Municípios recebem recursos para Piso Fixo de Vigilância em Saúde e FAEC Nefrologia.

O Fundo Nacional de Saúde (FNS) transferiu, na última quarta-feira (22), R$ 74,4 milhões a fundos municipais de saúde e do Distrito Federal. Os recursos são destinados ao pagamento do Piso Fixo de Vigilância em Saúde (PFVS), referente à parcela nº 2 de 2017.

A Vigilância em Saúde constitui um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise e disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde, visando o planejamento e a implementação de medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde.

De acordo com informações do COSEMS/RN (Veja AQUI), já nesta segunda-feira (27), o FNS repassou aos fundos de saúde, R$ 244,6 milhões para custeio de ações do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC/Nefrologia), referente a fevereiro.

O FAEC é um dos componentes do Bloco de Atenção da Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar.

Os recursos do FAEC permitem o aprimoramento dos serviços de nefrologia oferecidos pelo SUS para o acompanhamento e o custeio do tratamento de pacientes renais crônicos em diferentes estágios.