Confiante que permanecerá no cargo, Diretor do Dnocs vai hoje ao ministro da Integração Nacional.


O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), Elias Fernandes, vão se reunir hoje, em Brasília. A audiência estava inicialmente marcada para ontem, mas foi adiada para esta quinta-feira. 

Na reunião, poderá ser abordada a crise provocada por reportagens que contestam os critérios de distribuição dos recursos federais pelo Dncos. Mas Elias Fernandes negou que tenha sido convocado pelo ministro para tratar da crise ou da possibilidade de deixar o cargo.

Elias Fernandes assegurou que a reunião de hoje é apenas um "encontro de rotina" que reunirá os titulares de outras secretarias e departamentos do ministério. 

Ele comentou também que não há motivos para deixar a direção do Dnocs. "Não fui convocado para uma audiência com Fernando Bezerra para tratar exclusivamente deste assunto. Tudo está explicado e não há motivos para eu sair agora", disse. O diretor negou privilégio ao Rio Grande do Norte. Segundo ele, "a liberação de verbas é feita à medida em que programas são desenvolvidos nos municípios."

"Assim como o Rio Grande do Norte, outros estados encaminharam ao ministério os programas e, de acordo com as devidas necessidades, a verba foi liberada", afirmou. 

Ele também rebateu as informações de que, à frente do departamento, teria praticado licitações dirigidas, firmado contratos irregulares e efetuado pagamentos superfaturados ou indevidos.

"O Dnocs não executa as obras de convênios com os municípios. As prefeituras são responsáveis pelos empreendimentos. O que fazemos é fiscalizá-las (as obras), em conjunto com a CGU (Controladoria-Geral da União), e avaliamos se todo o processo está de acordo com a lei", afirmou ao G1, site de notícias da Rede Globo.

Elias Fernandes, até ontem, não tinha recebido nenhuma informação oficial sobre mudança de comando no Dnocs.

Tribunda do Norte