Marina Silva pede registro de partido no TSE.


O pedido de registro do estatuto do Partido Rede Sustentabilidade (REDE) chegou nesta segunda-feira (26) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O requerimento do registro e do órgão de Direção Nacional foi feito pela Ex-senadora Marina Silva. 

Na ocasião, a REDE solicitou ao Tribunal que aprove a solicitação, pois segundo os correligionários, além de terem cumprido todas as exigências legais, o registro estatutário já foi feito no Cartório do Registro Civil das Pessoas Jurídicas da Capital Federal, em Brasília-DF.

Em seis meses, a REDE coletou mais de 867 mil assinaturas em todo o Brasil, mais do que é previsto para a criação do partido. Dessas, 637.265 estão submetidas ao exame dos cartórios eleitorais, sendo que 304.099 assinaturas já foram certificadas. Porém, cerca de 220 mil assinaturas ainda aguardam certificação nos cartórios, o que atrasa o registro. 

O prazo para oficializar a REDE vence no dia 5 de outubro, ou seja, Marina Silva terá menos de dois meses para acelerar o trâmite. A previsão é de que a ex-senadora se candidate a presidência da República na eleição do próximo ano.

Atualmente, o Brasil conta com 30 partidos políticos devidamente registrados no TSE. As regras para criação de novas legendas são determinadas por uma resolução específica do órgão.