Comissão de Saúde da Assembleia visita Hospital Maria Alice e acolhe pleito de médicos e servidores.

A convite de médicos e servidores que trabalham no Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, na zona Norte de Natal, os deputados que integram a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa visitaram a unidade. A visita aconteceu na manhã desta quarta-feira (11), com a presença do presidente da comissão, deputado Galeno Torquato (PSDB); da vice-presidente, deputada Cristiane Dantas (SDD) e do deputado Getúlio Rêgo (PSDB), que integra a comissão.


Os parlamentares foram recepcionados pelos médicos cirurgiões Flávio Azevedo e Zita Rocha. Em pauta, a reivindicação da mudança do nome do hospital, a fim de se chamar Hospital Pediátrico Dra. Graça Borges, homenageando a médica falecida no ano passado, vítima da Covid, e que desde a instalação do hospital atuava na unidade, sendo uma unanimidade em relação aos sentimentos de respeito, carinho e gratidão entre a equipe hospitalar, pacientes e familiares. A comunidade do hospital fez um abaixo-assinado que já conta com mais de duas mil assinaturas solicitando a alteração.

A outra pauta são as melhorias que os médicos e funcionários solicitaram à Comissão. Além da reforma que se estende por cinco anos, a unidade teve redução de leitos de UTI para adaptá-los para a Covid. A mudança no atendimento, quando passou a ser um dos pioneiros no RN como porta regulada, também foi motivo de reivindicação de mudanças à comissão, para que voltasse a funcionar no sistema anterior. Da forma atual, ao se dirigir até lá é necessário que o paciente tenha sido avaliado e encaminhado pelo médico nas unidades básicas de saúde.

A deputada Cristiane Dantas afirmou que a volta ao funcionamento de porta aberta, como solicitado, é uma necessidade. "E existe a capacidade instalada do hospital para esse atendimento", afirmou. Quanto à mudança de nome, a vice-presidente da Comissão de Saúde disse que a documentação terá celeridade "a fim de homenagear Dra. Graça, que tem esse enorme reconhecimento".

Em relação ao pleito para mudança de nome, o deputado Getúlio Rêgo destacou: "Viemos focados no apelo dos funcionários e gestores dessa instituição e vamos seguir o cumprimento dos protocolos burocráticos e regimentais e deflagrar esse processo através de um abaixo-assinado dos que defendem essa mudança, a fim de encaminhar o projeto de lei com o apoio de todos que fazem esse hospital", afirmou.

Dr. Flávio Azevedo explicou que mesmo o hospital estando capacitado, o volume de atendimentos ao longo dos anos caiu para um terço do quantitativo rotineiro. Sobre a homenagem, ele, doutora Zita Rocha e a coordenadora do SAME na unidade, Leila Zooja, deram depoimentos emocionados sobre Dra. Graça, por sua grande dedicação e atendimento humanizado. "Ela foi uma pessoa que extrapolou o atendimento pediátrico e até sua função como médica. Ela estava no hospital desde sua criação em 1999, e durante todo esse período realizou um trabalho humanitário. A forma como ela exercia sua profissão comovia a todos e há esse pleito para transferir o nome para Hospital Dra. Graça Borges, uma homenagem mais do que justa para o serviço que ela prestou a essa comunidade", encerrou.