Para Deputado Getúlio Rêgo crise da saúde no RN requer auxílio do Governo Federal.

A necessidade de auxílio do Governo Federal através de recursos financeiros para conter a crise no setor de saúde pública do Estado foi defendida pelo deputado Getúlio Rêgo (DEM) durante seu pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (14). O parlamentar é membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, que visitou o hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, na última sexta-feira (10).

"O Rio Grande do Norte está falido e precisa com toda tenacidade da ajuda federal, porque saúde custa caro e uma resposta tem que ser dada à sociedade. Como médico sempre entendi que saúde não é para se fazer política ideológica, desde o início do atual governo que temos tomado iniciativa de propor diálogo e entendimento a fim de buscar saída para essa tragédia que está sendo o atendimento à saúde da nossa população", afirmou o deputado.

Getúlio Rêgo disse reconhecer que o atual governo não é responsável pela crise que se instalou no Rio Grande do Norte, que "já vem de tempos tardios, fruto da incapacidade de pessoas para o exercício do cargo de Ministro da Saúde". O parlamentar disse que a crise não é de gestão, mas gerada pelas dificuldades financeiras e vem se ampliando, provocando a necessidade de uma parceria dos Governos Estadual e Federal em busca de soluções.

O deputado citou a demanda reprimida de procedimentos nas unidades hospitalares do RN e fez um apelo ao governo para que sejam retomadas as obras de ampliação do hospital de Parnamirim, que deverá receber 60 leitos de enfermaria e um de cirurgia. "A situação é de penúria e tem que ser enfrentada com auxílio do governo federal", afirmou.

Em aparte, o deputado José Dias (PSDB) citou o problema das longas esperas dos pacientes nas filas e o caso de uma senhora de idade avançada aguardando por uma cirurgia.