Secretaria de Saúde de Pau dos Ferros envia Agentes de Endemias às residências para manter combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Estamos vivendo um período de quarentena devido ao enfrentamento à disseminação do Coronavírus (COVID-19). Portanto, esse é o momento de relembrarmos a necessidade de também mantermos os cuidados no combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador de doenças como: Dengue, Zika e Chikungunya.

A maior parte dos criadouros são encontrados dentro das residências, e os ovos depositados pelo mosquito podem resistir por longos períodos em ambiente seco. Ou seja, se o local em que ele foi depositado – uma garrafa, um pratinho de vaso de planta, por exemplo – não for eliminado, o ovo ficará ali esperando uma oportunidade para eclodir.

Os agentes de endemias da Secretaria Municipal da Saúde (Sesau) continuam com as visitas domiciliares e no comércio para a identificação de focos e orientações aos pau-ferrenses.

É importante ressaltar que o combate as doenças citadas deve ser um esforço coletivo. Lembre-se: é preciso evitar água parada. Por isso, tampe baldes, caixas d’água e tonéis, deixe garrafas viradas para baixo e mantenha lixeiras sempre tampadas; coloque areia nos pratos de vasos de plantas; mantenha ralos e calhas sempre limpos; limpe o quintal, jogando fora o que não é utilizado; use repelente.

"Pedimos para que as pessoas que estão em casa, devido ao isolamento social causado pelo Coronavírus, aproveitem esse tempo para revisar o quintal e demais locais que possam ser foco do mosquito Aedes Aegypti. Necessitamos de atenção redobrada da população para que não tenhamos dois problemas juntos, sobrecarregando o sistema de saúde do município", destacou a Secretária Municipal de Saúde, Eliana Fixina.