Encanto: Secretaria de Saúde promoveu reunião com Agentes de Saúde e Endemias.

A Secretaria Municipal de Saúde de Encanto (SEMUS) iniciou esta semana reunindo todos os agentes comunitários e de combate a endemias, atuantes tanto na zona urbana quanto rural da cidade. Os diálogos da ocasião objetivaram, prioritariamente, qualificar o desempenho para melhor assistir os moradores.

A imediaticidade de algumas atividades compôs a pauta apresentada pelo prefeito Atevaldo Nazário e pela secretária Maria Daluz Maia. São exemplos: a intensificação do porta a porta com pacientes especiais ou portadores de doenças crônicas (câncer, diabetes, hipertensão) e a prevenção à dengue, em razão de casos atuais existentes na região.

A realização de um atendimento "com sensibilidade, e não apenas tecnicamente" foi a solicitação feita por Daluz aos servidores, ao lembrar o cuidado às pessoas idosas e crianças, que nesta época do ano são acometidas com frequência por diarreias.

Entre os destaques da reunião, esteve o anúncio da implantação do projeto “Agentes em ação na comunidade”. A ideia é promover verdadeiros mutirões de saúde pública, em cada área do município, através da oferta de uma variedade de serviços.

"Que a gente possa estar de mãos dadas nesse trabalho, no percurso de todo o ano", disse Atevaldo. Sua fala foi complementada pela secretária de Governo, Yria Rêgo. As interferências do diretor do hospital local, Eufrásio Paiva, também somaram na discussão.