Covid-19: Pau dos Ferros acumula quantidade de doses recebidas superior às vacinas aplicadas; números revelam ineficiência da atual gestão na imunização da população.

Na manhã da última terça-feira (30), o Portal RN + Vacina divulgou uma nova atualização do Ranking da Transparência, apresentando o índice das cidades que realizaram o registro das aplicações de vacina contra o Coronavírus em menor tempo, proporcionalmente às doses aplicadas pelo município.

Apesar de algumas modificações, o pequeno município de Francisco Dantas aparece no topo da lista, dando um verdadeiro exemplo às demais cidades do Alto Oeste sobre como atuar de forma eficiente com a elaboração de um plano logístico de trabalho altamente eficaz ou, praticamente, em tempo real, guardadas as proporções geográficas de cada município.

No que se refere ao município de Pau dos Ferros, o principal da região, visualizamos números que revelam tanto uma certa ineficiência como uma aparente letargia na aplicação das doses recebidas, já que, segundo o Portal RN + Vacina, a cidade administrada pela prefeita Marianna Almeida (PSD) recebeu 4.918 doses, tendo sido aplicadas somente 3.464, restando 1.454 doses que poderia proteger mais cidadãos pau-ferrenses contra a pandemia, caso houvesse um trabalho de planejamento adequado.

Além disso, visualizamos no site da Prefeitura de Pau dos Ferros a divulgação de números bem diferentes do que foram publicados pelo Portal RN + Vacina, no que concerne ao número de doses recebidas (3.004) e doses aplicadas (2.517), algo que, infelizmente, sinaliza falta de transparência e, também, ineficiência logística ante a discrepância na quantidade de vacinas disponíveis e pessoas imunizadas.

Por último, como se não bastasse o desempenho questionável da Prefeitura de Pau dos Ferros em qualquer realidade numérica, salientamos que a atual gestão ainda não adotou a vacinação nos finais de semana e, aparentando negligência, determinou a publicação de um decreto de ponto facultativo nas repartições públicas municipais, nesta quinta-feira (1º de Abril), incluindo os serviços de Saúde em plena pandemia.

Portanto, ao que parece, só quando o feriado prolongado alusivo à Páscoa terminar, na segunda-feira (05), é que o trabalho relacionado à vacinação deverá retornar. Pelo menos, esta é a informação pública que tomamos conhecimento, mas, quem sabe, após a publicação dessa matéria, a equipe da atual gestão faculte pelo trabalho em prol de preservação de vidas ou até a própria prefeita Marianna reveja esta situação, notadamente, indigesta diante do caos provocado pela pandemia e que exige por parte do Poder Público mais comprometimento com o bem estar da população.

Doses sobrando? Tem sim!

Resta-nos saber: quem vai vacinar? 
 
Números divulgados no Portal RN + Vacina.
 
Números divulgados no site da Prefeitura de Pau dos Ferros.