Editorial: Pré-candidatura de Nilton Figueiredo é uma pantomima sem amparo jurídico, mas já tirou do "páreo" Dr. Inácio. Salismar, Valderi e Mazzaropi também serão "atropelados" pelo Doutor?

O que há de mais impressionante na política de Pau dos Ferros, no momento, é a verdadeira pantomima gerada em torno da insistência do ex-prefeito e médico Nilton Figueiredo (PL) em afirmar que sua pré-candidatura possui viabilidade jurídica, mesmo com o nome dele constando na lista de gestores com contas julgadas irregulares tanto no âmbito do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), como na esfera do Tribunal de Contas da União (TCU), algo que, certamente, o impedirá de ter o registro de sua candidatura deferido pela Justiça Eleitoral.

Pois bem. Apesar de Dr. Nilton Figueiredo ter todos estes impedimentos jurídicos e, ainda, não ter apresentado as certidões necessárias para sua postulação, o "velho Figueiredo" já conseguiu, segundo informações, no "jogo sujo" de bastidores, tirar de cena o nome do delegado Inácio Rodrigues (PT) e, pelo que dizem, também poderá rifar a do radialista Mazzaropi (PT), via articulação junto aos líderes do Diretório Municipal do Partidos dos Trabalhadores.

Em se confirmando a, possível, rasteira de bastidores em Mazzaropi, restarão no caminho de Nilton Figueiredo as pré-candidaturas do médico cardiologista Salismar Correia (Solidariedade) e do advogado e professor Valderi Idalino (PC do B), este último mais resiliente, porém, sem autonomia partidária para seguir em frente com sua pretensão audaciosa de ser Prefeito de Pau dos Ferros, já que os dirigentes locais de sua agremiação andaram conversando a "portas fechadas" com o ex-prefeito, e só Deus sabe os detalhes do encontro, todavia, podemos supor as intenções do "velho ex-prefeito" que, notadamente, tem "fôlego de garoto traquino" quando a tarefa é eliminar pré-candidaturas de seu próprio grupo político.

Apesar de Salismar e Valderi ainda resistirem na manutenção de suas pré-candidaturas, Dr. Nilton também buscou, paralelamente, um nome de peso do grupo político familiar da ex-vice-prefeita Maria Rêgo para compor sua chapa, possivelmente, buscando obter mais robustez para sua pretensão política e, consequentemente, repassar à população que realmente conseguirá passar por cima "de tudo" e de todas as condições legais para o deferimento de seu nome. 

Segundo nossas fontes, mesmo com o empenho pessoal do deputado estadual Galeno Torquato (PSD) para ajudar seu aliado, já se sabe que nenhum dos filhos de "Dona Maria" aceitou a proposta de compor chapa na condição de vice da pré-candidatura "natimorta" do ex-prefeito, negativa que deixou muito claro a desconfiança de seus próprios aliados no que concerne à viabilidade jurídica de Nilton Figueiredo quanto a concorrer no pleito de 15 de novembro sem ser "barrado" por força da legislação eleitoral.

Pelo que soubemos, restou ao ex-prefeito Nilton ouvir de "Dona Maria Rêgo" que (apesar de nenhum membro de sua parentela querer compor chapa com ele) indicava o nome da advogada Mariana Almeida para engajar-se com o médico na batalha eleitoral que se aproxima.

Diante de tudo que já ouvimos falar e foi escrito, torna-se claro o entendimento que Nilton Figueiredo, de forma sutil, vai agindo com desfaçatez em busca de satisfazer o seu egocentrismo incontrolável de manter sua pré-candidatura, mesmo que isto signifique a divisão do grupo oposicionista, algo que, por tabela, enfraquecerá ainda mais os adversários do prefeito Leonardo Rêgo (DEM) que, mais uma vez, ao menos "pelo andar da carruagem", caminha para ser reeleito em Pau dos Ferros.

Para finalizar, se Nilton Figueiredo me pedisse um conselho sobre suas pretensões políticas pessoais ou para unir a oposição no pleito deste ano em torno de uma só candidatura eu diria: "Doutor calce as 'sandálias da humildade', dê uma chance a outros nomes viáveis juridicamente, já que nem os seus herdeiros quiseram enfrentar mais um embate contra o grupo liderado por Leonardo Rêgo".

Como supomos que o egocentrismo do "velho Figueiredo" persistirá, resta-nos aguardar se Dr. Salismar Correia ou o advogado e professor Valderi Idalino desistirão de suas pré-candidaturas para beneficiar o projeto de poder do ex-prefeito.

Aguardemos pelo desenrolar dos acontecimentos. Entretanto, é certo que inexistindo consenso na oposição, as múltiplas candidaturas favorecem e muito o grupo situacionista.

Quem desistirá? O ex-prefeito? O cardiologista? O professor?

O tempo dirá. Até porque, os prazos eleitorais estão se esgotando.

Apressem turma, o tempo urge!