Pesquisas bibliográficas realizadas pelos concluintes do Ensino Fundamental, matriculados na Escola Municipal Maria Pereira Leite, ultimaram na sala temática "Agrotóxicos: o veneno está na mesa", aberta à visitação interna, nesta terça-feira (17).
A composição da proposta pedagógica conglomerou informações em relação à agricultura tradicional, moderna – com ênfase na biotecnologia –, produtos orgânicos, transgênicos, malefícios do uso dos produtos químicos nas lavouras, o real impacto destes no meio ambiente e na saúde humana, cuidado na hora do manuseio dos alimentos.
O conjunto de dados é consequência de um estudo que teve como produto final a exposição. "Nós fizemos uma sequência didática. Primeiro, nós discutimos conceitualmente; depois, fizemos uma aula de campo, visitando as hortas orgânicas do município", disse a professora Keliane Queiroz.
Segundo a coordenadora das atividades, em seguida houve produção de folders e panfletos, reescrita do material e seleção do que iria para exibição. "O que está sendo apresentado foi eles que pesquisaram, eles quem organizaram, eu apenas orientei", citou a educadora.
A Revolução Verde, política que surgiu com objetivo de acabar com a fome no mundo, debatida nas aulas de geografia, motivou a escolha do tema. "Aproveitamos também a deixa da grande quantidade de agrotóxicos que foram liberados neste ano no Brasil", concluiu Keliane.
Damião Felipe, aluno do 9º Ano "B", destacou a relevância do trabalho. "Com base"nele, a gente aprendeu muitas coisas. Os tipos de agricultura aqui no Brasil e, inclusive, sobre os agrotóxicos também. Eu não tinha muito conhecimento dos alimentos que continham agrotóxicos", disse.
A composição da proposta pedagógica conglomerou informações em relação à agricultura tradicional, moderna – com ênfase na biotecnologia –, produtos orgânicos, transgênicos, malefícios do uso dos produtos químicos nas lavouras, o real impacto destes no meio ambiente e na saúde humana, cuidado na hora do manuseio dos alimentos.
O conjunto de dados é consequência de um estudo que teve como produto final a exposição. "Nós fizemos uma sequência didática. Primeiro, nós discutimos conceitualmente; depois, fizemos uma aula de campo, visitando as hortas orgânicas do município", disse a professora Keliane Queiroz.
Segundo a coordenadora das atividades, em seguida houve produção de folders e panfletos, reescrita do material e seleção do que iria para exibição. "O que está sendo apresentado foi eles que pesquisaram, eles quem organizaram, eu apenas orientei", citou a educadora.
A Revolução Verde, política que surgiu com objetivo de acabar com a fome no mundo, debatida nas aulas de geografia, motivou a escolha do tema. "Aproveitamos também a deixa da grande quantidade de agrotóxicos que foram liberados neste ano no Brasil", concluiu Keliane.
Damião Felipe, aluno do 9º Ano "B", destacou a relevância do trabalho. "Com base"nele, a gente aprendeu muitas coisas. Os tipos de agricultura aqui no Brasil e, inclusive, sobre os agrotóxicos também. Eu não tinha muito conhecimento dos alimentos que continham agrotóxicos", disse.