Encanto: Agentes de endemias iniciam captura de escorpiões na comunidade Ponta da Serra.

O chamado de uma das moradoras da rua que dá acesso ao Mirante e Santuário São João Batista foi rapidamente atendido pela prefeitura, na manhã desta sexta-feira, 15. A Secretaria de Saúde montou uma força-tarefa para averiguar a presença de escorpiões, perturbadores do sossego de quem reside na localidade.

Toda a equipe de combate a endemias, auxiliada por agentes comunitários de saúde e pela própria titular da pasta municipal, Maria Daluz Maia, não apenas vasculhou a vegetação do entorno das moradias com a finalidade de encontrar os artrópodes, bem como orientou os habitantes.

"Como é uma área muito próxima à mata, a gente entende que é do meio ambiente. Mas nós precisamos agir enquanto Saúde para estar ajudando a população", declarou Daluz, ao alertar os donos de casas e terrenos a manterem a limpeza, capinação de suas propriedades e o uso de telas.

De acordo com o coordenador do setor endêmico, Lindaécio Oliveira, a gestão fará a notificação dos registros da Ponta da Serra, na VI Unidade Regional de Saúde Pública (VI URSAP), para que esta adote as medidas de sua responsabilidade. Enquanto isso, colocação de mais tambores de lixo, recolhimento de entulhos e serviços de capina serão solicitados à Secretaria de Obras.

Zélia Cavalcante e Silva viu de forma positiva a ação inicial do Executivo: "Há muitos anos que moro aqui no Encanto e não tinha precisado. No momento que precisei, que foi agora com essa nova residência, tive um atendimento bom".