Pau dos Ferros: Secretaria de Saúde divulga quantidade de procedimentos especializados autorizados nos últimos três meses.

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), divulgou os números dos atendimentos particulares nas especialidades médicas de cardiologia, obstetrícia, ortopedia, ginecologia, urologia, neurologia, cardiologia, endocrinologia, proctologia, ultrassonografias variadas, dermatologia, reumatologia, otorrinolaringologia, psiquiatria, eletroencefalograma e ultrassonografia morfológicas.

Através da SAMA (Serviços de Assistência Médica Ambulatorial – LTDA), empresa vencedora do certame licitatório, foram realizados somente no período de julho a setembro deste ano 2.174 atendimentos.

Para exemplificarmos, conforme os dados do relatório no período citado, foram realizados 16 tipos diferentes de consultas ou procedimentos especializados. O maior quantitativo foi voltado a cardiologia com 363 consultas realizadas. Outro atendimento médico com alto índice de procura foi para obstetrícia: 350.

Ainda foram registradas consultas especializadas em Ortopedia 297 atendimentos; Urologia: 168; Neurologia: 134; Endocrinologia: 107; Proctologia: 103; Dermatologia: 98; Reumatologia: 85; Otorrinolaringologia: 27; Ginecologia: 20; Ultrassonografia Transvaginal: 103 procedimentos e Exames Cardiológicos: 117 procedimentos.

Além da SAMA o município também aderiu ao Consórcio Público Intermunicipal do Rio Grande do Norte (COPIRN) que garante acesso a mais serviços de saúde à população. O órgão foi constituído em maio de 2010 como Associação Pública e conta com adesão de diversos municípios potiguares.

COPIRN

A adesão ao COPIRN permite acesso aos serviços de consultas e exames das mais diversas especialidades médicas para a população a um valor comparável com a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).

Através do Consórcio Público Intermunicipal foram realizados 870 atendimentos em pacientes que tiveram suas consultas previamente agendadas. Além de ofertar exames particulares o município continua realizando marcações de consultas e exames através do SIGUS (Sistema Integrado de Regulação e Gerenciamento do SUS).

No período de janeiro a agosto deste ano, segundo dados do relatório de produção ambulatorial do SUS, foram realizados 43.391 consultas ou exames.

A Secretária Municipal de Saúde, Zélia Leite, considera essas informações como um enorme avanço na oferta de atendimento em diversas especialidades médicas, uma grande conquista para a rede pública.

"Sempre necessitamos levar em consideração o momento de ajustes que estamos fazendo na saúde do nosso município. Antes os relatos eram de falta de atendimento nas Unidades Básicas e não se tinha profissionais para atender a demanda em várias especialidades. Hoje a situação é diferente. Os avanços são fruto da preocupação do prefeito Leonardo Rêgo em melhorar a qualidade da Saúde em Pau dos Ferros, exatamente por saber que em momentos difíceis a população tende a procurar com mais frequência a rede pública", destacou a Secretária.

*Informações da Assessoria de Comunicação