Mulheres rurais participam de mutirão de documentação em Luís Gomes e Portalegre.

A Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) realiza esta semana mais dois mutirões do Programa Estadual de Documentação da Trabalhadora Rural. Desta vez, os municípios beneficiados serão Luís Gomes (27), na Escola Municipal Professor Dubas, e Portalegre (28 e 29), no Centro Administrativo local. Os dois mutirões começam às 8h30. 

Com as duas ações, a Sedraf espera ultrapassar os dois mil atendimentos desde que o programa foi lançado, em março deste ano. 

Os mutirões são iniciativas do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), em parceria com o Itep-RN, prefeituras municipais e Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR). 

O programa tem o objetivo de assegurar o acesso das mulheres trabalhadoras rurais à documentação básica, com o objetivo de fortalecer sua cidadania e autonomia, possibilitar o acesso às políticas públicas e contribuir para igualdade entre homens e mulheres no Rio Grande do Norte. 

Para terem acesso à 1ª via do RG, as mulheres devem levar até o local a certidão de nascimento original, CPF caso já possua e comprovante de residência atualizado. Se for 2ª via, os documentos exigidos são certidão de nascimento original, título de eleitor, CPF caso já possua, comprovante de residência atualizado e folha resumo do cadastro único. 

Para emissão de CPF, as beneficiárias devem levar o registro de nascimento original, RG e comprovante de residência atualizado.