Municípios deverão responder questionário do TCE sobre planos de vacinação contra a Covid-19; prazo acaba na próxima sexta-feira (26).

Os prefeitos ou representantes dos municípios do Rio Grande do Norte têm até sexta-feira, dia 26 de fevereiro, para responder o questionário disponibilizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), por meio do Portal do Gestor, no âmbito do Levantamento dos Planos Municipais de Vacinação Contra a Covid-19. O envio das informações é obrigatório.


O levantamento tem o objetivo de conhecer a situação de operacionalização dos planos municipais de vacinação, o que vai permitir a definição de linhas de atuação do Tribunal de Contas quanto ao devido acompanhamento desta medida de combate à doença.

A ação fiscalizatória é executada pela Diretoria de Administração Municipal (DAM) em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), no contexto do Acordo de Cooperação celebrado entre as duas instituições.

O diretor da DAM, Cleyton Medeiros Barbosa, auditor de Controle Externo, explica que foi enviado aos municípios um ofício explicando a medida e orientando sobre a forma de acesso para responder ao questionário. O gestor deve acessar o site do TCE e na página do Portal do Gestor, disponível só para os prefeitos ou seus representantes, através de senha, teclar no link específico da pesquisa.

"Neste momento, a proposta é fazer o levantamento para então definir as estratégias de acompanhamento", informa o auditor, lembrando que o não preenchimento do questionário torna o jurisdicionado pendente do cumprimento de suas obrigações, podendo sofrer penalidades como a não emissão de certidões negativas pelo TCE, entre outras.