IBGE lança concurso com mais de 3 mil vagas no RN; trabalhadores temporários colocarão em operação o Censo Demográfico 2021 no estado.

Com 3.313 vagas no Rio Grande do Norte, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou os editais dos Processos Seletivos Simplificados para as funções de recenseador e para agente censitário municipal e agente censitário supervisor.

Os trabalhadores temporários colocarão em operação o Censo Demográfico 2021 no estado. Todos os municípios do Rio Grande do Norte têm vagas de recenseador, que coletará informações em todas as casas do estado. 

A duração prevista do contrato do recenseador é de três meses e sua remuneração será baseada na produção. Os municípios maiores têm também agentes censitários municipais e agentes censitários supervisores. 

A remuneração do agente censitário municipal é de R$ 2.100. Essa função é responsável pelo posto de coleta, a base das equipes do Censo nos municípios. Com remuneração de R$ 1.700, o agente censitário supervisor orienta diretamente o recenseador. 

A duração prevista do contrato dos agentes censitários é de cinco meses. As contratações temporárias são regidas pela lei federal 8.745/93. 

Inscrições e provas 

As inscrições no processo seletivo para agentes censitários começaram em 19 de fevereiro e terminarão em 15 de março. Para recenseador, o período é de 23 de fevereiro a 19 de março (Veja AQUI). 

Responsável pelos Processos Seletivos Simplificados, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) aplicará a prova para agentes censitários, no dia 18 de abril, nos municípios onde houver vaga. No domingo seguinte, 25 de abril, será a prova dos candidatos a recenseador. Todas as provas são de múltipla escolha.