Prefeitura de Rafael Fernandes iniciou, nesta quarta-feira (24), entrega de sementes aos produtores rurais do município.

A Prefeitura de Rafael Fernandes, através da Secretaria Municipal de Agricultura, e a EMATER-RN, já estão entregando aos produtores rurais as sementes para o plantio, que teve início logo nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (24).


A entrega está sendo feita na Secretaria Municipal de Agricultura, localizada na sede da EMATER-RN, de Rafael Fernandes. A assessoria de Comunicação da Prefeitura informa que os agricultores(as) deverão comparecer ao local portando o CPF.

De acordo com a Sape, os agricultores beneficiados estão cadastrados junto ao Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O investimento no Programa Bancos de Sementes 2021 é de R$ 6,3 milhões, provenientes do tesouro estadual.

As sementes são destinadas ao plantio de subsistência e forragem animal. As variedades de milho Cruzeta, feijão Riso do Ano e Miranda, e sorgo Ponta Negra e SF 15 são adaptadas às condições do semiárido do RN, que garante uma colheita precoce e uma produção com menor necessidade de água.

As variedades são fruto de pesquisas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O município de Rafael Fernandes recebeu 930 kg de sementes de; Milho, Feijão e Sorgo. As primeiras regionais que receberam os grãos foram as de Pau dos Ferros e Umarizal.