Semarh promoverá oficinas sobre o Plano de Resíduos Sólidos em São Miguel e Apodi.


A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) está promovendo oficinas sobre a elaboração do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Estado da Região Alto Oeste e do Seridó. 

O primeiro evento acontecerá amanhã (25), a partir das 15 horas, na Casa Paroquial da cidade de São Miguel e na sexta-feira (26), de 8 às 12 horas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do RN (IFRN), do município de Apodi.

Na ocasião será apresentado um diagnóstico da gestão de resíduos sólidos, de cada região, contendo a caracterização socioeconômica e ambiental das atividades geradoras de resíduos bem como a identificação dos passivos ambientais e das áreas degradadas.


Na terça-feira (30), a oficina acontecerá, de 8 às 12 horas, no no Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do RN (IFRN), do município de Currais Novos, e na parte da tarde, a partir das 14 horas, na Câmara Municipal do Município de Parelhas.

O objetivo dessas oficinas é apresentar e discutir com técnicos da área ambiental e da sociedade civil, gestores públicos dos municípios e representantes do setor patronal, o panorama de resíduos sólidos da região.

De acordo com o Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídicos, Mairton França, os Planos Intermunicipais de Resíduos Sólidos das duas regiões foram contratados, pela Semarh, e estão sendo executado pela empresa Veritas.

A Semarh já concluiu dois projetos para a construção de sistemas de aterro para destino final de lixo. Um será construído em Caicó, para atender 25 municípios do consórcio do seridó e o outro em Assu que prioriza mais 23 municípios da região do vale do Assu. "Estamos aguardando a liberação da área desapropriada pela prefeitura de Pau dos Ferros para a conclusão do projeto executivo do aterro sanitário de Pau dos Ferros, que atenderá 44 municípios do Alto Oeste", finalizou o secretário.