Jovem natalense recupera esperança e autonomia em mobilidade ao receber prótese da Associação Beneficente Nossa Senhora da Conceição, de Pau dos Ferros.

O natalense Francis Brendel, 26 anos, conseguiu uma importante vitória pessoal; e de vida. Depois de três anos de espera, após ter perdido uma das pernas em um assalto, ele alcançou na última sexta-feira (14), na Associação Beneficente Nossa Senhora da Conceição (Abenção), em Pau dos Ferros, o seu objetivo: a prótese que lhe recuperou a autonomia em mobilidade e, principalmente, uma maior qualidade de vida.


Com a conquista, o último fim de semana na família, segundo Francis, foi de muita comemoração. Ele disse não ter parado de chorar ao lado de familiares. Não apenas por, enfim, dispor de novo de independência para se locomover, mas também por relembrar os momentos de angústia e o longo tempo que precisou aguardar até receber sua prótese.

Ao se ver na condição de amputado, Francis Brendel recorreu de imediato aos serviços do Centro de Reabilitação de Adultos (CRA). Porém, em três anos de tentativas, não conseguiu a prótese na unidade, mantida pelo Governo do Estado em Natal.

A partir daí, acabou perdendo auto-estima e passou a enfrentar problemas extras de saúde, incluindo uma severa depressão. Até que, cerca de dois meses atrás, através da indicação de um amigo, tomou conhecimento da existência e dos serviços prestados pela Abenção.

Com esperança renovada, fez contato com a Associação. Recebeu de volta pronta atenção, primeiro remotamente, com orientações pré-protetização. Faltava ainda um último obstáculo a superar: juntar recursos para percorrer os 400 quilômetros que separam Natal de Pau dos Ferros. Novamente contou com o apoio de familiares e amigos para garantir o dinheiro da viagem.

Chegou a Pau dos Ferros na última quinta-feira (13) e, no mesmo dia, recebeu a prótese. Passou ainda um dia na Abenção para procedimentos de adaptação ao equipamento e, no dia seguinte, já estava liberado para voltar a Natal e iniciar uma nova etapa de sua vida. “Com a prótese fornecida pela Abenção, voltei a ser totalmente indepedente. Faz dois dias que não faço outra coisa, a não ser chorar de felicidade”, comemora Francis Brendel.

Expansão

A diretora-geral da Abenção, Nadja Diógenes, destaca que nada gratifica mais a equipe da instituição que ver os bons resultados de ações como as que contemplaram Francis Brendel. “Estamos prontos a ajudar pessoas como Francis. Ficamos felizes em termos participado de uma vitória tão importante para ele, assim como fazemos com tantos outros potiguares”, destaca ela.

Nadja Diógenes lembra que nos próximos meses os serviços da Abenção serão ampliados para outras regiões do Estado. Natal vai contar até março com uma oficina ortopédica da Associação, o que vai beneficiar e garantir próteses e órteses a pessoas com deficiência na Região Metropolitana da capital. 

Atualmente, a Abenção atende a pessoas de 37 municípios da região Alto Oeste do Estado.