TSE recebe hoje lista de gestores com contas rejeitadas.


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, recebe nesta terça-feira (24) o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, que entregará uma lista com mais de 6.500 nomes de gestores públicos que tiveram contas julgadas irregulares pelo TCU. A reunião no gabinete do presidente do TSE e será aberto à imprensa.

A partir dessa lista, o Ministério Público Eleitoral, os partidos políticos, as coligações e os próprios candidatos poderão propor ação de inelegibilidade contra possíveis concorrentes a cargos públicos nas eleições deste ano. 

A impugnação do registro de candidatura neste caso ocorre com base na Lei de Inelegibilidades (Lei Complementar nº 64/1990), segundo a qual são inelegíveis os que tiverem as contas rejeitadas por irregularidade insanável e que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente. Essas pessoas não podem se candidatar a cargo eletivo nas eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão. O interessado pode concorrer apenas se essa decisão tiver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário.

De acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997 – artigo 11, parágrafo 5º), cabe ao TCU apresentar à Justiça Eleitoral, até o dia 5 de julho do ano em que se realizarem as eleições, a relação dos responsáveis que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente. 

As Eleições 2014 estão marcadas para o dia 5 de outubro. A lista estará disponível para consulta no site do TSE e também no site do TCU.