Projeto de Dr. Bernardo sugere testagem para a Covid-19 em profissionais da saúde e segurança.

Pensando em preservar a vida dos profissionais da saúde e consequentemente da população atendida por estes, o deputado estadual Dr. Bernardo (Avante) solicitou através de um Projeto de Lei, apresentado na Assembleia Legislativa, que o Governo do Estado adote o modelo de testagem para todos os profissionais que atuam na área de Saúde e Segurança Pública, no Rio Grande do Norte, a cada 15 dias, para Covid -19, independente de apresentar ou não sintomas da doença.

O Projeto especifica ainda que nos casos de algum profissional, testar positivo, este deverá ser afastado de imediato e ser mantido em Isolamento.

"O que temos visto é uma incidência de infestação do vírus em profissionais destas áreas maior do que em qualquer outra, pois estes profissionais atuam na linha de frente, no combate e enfrentamento da doença", justificou Dr. Bernardo.

O parlamentar, que é médico, disse que essa é uma reivindicação dos profissionais que, nesse momento, precisam de um olhar diferenciado das autoridades e dos entes públicos. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde Público (Sesap) o RN tem 22% dos profissionais de Saúde infectados com Covid-19. Já o Sindicato dos Policiais Penais do RN, divulgou que há 40 policiais penais infectados no Estado.

"É preciso sim um cuidado a mais. Eu entendo que se esses profissionais estiverem bem, todos nós estaremos. Mas se eles estiverem doentes a cosia fica ruim para todos", ressaltou Dr. Bernardo.

O projeto será votado na Assembleia Legislativa e, se aprovado, irá para sanção da governadora Fátima Bezerra.