Pau dos Ferros: Presidente do Legislativo estaria enfrentando pressões para deflagrar processo de escolha do seu sucessor.

Presidente da Câmara Municipal, Francisca Itacira (Bolinha). Em segundo plano, Vereador Gilson Rego.

Segundo informações, a atual Presidente do Legislativo Pau-ferrense, Vereadora Francisca Itacira (DEM), estaria sofrendo enormes pressões políticas para deflagrar imediatamente o processo de escolha que apontará o nome do vereador que presidirá a Câmara Municipal no próximo biênio (2015-2016).

Contudo, a Vereadora "Bolinha" (popularmente conhecida) tem se mantido inerte em relação a este assunto, desagradando parte da base governista que recebe orientações diretas do Ex-prefeito, Leonardo Rego.

Ainda de acordo com a nossa fonte, a parlamentar foi escolhida para comandar o Legislativo pelos próximos dois anos após uma articulação do Ex-prefeito Leonardo que, como "moeda de troca", teria exigido que "Bolinha" colocasse em pauta, logo que realizasse a abertura dos trabalhos legislativos de 2013, o processo de escolha da nova mesa diretora. 

Desta forma, o assento da Presidência da Câmara ficaria, mais uma vez, sob a tutela de um edil "Leonardista", no caso, o Vereador Gilson Rego (DEM) que, segundo dizem, nunca fez questão de esconder que deve o seu mandato ao Deputado Getúlio Rego e ao Ex-prefeito Leonardo (não duvido).

Acontece que na primeira sessão de 2013 no Legislativo nada ocorreu como teria sido "arrumado" nos bastidores, fato que teria gerado a revolta do Vereador Gilson Rego ainda em plenário. 

Declarações como: "Você me garantiu que colocaria a votação em pauta hoje", acompanhada de uma possível resposta: "Não posso fazer nada. Ainda não é o momento", teriam sido ouvidas por várias pessoas no auditório do Palácio Vereador Francisco Lopes Torquato, gerando espantos e questionamentos entre os presentes.

Vereador, Gilson Rego (DEM), estaria muito ansioso para comandar o Legislativo no biênio (2015-2016).

Em meio as dúvidas gerais, percebe-se uma tentativa inicial velada de excluir o atual Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato (DEM), das articulações políticas em torno do processo de escolha dos integrantes da nova mesa diretora da Câmara, entretanto, parece que a Vereadora "Bolinha" resolveu aguardar mais um pouquinho, acatando uma hipotética e nova orientação política, para colocar a votação em pauta.

Como estamos cientes que a Presidente da Câmara dispõe de total autonomia para tocar os trabalhos legislativos da maneira que entender ser a mais apropriada, acreditamos que o recuo da parlamentar sinaliza divergências políticas (pontuais?) na base governista.

Não sabemos informar ainda o que estaria por trás de toda essa "celeuma abafada" criada em torno do processo de escolha do futuro Presidente do Legislativo, porém, há quem diga que um novo candidato do grupo situacionista estaria disposto a concorrer ao cargo (Manoel Florêncio?), em virtude disso, a Vereadora "Bolinha", talvez, tenha optado por seguir novas orientações políticas dos seus líderes partidários (Leonardo ou Fabrício?).

Como nossas fontes não podem comprometer-se publicamente e, mesmo que pudessem, não estariam dispostos a assegurar todas essas informações com 100% de certeza, resta-nos aguardarmos pelo desenrolar, pacífico ou não, dessa história.

Jesus Cristo tome de conta!