Pau dos Ferros: DEMUTRAN divulga nota de esclarecimento com alegações "previsíveis" sobre veículo do Departamento que foi flagrado em local exclusivo para deficientes físicos.

Somente depois da enorme repercussão nas redes sociais e, também, em mais de uma página virtual de comunicação envolvendo o Departamento de Trânsito do Município (DEMUTRAN), que teve o seu veículo flagrado estacionado no centro de Pau dos Ferros, detalhe: em uma vaga de destinação exclusiva para carros cujos proprietários sofrem com algum tipo de deficiência; eis que a assessoria de comunicação da Prefeitura de Pau dos Ferros divulgou, na tarde desta terça-feira (05), uma nota de esclarecimento sobre o incidente, algo que todos estavam aguardando, desde ontem, segunda-feira (04).

Democraticamente e, ao longos dos últimos 11 anos de existência, este blog sempre prezou em também checar o outro lado de qualquer história ou acontecimento, respeitando as alegações dos envolvidos em qualquer espécie de polêmica. Passemos então a ler a íntegra da nota divulgada, em seguida faremos um comentário:

NOTA DE ESCLARECIMENTO E COMBATE À DESINFORMAÇÃO

Em face ao registro fotográfico compartilhado em mídias sociais de um portal de notícias do município nessa segunda-feira (04), o Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) de Pau dos Ferros vem a público conscientizar a população acerca da DESINFORMAÇÃO difundida:

1. A equipe de Agentes de Trânsito do DEMUTRAN estava atendendo a uma ocorrência, no centro de Pau dos Ferros-RN, nas dependências da Praça da Matriz;

2. As prerrogativas atribuídas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em seu art. 29 inciso VII diz que “os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, OS DE FISCALIZAÇÃO E OPERAÇÃO DE TRÂNSITO e as ambulâncias, além de prioridade no trânsito, GOZAM DE LIVRE CIRCULAÇÃO, ESTACIONAMENTO E PARADA, QUANDO EM SERVIÇO DE URGÊNCIA, DE POLICIAMENTO OSTENSIVO OU DE PRESERVAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA [...] a prerrogativa de livre estacionamento será aplicada somente quando os veículos estiverem identificados por dispositivos regulamentares”;

3. Os agentes que atendiam a ocorrência no local citado no início desta nota, haja vista a necessidade de não comprometer o trânsito naquele momento, decidiram estacionar a viatura na vaga exclusiva para pessoas com deficiência, evitando estacionar em fila dupla ou até mesmo onde impedisse a movimentação de outro(s) veículo(s);

4. Ressalta-se, ainda, que se porventura chegasse algum veículo com um condutor ou passageiro que tem a credencial para usufruir da vaga, os agentes iriam prontamente cedê-la para essa pessoa. Há quase dois anos o DEMUTRAN vem incansavelmente realizando ações de educação no trânsito de Pau dos Ferros, orientado a população quanto às normas do CTB para garantir um trânsito seguro e mais humano para a população de Pau dos Ferros-RN.

Por fim, repudia-se qualquer mecanismo de desinformação ou informação falsa (fake news) que seja veiculada por portais de notícias da região, sobretudo daquele(s) que reincide(m) nesta prática contra a gestão pública municipal. No mais, a prefeitura de Pau dos Ferros e o DEMUTRAN se dispõe, a qualquer momento, para demais esclarecimentos junto à população pau-ferrense e de região.
 
Comentário do Blog: Ao ler atentamente a nota de esclarecimento divulgada pela Prefeitura de Pau dos Ferros, observamos que ficou notória a utilização do argumento escapista do DEMUTRAN, ao justificar o que quase todo mundo comentou negativamente: um flagrante desrespeito com as pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência física, já que, mesmo que a tal ocorrência fosse de máxima urgência, creio que haveria tempo e bom senso para estacionar o veículo do Departamento em um local adequado.

Sobre a deselegância da assessoria de comunicação da Prefeitura de Pau dos Ferros em, de forma amadora, se utilizar do achincalhe à imprensa para tentar desqualificar o ato polêmico cometido pelos integrantes do DEMUTRAN é algo lamentável. Mas, entendemos que faz parte do estilo da atual gestão e não entraremos mais a fundo por respeito aos webleitores de nosso blog.

Por fim, fica o aprendizado por parte da equipe do DEMUTRAN quanto ao cumprimento das obrigações, inclusive o de justificar fatos como este que envolvem o interesse da coletividade.

Não fizeram mais do que, simplesmente, o "dever de casa": dar satisfação à população.

Querem aplausos por cumprirem a obrigação?

Há não, né? Paciência.